Imigrar para a Itália parece um sonho, não é? Mas e se eu te dissesse que ter a cidadania italiana pode transformar esse sonho em algo bem mais simples do que você imagina? Sem filas para visto, sem perder noites de sono com a burocracia, e com o direito de viver.
Quer saber como imigrar para a Itália sem complicações? Vamos te mostrar como a cidadania pode ser a chave para abrir a porta do seu futuro na Itália! Acompanhe.
Como morar na Itália legalmente?
Para viver legalmente na Itália, é preciso obter um visto de residência e, ao chegar no país, solicitar o Permesso di Soggiorno. Esse visto permite a residência legal em território italiano e deve ser solicitado nos primeiros 8 dias após a chegada.
Para fazer isso, basta procurar uma agência da Poste Italiane (os correios do país) e pedir o “kit giallo”, que contém os formulários e a lista de documentos necessários.
O governo italiano aceita cidadãos estrangeiros como residentes, temporários ou permanentes, desde que se enquadrem em uma das seguintes categorias: estudo, trabalho, investimento ou aposentadoria.
E caso você ainda não tenha sua cidadania italiana reconhecida, o Permesso di Soggiorno é obrigatório. Já se você for um cidadão italiano, não precisará dessa permissão, mas terá que alterar o seu registro junto às autoridades administrativas, o que torna desnecessário o registro no AIRE, pois você não será mais considerado um residente fora da Itália.
Veja em nosso site como reconhecer a cidadania italiana.
Preciso de um visto?
Sim, quem ainda não tem a cidadania precisará obter um visto correspondente ao motivo de sua estadia, além de solicitar o Permesso di Soggiorno para poder residir legalmente na Itália.
Confira a seguir os vistos disponíveis.
Vistos italianos
Existem muitos tipos de vistos que indicam os motivos da sua permanência no país, garantindo que sua estadia seja autorizada. Eles servem para controlar a entrada e preservar a segurança nacional.
Caso você não tenha 100% de certeza sobre qual autorização solicitar ao consulado, veja abaixo os vistos existentes e seus respectivos objetivos.
Visto de estudo e pesquisa
Estes vistos são direcionados às pessoas que desejam estudar em universidades, realizar curso de idiomas, fazer um doutorado, ou até mesmo realizar uma pesquisa científica na Itália.
O valor deste recurso varia entre 50 euros, sendo necessário apresentar obrigatoriamente esses documentos:
- Comprovante de matrícula;
- Comprovante de seguro
- Comprovante de estadia.
Visto de turismo
O de turismo italiano permite que visitantes entrem na Itália para fins turísticos, momentos de lazer ou fazer visitas a amigos e familiares por um período de 90 dias.
Os documentos que você deverá apresentar incluem: passaporte, duas fotos recentes, comprovante de passagem de ida e volta, comprovante da reserva de hospedagem, seguro de viagem e comprovante de recursos financeiros.
Visto de negócios
Saiba que investir e empreender no solo italiano é uma realidade alcançável, pois o governo da Itália autoriza o visto para empreendedores que desejam atuar no seu país. Para isso, você deve apresentar uma autorização emitida pelo Comitê Investor Visa for Italy.
Visto de adoção
Esta situação funciona da seguinte maneira: se você iniciou um processo de adoção de uma criança italiana e precisa permanecer no país por mais de 90 dias, você deve solicitar um visto.
Além dos documentos básicos exigidos, o requerente precisa obter uma autorização concedida pela Comissão para Adoções Internacionais.
Visto de trabalho
Existem dois tipos de vistos para quem pretende trabalhar na Itália. O primeiro é o visto para trabalho autônomo, destinado a quem planeja abrir um novo negócio ou se tornar sócio de uma empresa italiana.
O segundo é para trabalho subordinado, aplicável aos indivíduos vinculados a uma empresa. Nele, será preciso obter uma autorização do “Sportello Unico per l’Immigrazione” (SUI), feito no Consulado ou Embaixada, por meio de um contrato estabelecido antes do embarque no Brasil.
Visto de união familiar
O visto de união familiar é concedido ao brasileiro que tenha um parente de primeiro grau com cidadania italiana ou que seja um cidadão do exterior com Permesso di Soggiorno Permanente.
Veja as documentações necessárias:
- Permissão (nulla osta) emitida pelo Sportello Unico per l’Immigrazione, com menos de 6 meses de emissão.
- Autorização dos pais ou responsáveis legais, no caso de menores de idade.
- Prova do grau de parentesco entre o requerente e o italiano ou morador estrangeiro permanente.
Visto de tratamento médico
Para viagens à Itália que envolvam tratamento de saúde, o procedimento requer os seguintes documentos:
- Atestado médico que confirme a condição de saúde;
- Declaração do hospital ou clínica que acolherá o paciente, indicando o tipo de tratamento e as datas de início e término.
- Passagens aéreas de ida e volta.
- Comprovante de renda suficiente para cobrir a estadia na Itália e despesas imprevistas.
Documentos para morar na Itália
É preciso reunir uma série de documentos para a sua estadia na Itália. De maneira geral, esses documentos são os mesmo exigidos para a solicitação do visto e do Permesso di Soggiorno. A lista inclui:
- Passaporte válido;
- Formulário de solicitação de visto/Permesso di Soggiorno;
- Comprovante de renda;
- Seguro de saúde;
- Comprovante de matrícula em uma instituição de ensino italiana (caso o visto seja para estudante);
- Comprovante de residência na Itália (necessário para o Permesso di Soggiorno).
Quanto custa viver na Itália?
Se você já tomou a decisão de se mudar para a Itália, é hora de entender como funcionam os custos de vida no país, começando pela moradia. Em média, o aluguel de um apartamento pequeno varia entre 748 e 1.500 euros por mês. Apartamentos maiores podem chegar até mil euros mensais.
Além do aluguel, as despesas com água, luz, gás, supermercado e transporte geralmente ficam em torno de 400 euros, mas esse valor pode variar conforme a cidade em que você escolher viver.
Esses valores são, de fato, uma média, e o custo de vida real pode variar dependendo da cidade onde você escolher morar e do seu estilo de vida. Entretanto, é importante destacar que, em 2024, devido à continuidade da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o custo de vida na Itália aumentou bastante.
Como a cidadania italiana pode facilitar esse processo?
Como cidadão italiano, você tem o direito de morar, trabalhar e estudar livremente no país, sem a burocracia associada à imigração. Além disso, não precisará se preocupar com as taxas de visto ou prazos para regularização.
E tem mais:
- Liberdade de movimento na UE: com um passaporte italiano, você adquire a liberdade de viver, trabalhar e viajar sem restrições em todos os países da União Europeia. Isso significa acesso a oportunidades de carreira, educação e uma vida em qualquer um dos países membros, sem a necessidade de vistos adicionais;
- Acesso a sistemas de saúde e educação: a Itália é conhecida por seu excelente sistema de saúde pública e educação de alta qualidade. Como cidadão italiano, você terá acesso a esses serviços, o que é um benefício considerável para sua qualidade de vida e bem-estar;
- Direitos políticos: a cidadania italiana lhe concede o direito de votar em eleições italianas e da União Europeia, permitindo que você tenha uma voz ativa nas decisões políticas que podem afetar seu futuro;
- Oportunidades de trabalho: com a cidadania italiana, as barreiras para trabalhar em empresas italianas e da UE são significativamente reduzidas, abrindo um leque de oportunidades profissionais em diversos setores;
- Cultura e herança: ter a cidadania italiana também significa ter a oportunidade de se conectar mais profundamente com a rica cultura e história italiana. É uma chance de explorar sua herança, aprender mais sobre sua família e manter vivas as tradições;
- Facilidade para viajar: um passaporte italiano simplifica suas viagens ao redor do mundo, oferecendo acesso sem visto ou com visto na chegada a muitos países.
- Estudar em países europeus sem visto: com a possibilidade de estudar em países europeus sem a necessidade de visto, os estudantes têm acesso direto a algumas das melhores instituições de ensino do mundo.
Conheça sua solução: via judicial
Quando você busca a cidadania italiana, uma das opções para facilitar o processo é a via judicial, especialmente se houver algum empecilho ou complicação no caminho.
Nesse caso, um advogado especializado em cidadania entrará com uma ação judicial em um tribunal italiano, apresentando a documentação necessária e argumentando o seu direito de obter a nacionalidade italiana.
E fica ainda melhor! O advogado é responsável por representá-lo na audiência. Portanto, não é preciso ir até a Itália durante ou no final do processo.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.