Se você chegou até aqui, provavelmente veio em busca da tão desejada cidadania italiana. E, como bem sabemos, a cidadania torna-se cada vez mais acessível para os brasileiros. Isso se deve especialmente pela ligação entre Brasil e Itália que cresce a cada ano.
Contudo, este fato não aconteceu de um dia pro outro, já que, está profundamente ligado aos aspectos migratórios que moldam a relação entre os dois países. E com uma comunidade europeia aqui, muitos brasileiros encontram-se prontíssimos para explorar a chance de obter sua cidadania italiana.
Por isso, produzimos este conteúdo para apresentar à você, leitor, os variados aspectos migratórios, além das possibilidades de obter a tão sonhada dupla cidadania. Vamos lá?
Como foi a evolução da imigração italiana no Brasil?
Este acontecimento é considerado um dos maiores fluxos migratórios da história do país! Acontecendo entre o final do século XIX e início do século XX, mais precisamente em 21 de fevereiro de 1874, quando 386 italianos chegaram a bordo do navio “La Sofia” no Estado do Espírito Santo.
Durante esse período, estima-se que mais de 3,5 milhões de estrangeiros, incluindo um baita número de italianos de origem trentina e vêneta, chegaram ao Brasil em busca de melhores condições de vida, além de oportunidades de trabalho e para fugirem da profunda crise que assolava o país europeu.
E não é atoa que mandaram muito bem! Eles se estabeleceram principalmente no Sul e no Sudeste do Brasil, dando um grande impulso para a agricultura e a indústria dessas regiões. Além disso, trouxeram suas tradições, cultura e habilidades, contribuindo de maneira positiva com a sociedade brasileira.
Quantos descendentes de italianos existem no território brasileiro?
Antes de apresentarmos a quantidade de italianos no país, iremos te fazer uma pergunta importantíssima: você conhece o termo “ítalo-brasileiro”? Se a sua resposta foi não, fique tranquilo! Iremos te apresentar a definição a seguir.
É considerado um cidadão ítalo-brasileiro aquele que possui ascendência italiana e vive no Brasil ou têm nacionalidade brasileira. Portanto, se você é um brasileiro nato e fez o reconhecimento da sua cidadania por meio do seu bisavô italiano, por exemplo, comemore! Você é um verdadeiro ítalo-brasileiro(a).
Contudo, de acordo com consulado-geral da Itália, torno de 30 milhões de brasileiros são descendentes de imigrantes italianos, decorrente a uma gama de imigrantes que se estabeleceram em nosso país por volta de 1870 e 1960.
E não para por aí. São Paulo é o estado que mais abriga italianos no Brasil! Entre 15 e 20 milhões de descendentes na região e cerca de 345 mil ítalos-descendentes com a cidadania italiana já reconhecida. Chocante, não é mesmo?
Descubra se você possui o direito da cidadania italiana
Mas agora você deve estar se perguntando: será que faço parte desses 30 milhões? Como descubro? Pois bem, entender os requisitos, querido leitor, é mais fácil do que você imagina. Veja abaixo:
Primeiramente, você deve comprovar seu vínculo com a Itália, o que pode ser feito por meio de:
- Descendência italiana;
- Casamento com um cidadão italiano;
- Residência na Itália.
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 36/2025, algumas regras mudaram. No caso da cidadania por descendência, o direito passou a ser reconhecido apenas para filhos e netos de italianos, desde que se comprove que o ascendente possuía exclusivamente a cidadania italiana, inclusive no momento do falecimento.
Além disso, os consulados italianos no Brasil suspenderam temporariamente o recebimento de novos pedidos por descendência, sendo a via judicial atualmente o caminho viável para muitos requerentes.
Ainda assim, vamos apresentar a seguir as principais vias de obtenção da cidadania italiana, já que o entendimento dessas opções é fundamental para quem está avaliando qual caminho seguir:
- Via administrativa consular: quando ativa, permite que o processo seja feito diretamente no consulado italiano no Brasil. No entanto, por conta da suspensão e da alta demanda, essa via enfrenta longos prazos de espera, que variam de 7 a 15 anos.
- Via judicial: realizada por meio de um advogado na Itália. Com a documentação correta, o processo leva entre 12 a 18 meses, mesmo com as recentes mudanças.
- Via administrativa por residência: exige que o requerente more legalmente na Itália. É a via mais rápida, com média de 90 dias, mas também a mais exigente quanto à comprovação de residência efetiva.
Quais os documentos necessários para obter a cidadania?
Chegou o tão aguardado momento de apresentar os documentos que comprovem sua linhagem europeia. Em um processo descendência, por exemplo, você deve montar sua árvore genealógica até seu ascendente europeu. Assim, você terá um guia de toda documentação que precisa buscar.
No entanto, o processo de coleta de certidões tende a ser complicado e, muitas vezes, burocrático. Por isso, muitas pessoas recorrem aos serviços de uma assessoria, que geralmente sabe onde e como procurar, como a io.gringo.
Confira agora os dados necessários para cada caso que garante seu direito:
Descendência (Jus Sanguinis)
- Certidões de nascimento (ou de batismo, caso as de nascimento não sejam possíveis);
- Certidões de casamento (e de divórcio, se houver);
- Certidões de óbito (caso haja).
Importante: todos os documentos (todos mesmo) devem ser entregues em formato inteiro teor, oficializados, com tradução juramentada para o idioma italiano e devidamente apostilados.
Matrimônio
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certificado de proficiência no idioma italiano de nível B1;
- O AIRE do/a italiano precisa estar atualizado.
Residência na Itália
- Certidões de nascimento (ou batismo caso as de nascimento não seja possível);
- Certidões de casamento (e divórcio, se houver);
- Certidões de óbito;
- Codice Fiscale;
- Comprovante de residência na Itália.
Anotou? Porque agora chegou o momento que você sempre sonhou: começar o processo de cidadania italiana!
Ficou curioso para descobrir os próximos passos? Confira em nosso guia todos os detalhes que englobam o processo de cidadania.
Quero me tornar um ítalo-brasileiro!
Até aqui, aprendemos sobre a imigração italiana no Brasil e como garantir o seu direito à dupla cidadania. Mas não podemos deixar de lado que a quantidade de leis e documentos solicitados pode ser confuso ou até mesmo cansativo.
E sem dúvidas, com o auxílio da io.gringo, o caminho rumo a nacionalidade europeia torna-se seguro e totalmente transparente.
Desde a etapa da elegibilidade até a tradução dos seu documentos, a io. dispõe de precisão e seriedade durante essa jornada para que você fique despreocupado e garanta a certeza de um caso com 100% de êxito.
Entre em contato conosco hoje mesmo e converse com um de nossos atendentes. Será um prazer conceder sua tão sonhada cidadania italiana, afim de realizar seu sonho de torna-se oficialmente um ítalo-brasileiro.