A importância dos antecedentes criminais no processo de cidadania italiana

A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana. A proposta, já aprovada pelo Senado no último dia 15, estabelece que apenas filhos e netos de italianos possam solicitar o reconhecimento.
Financiamento de casa na Itália: Foto de uma casa simples no interior da Itália
Ter uma casa na Itália virou um plano cada vez mais comum entre estrangeiros e esse movimento é real: segundo o Instituto Nacional de Estatística (Istat), o número de estrangeiros vivendo na Itália ultrapassou os cinco milhões em 2023, um crescimento em relação ao ano anterior. 
Senado Italiano aprova Decreto-Lei n.º 36/2025: Foto do parlamento italiano em sessão.
O Senado italiano aprovou nesta quinta-feira (15) o Decreto-Lei n.º 36/2025, que impõe restrições ao reconhecimento da cidadania italiana por descendência. A medida, proposta pelo governo da primeira-ministra Giorgia Meloni, foi aprovada com 81 votos favoráveis e 37 contrários, em uma sessão marcada pela baixa participação: apenas 119 dos 205 senadores aptos compareceram.
Valores que a cidadania italiana gera para a Itália: Foto de várias notas de euro
Com a publicação do Decreto-Lei nº 36/2025 no final de março, o debate sobre a cidadania italiana iure sanguinis ganhou ainda mais força. A medida veio na esteira de discussões que já vinham chamando atenção desde a introdução da nova taxa de 600 euros por requerente, prevista na Lei Orçamentária de 2025.
Foto oficial de Giorgia Meloni
Em março de 2025, Meloni assinou um decreto que restringe o acesso à cidadania por descendência. A nova medida limita o reconhecimento automático da cidadania italiana apenas a filhos e netos de cidadãos nascidos na Itália, alterando de forma drástica o entendimento tradicional do ius sanguinis.
Decreto Tajani e a cidadania italiana: Foto de uma pessoa andando por um prédio histórico em Bolonha
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, decidiu adiar a votação do novo decreto-lei sobre cidadania italiana na Câmara dos Deputados. A medida tem como objetivo encurtar o tempo de debate entre os parlamentares e aumentar as chances de que o texto seja aprovado sem modificações.
Foto de uma pessoa olhando o seu documento de antecedentes criminais para cidadania italiana
Sumário

Quando o assunto é cidadania italiana, alguns documentos são indispensáveis, e um deles tem uma importância peculiar: o certificado de antecedentes criminais. Pode parecer um detalhe, mas esse documento é vital para garantir que o processo siga sem obstáculos. 

Ter uma ‘ficha limpa’, sem registros criminais, é um dos requisitos que pode determinar o sucesso ou não do seu pedido. 

Quer saber mais sobre como ele influencia o procedimento e como garantir que tudo esteja em ordem? Então continue a leitura!  

Qual a importância dos antecedentes criminais no processo? 

O Certificato del Casellario Giudiziale, ou Certificado de Antecedentes Criminais da Itália, é um documento oficial fornecido pelo Ministério da Justiça italiano. Ele confirma se o solicitante possui ou não registros criminais em seu nome. 

O certificado é solicitado em muitos processos legais, sendo um dos principais documentos para a obtenção da cidadania italiana. Seu objetivo é garantir que os novos cidadãos não apresentem riscos à segurança pública e à ordem social, como acontece em outros países.

Quando é necessário apresentá-lo?

Apenas nos processos de naturalização por casamento, ou seja, para a obtenção da cidadania italiana através do casamento com um cidadão italiano. 

Não é necessário apresentá-lo no caso do reconhecimento de cidadania por descendência (jus sanguinis), seja para processos feitos no Brasil, na Itália ou em ações judiciais.  

Saiba mais sobre a cidadania italiana por casamento em nosso conteúdo.   

Como emitir o certificado de antecedentes criminais?

O certificado pode ser emitido de diferentes maneiras, tanto presencialmente quanto remotamente. Veja a seguir os detalhes de cada uma dessas opções:   

Presencialmente

Para quem reside na Itália, a solicitação do certificado de antecedentes criminais é feito diretamente nos tribunais locais (“Tribunale Ordinario”) ou nas delegacias de polícia (“Questura”). Já para os residentes fora da Itália, o processo deve ser realizado por meio dos consulados italianos em cada país. 

Remotamente

Para quem prefere a conveniência do procedimento online, basta acessar o portal oficial do Ministério da Justiça da Itália. Na plataforma, o solicitante preenche um formulário eletrônico e faz o upload dos documentos requeridos. 

Após a verificação das informações, o certificado é emitido digitalmente, o que torna o processo mais ágil, especialmente para quem está fora da Itália. 

Qual o prazo?

O prazo para a emissão pode variar conforme a maneira do pedido, levando desde alguns dias até algumas semanas, dependendo do caso. Porém, em geral, o processo não costuma demorar muito.

Para os casos presenciais na Itália, o certificado é emitido em poucos dias. Para o pedido online, o prazo pode se estender para algumas semanas, especialmente se houver a necessidade de envio físico do documento, o que pode depender da demanda e da eficiência do serviço postal.       

Quais são os custos?

No Brasil, a certidão de antecedentes criminais é emitida gratuitamente pelo site da Polícia Federal (DPF). O processo é simples, bastando preencher um formulário com as informações solicitadas. A validade do documento é de 90 dias.    

Preciso apostilar e traduzir o certificado?

Sim. Para o processo de cidadania italiana por aquisição, como no caso de naturalização por casamento, o certificado de antecedentes criminais deve ser apostilado. 

O requerente consegue fazer o apostilamento em qualquer cartório do Brasil. Ademais, é necessário que o documento seja traduzido para o italiano por um tradutor juramentado, garantindo a conformidade com as exigências do processo.

Confira mais detalhes sobre a tradução e o apostilamento em nosso site.

Como obter a certidão de antecedentes criminais de forma segura?

Uma das maneiras mais seguras de obter o certificado, especialmente se você estiver sem tempo ou tiver dúvidas de como proceder, é contar com a ajuda de uma empresa especializada em cidadania italiana, como a io.gringo.

A io.gringo, por exemplo, oferece um serviço completo e eficiente, cuidando de todas as etapas do processo, desde a solicitação do certificado até a tradução e apostilamento do documento.

Se você busca praticidade, segurança e um processo tranquilo, contar com uma empresa experiente é uma ótima escolha.

Conheça a io.gringo!

Conosco você terá todo o suporte e orientação para tornar seu sonho de cidadania italiana uma realidade! Garantimos um atendimento único, que acompanha você e sua família em todas as etapas do seu procedimento. 

Apresentamos uma variedade de serviços complementares, essenciais para o processo da dupla nacionalidade, garantindo todos os aspectos legais. Confira algumas de nossas funções: 

  • Pesquisa genealógica; 
  • Pesquisa de documentação; 
  • Retificação administrativa e judicial; 
  • Tradução juramentada;
  • Apostilamento de documentos;
  • Entrada e acompanhamento do processo;
  • Atualização do AIRE;
     

Quer saber mais sobre a io? Entre em contato conosco hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas a respeito da nossa empresa. Construa seu futuro com a io.gringo!

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.