Confira como contratar um advogado especializado em cidadania italiana. Orientação passo a passo e suporte jurídico garantido.
Ao embarcar na jornada da cidadania italiana, muitas pessoas encontram-se no desejo ou necessidade de seguir a via judicial de obtenção. Perante a essa questão, a contratação de um advogado para cidadania italiana especializado torna-se uma opção recomendável e, muitas vezes, essencial.
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Descubra como escolher a melhor empresa para tirar a cidadania italiana com nosso guia prático e confiável. Informe-se agora!
Para aqueles que buscam obter a cidadania italiana, o processo tende a ser complexo e detalhado, envolvendo muitas etapas que precisam ser executadas com precisão para evitar futuros atrasos e complicações. 
Descubra as características distintas de quem tem descendência italiana: arte, música e um forte senso de identidade cultural. Leia mais aqui!
As características de uma pessoa com descendência italiana são enraizadas na rica cultura da Itália, um país conhecido por seu forte senso de identidade. 
A atriz, Any Gabrielly, iniciou seu processo de cidadania italiana com a io.gringo juntamente com mãe e sua meia-irmã. Veja mais neste conteúdo!
A atriz e cantora, Any Gabrielly, deu início ao seu processo de reconhecimento da cidadania italiana através da nossa empresa, io.gringo, aos 21 anos de idade.
bandeira do consulado italiano
Encontrar um Consulado Italiano e compreender seu funcionamento é essencial para aqueles que buscam reconhecer sua cidadania italiana, visto que, os consulados desempenham funções como: a emissão do seu passaporte italiano e os procedimentos relacionados à cidadania. 
Mulher que sabe como tirar passaporte italiano já no aeroporto esperando para viajar
Sumário

Muitas pessoas se perguntam: como tirar passaporte italiano? Porém, elas se esquecem que este é uma das últimas etapas no processo de cidadania italiana. Conquistar a cidadania italiana é um sonho para muitos brasileiros, e ter um passaporte italiano abre portas para inúmeras oportunidades na Europa e além.

Neste artigo, vamos guiar você por todas as etapas necessárias para obter esse documento tão importante. Continue a leitura e descubra como realizar esse sonho!

Passaporte italiano x cidadania italiana

Inicialmente, é válido destacar que somente aqueles que possuem a cidadania italiana podem emitir o passaporte. Caso você tenha, é possível solicitá-lo em um consulado italiano no Brasil ou através da autoridade de residência.

No entanto, para os que não possuem a dupla nacionalidade, infelizmente não será possível solicitá-lo. Mas nunca é tarde para pensar no futuro! Se você possui descendente italiano, essa é sua chance de se tornar um ítalo-brasileiro. Assim, você poderá usufruir de várias vantagens que o passaporte italiano oferece.

Quem pode tirar passaporte italiano?

Para tirar o passaporte italiano, é necessário ser cidadão italiano. Isso significa que você precisa ter sua cidadania italiana reconhecida oficialmente. Cidadãos italianos por nascimento, por descendência ou por naturalização têm o direito de solicitar o passaporte italiano. Se você ainda não tem a cidadania italiana reconhecida, esse é o primeiro passo antes de poder solicitar o passaporte.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Como tirar o passaporte italiano?

Existem dois caminhos principais para tirar o passaporte italiano: no Brasil e na Itália. A seguir, explicamos cada um desses processos.

Como tirar passaporte italiano no Brasil

Para solicitar no Brasil, é necessário que você: 

  • Seja cidadão italiano ( já tenha o reconhecimento da cidadania);
  • Mantenha seus dados atualizados no AIRE;   
  • Estar com a situação regularizada no Consulado Geral.

Caso haja alguma pendência, é preciso esperar a conclusão dessas questões, para assim, pedir seu passaporte. Porém, se a sua situação está totalmente regular, basta seguir os seguintes passos:

  1. Agendamento no consulado: primeiro, você deve agendar um horário no consulado italiano mais próximo de sua residência através do sistema PRENOTAMI;
  2. Preparação dos documentos: reúna todos os documentos necessários, incluindo comprovante de endereço, passaporte antigo (se tiver), formulários preenchidos, documentos de identidade e fotos recentes. Além disso, não esqueça de pagar a taxa de emissão do passaporte antes de ir ao consulado;
  3. Comparecimento ao consulado: no dia agendado, vá ao consulado com todos os documentos em mãos;
  4. Aguardando a emissão: após a entrega dos documentos e pagamento, o consulado processará seu pedido. O tempo de espera pode variar.

Como tirar passaporte italiano na Itália

No caso da Itália, além de possuir a dupla nacionalidade, você deve morar no país. Desse modo, o requerente deve ir à delegacia de polícia para realizar o agendamento. O documento é emitido na Questura de Província ou no Ofício Passaporto do Comissariato do Comune.

  1. Agendamento na Questura: agende um horário na Questura da Província ou no Ofício Passaporto do comissariato do comune;
  2. Preparação dos documentos: reúna todos os documentos necessários, incluindo comprovante de residência local, passaporte italiano vencido (se aplicável), formulário de solicitação preenchido, fotos recentes, documento de identidade válido e comprovante de pagamento da taxa;
  3. Comparecimento à Questura: no dia agendado, vá à Questura com todos os documentos;
  4. Aguardando a emissão: a Questura processará seu pedido. O tempo de espera pode variar.

Quais são os documentos necessários para tirar o passaporte italiano?

Para solicitar o passaporte italiano, você precisará dos seguintes documentos:

  • Comprovante de endereço atual com data máxima de 3 meses;
  • Passaporte antigo, se tiver (ou Boletim de Ocorrência em caso de furto ou perda);
  • Formulários de solicitação preenchidos corretamente;
  • Documentos de identidade (passaportes ou RG com datas de emissão inferior a 10 anos);
  • 2 fotografias formato 3,5 cm x 4 cm, recentes, sem data, a cores, frontal e com fundo branco;
  • Comprovante de pagamento da Taxa Consular, que varia de consulado para consulado.

Quanto tempo demora para tirar o passaporte italiano?

O tempo de emissão do passaporte italiano pode variar bastante. No Brasil, o processo no consulado pode levar de algumas semanas a alguns meses, dependendo da demanda. Na Itália, o tempo de espera geralmente é mais curto, variando de alguns dias a algumas semanas.

Cada consulado tem um prazo distinto para entrega de passaportes italianos depois do agendamento. O consulado italiano de Belo Horizonte, por exemplo, envia o documento num prazo de 30 dias. 

Porém, há alguns que fazem a entrega do passaporte no mesmo dia da entrevista ou permitem a retirada dias após o encontro, quando o requerente mora nas proximidades do consulado.   

Onde tirar o passaporte italiano no Brasil?

Como citamos anteriormente, para solicitar o passaporte você terá que comparecer a um consulado italiano. Ademais, existem seis no Brasil e uma embaixada, que atende diferentes regiões do país. 

Para auxiliá-lo, trouxemos uma lista com os estados que cada órgão atende. Confira abaixo: 

Consulado Italiano de Belo Horizonte
Jurisdição: Minas Gerais.

Consulado Italiano de Recife
Jurisdição: Bahia, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí.

Consulado Italiano de São Paulo
Jurisdição: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre

Consulado Geral Italiano de Curitiba
Jurisdição: Paraná e Santa Catarina.

Consulado Italiano de Porto Alegre
Jurisdição: Rio Grande do Sul.

Consulado Italiano do Rio de Janeiro
Jurisdição: Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Embaixada Italiana de Brasília
Jurisdição: Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima. 

Como solicitar o passaporte italiano para um menor de idade?

Para os menores de 18 anos, a solicitação deve ser feita pelos pais ou responsáveis legais da criança. Contudo, é preciso seguir algumas exigências, como: 

  • Os pais devem estar de acordo com a emissão do passaporte para o menor; 
  • Os pais devem estar presente na data agendada para a emissão do documento; 
  • Se um dos pais não puder comparecer no consulado, será necessário preencher um formulário que alegue a ciência do pedido.  

E é claro que não podemos deixar de fora os documentos necessários para solicitar o passaporte italiano do menor de idade. Veja só: 

  • Formulário de emissão preenchido (oferecido para no site do Consulado);
  • Duas fotos recentes 3×4; 
  • Documento de identidade da criança e dos pais emitido há menos de 10 anos, acompanhando por uma cópia simples;  
  • Comprovante de residência em nome de um dos responsáveis, junto com cópia simples;  
  • Pagamento da taxa de emissão; 
  • Envelope com remetente e destinatário, contendo selo para envio do documento pelos correios; 
  • Caso não seja emitido o primeiro passaporte, o requerente deve incluir o documento original. 

Quantos anos dura um passaporte italiano?

O passaporte da União Europeia tem duração de até 10 anos. Após o vencimento pode-se requerer um novo documento. 

Para menores de três anos de idade, é válido por 3 anos. E para aqueles que tenham entre 3 e 18 anos, o passaporte vale até 5 anos.

Vale a pena tirar o passaporte italiano?

Ter um passaporte italiano oferece muitos benefícios. Ele permite que você viaje, trabalhe e estude em qualquer país da União Europeia sem a necessidade de vistos adicionais. Além disso, oferece acesso a serviços de saúde e educação em vários países europeus. Portanto, para aqueles que têm direito à cidadania italiana, vale muito a pena tirar o passaporte.

Saber como tirar o passaporte italiano é o primeiro passo para abrir um mundo de oportunidades. Seja no Brasil ou na Itália, o processo requer preparação, mas os benefícios são imensos. Se você está interessado em obter a cidadania italiana e precisa de ajuda com o processo, a io.gringo está aqui para apoiar você em cada etapa. 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Processo de cidadania italiana

Conhecemos todos os passos e aprendemos que, para emiti-lo, temos que possuir a cidadania italiana, certo? Mas agora você deve estar se perguntando, como faço para adquirir a dupla nacionalidade?

Primeiramente, você deve identificar o antepassado italiano na sua linhagem. Isso pode ser feito através da pesquisa de documentos ou da sua árvore genealógica.  

Após isso, é necessário reunir todos os documentos essenciais, certidões de nascimento, casamento, e, em alguns casos, de óbito de seus familiares. Lembrando que todas as certidões devem estar em formato inteiro teor digital, legalizadas e apostiladas. 

Com todo material em mãos, o próximo passo é apresentar seu pedido de cidadania, em um consulado italiano ou diretamente na Itália, para análise. Uma vez que seu processo seja aprovado, você será oficialmente reconhecido como cidadão italiano e poderá solicitar seu passaporte vermelhinho.

Suas portas abertas para o mundo com a io.gringo

Se você sonha em conquistar seu passaporte e continua perdido durante a trajetória, não se preocupe!  A io.gringo está aqui para te ajudar em todo o processo, desde a obtenção da dupla cidadania italiana até a emissão do seu passapote. 

Nossa equipe de especialistas em cidadania italiana está pronta para oferecer todo o auxílio necessário, garantindo que você esteja preparado para embarcar nessa aventura italiana sem complicações.

Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas a respeito desse assunto!

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.