Corte Constitucional o futuro da cidadania italiana por descendência: Foto de uma igreja em frente os picos das Dolomitas
Ciao, querido leitor! Já marca aí na agenda: no dia 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália vai analisar se a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), sem limite de gerações e sem exigência de vínculos territoriais, culturais ou linguísticos com a Itália, está, de fato, de acordo com a Constituição do país.
Cidadania italiana via inconstitucional: Foto do Piazza Venezia vista a partir do Vittoriano.
Depois de todas as mudanças que o Decreto-Lei nº 36/2025 trouxe para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, você provavelmente está se perguntando: “E agora? Como vou conseguir reconhecer a minha?”, acertei?
Decreto 36/2025: Foto de um hotel histórico na Itália
Está à procura de uma análise concreta sobre o decreto mais polêmico do ano? Então você está no lugar certo! Afinal, falar do decreto-lei nº 36/2025 sem examinar os pontos mais controversos do seu texto seria ignorar o que está por trás de toda a repercussão. Mas, antes de tudo, vale recapitular o que aconteceu.
A melhor empresa de cidadania italiana: Foto da equipe da io.gringo
Falou cidadania italiana? Falou io.gringo! Somos a empresa que nasceu no coração do Vale do Paraíba, em Taubaté (SP), e hoje já estamos com o pé no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo,  e, claro, na cidade eterna: Roma. 
Decreto-Lei nº 36/2025 é aprovado e novas regras para a cidadania italiana: Foto da bandeira italiana
Ontem, dia 20 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o Decreto-Lei nº 36/2025, com 137 votos a favor e 83 contrários, tornando definitiva a proposta apresentada em março pela coalizão liderada por Giorgia Meloni e aprovada na última quinta-feira (15) pelo Senado. 
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana. A proposta, já aprovada pelo Senado no último dia 15, estabelece que apenas filhos e netos de italianos possam solicitar o reconhecimento.
Como descobrir cidadania italiana: Foto da comuna italiana de Bellano
Sumário

Benvenuto ao conteúdo que pode transformar seu sonho de obter a cidadania italiana em realidade! Se você já imaginou viver na Itália ou aproveitar os benefícios que ela oferece, você está no lugar certo. 

Neste guia, vamos mostrar se você tem direito à cidadania europeia em apenas cinco passos. Desde a linhagem familiar até os possíveis impedimentos para esse processo. Gostou? Então entenda como descobrir a cidadania italiana e dê o primeiro passo rumo a uma nova etapa da sua vida! Vamos lá? 

Verifique a linhagem familiar para identificar um ascendente italiano 

Não tem certeza se possui um antepassado italiano? Então, comece montando sua árvore genealógica! Nela, você descobrirá muitas informações sobre seus antepassados, como data e local de nascimento, casamento e óbito, nome completo, profissão e outros detalhes. 

Normalmente, ao iniciar a construção da nossa árvore genealógica, não conhecemos muito bem nossos ancestrais, e é por aí que nossa jornada começa! Converse com parentes mais próximos para identificar o dante causa, o ancestral italiano que pode te proporcionar o reconhecimento da sua cidadania.

Veja alguns de nossos guias:

À medida que você coleta dados, será necessário comprovar sua descendência por meio de documentos em formato inteiro teor, que registrem o laço sanguíneo entre os membros da sua família. 

Esses documentos permitirão que um profissional especializado em legislação italiana analise informações. Dessa forma, você saberá se realmente possui o direito à cidadania italiana. 

Reúna os documentos-chave

Agora, vamos falar sobre o aspecto mais importante do processo: a documentação. Por quê? Porque, sem ela, o seu pedido de cidadania pode ser negado ou atrasar, e não é isso que queremos certo?

Veja um exemplo: imagine que o Pedro não entregou a certidão de nascimento no processo de cidadania. Com isso, o consulado não aceita a sua solicitação, alegando falta de documentação. Dessa forma, ele terá que aguardar meses para conseguir a certidão e ainda pagará taxas extras para reabrir o processo, adiando seu sonho de obter a dupla cidadania.  

Pois bem, se você não quer passar pela mesma situação que o Pedro, reúna os seguintes documentos: 

  • Certidão de nascimento; 
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de óbito; 
  • Certidão de batismo; 
  • Certidão Negativa de Naturalização.
     

Ah! E não se esqueça de fazer a tradução juramentada, o apostilamento e a retificação (se necessário) de todos os documentos. 

Veja mais informações sobre a documentação para cidadania italiana.

Analise as leis de transmissão da cidadania italiana 

Não quer ser pego se surpresa durante o processo? Então faça uma análise minuciosa de todas as leis de transmissão da cidadania italiana. 

A transmissão da cidadania é baseada no princípio “jus sanguinis”, ou seja, “direito de sangue”, o que significa que ela é passada de pai ou mãe para filho, independentemente do local onde ele nasceu. 

As principais leis que regem essa transmissão incluem: 

  1. Código Civil Italiano de 1865: prevê que a cidadania italiana é passada de pais para filhos; 
     
  2. Lei nº 555 de 1912: destaca o princípio do direito de sangue, afirmando que filhos de italianos são cidadãos italianos desde o nascimento; 
     
  3. Lei de 1948: permite que mulheres italianas transmitem a cidadania aos filhos, corrigindo uma desigualdade anterior; 
     
  4. Lei de 1983: estabelece as regras para a aquisição e a perda de cidadania por meio do casamento. 
     

É válido ressaltar que não há limite de geração para a trasmissão da cidadania italiana, desde que o requerente comprove a linhagem através de documentos oficiais, como certidões de nascimento e casamento.  

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Cheque possíveis impedimentos

“Há chances do meu pedido ser cancelado?” Sim, querido leitor. Ao dar entrada no processo, é importante estar ciente de possíveis impedimentos que podem resultar na rejeição ou cancelamento do seu pedido. 

A seguir, destacamos alguns pontos relevantes a considerar:

  1. Renúncia à cidadania: a renúncia é um ato irreversível e implica que você não possui mais o direito à cidadania italiana. 
     
  2. Condenações criminais: a existência de condenações, especialmente por crimes graves, pode afetar negativamente seu pedido, levando a negação. 
     
  3. Documentação incompleta ou errada: a falta deles ou a entrega de informações incorretas podem atrasar o processo ou levar à rejeição. Por esse motivo, verifique se todos dos documentos estão em ordem.
     
  4. Limitação de tempo: em alguns casos, existem prazos para a apresentação do pedido de cidadania. Fique atento a esses prazos para não perder a oportunidade de solicitar sua dupla cidadania.  

Busque ajuda de uma assessoria especializada em cidadania italiana  

Por último, mas não menos importante, busque a ajuda de uma assessoria experiente. Em todos os casos, elas oferecem diversos benefícios e tendem facilitar o processo de reconhecimento da cidadania italiana. 

Confira abaixo alguns pontos que esses profissionais oferecem:

Minimização de erros

Com a presença de uma equipe expert, a consultoria reduz as chances de erros na preparação e entrega de documentos, evitando possíveis atrasos durante o processo. 

Rapidez no processo

A experiência da assessoria permite que o procedimento seja conduzido de maneira rápida e eficiente, seja por via consular, judicial ou diretamente na Itália, pela via residencial.

Assistência personalizada

A io.gringo trata cada caso de uma forma única, com uma análise detalhada e personalizada para orientar sobre a melhor estratégia para a cidadania, seja judicial ou administrativa.

Otimização de tempo e recursos

A assessoria auxilia a economizar tempo e recursos, eliminando a preocupação com a complexidade do caso e os gastos desnecessários com documentos e traduções. 

 Segurança e credibilidade

Optar por uma empresa reconhecida e confiável, como a io.gringo, minimiza os riscos de golpes e fraudes frequentes no mercado de serviços relacionados a cidadania italiana.

Conquiste sua cidadania com a io.gringo!

Conosco você terá todo o suporte e orientação para tornar seu sonho de cidadania italiana uma realidade! Garantimos um atendimento único, que acompanha você e sua família em todas as etapas do seu procedimento. 

Apresentamos uma variedade de serviços complementares, essenciais para o processo da dupla nacionalidade, garantindo todos os aspectos legais. Confira algumas de nossas funções:

  • Pesquisa genealógica;
  • Pesquisa de documentação; 
  • Retificação administrativa e judicial; 
  • Tradução juramentada;
  • Apostilamento de documentos;
  • Entrada e acompanhamento do processo;
  • Registro Civil
  • Atualização do AIRE;
     

Quer saber mais sobre a io? Entre em contato conosco hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas a respeito da nossa empresa. Construa seu futuro com a io.gringo!

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.