Se houve pessoas que souberam aproveitar a ascendência italiana, foram os famosos! Além de brilharem sob os holofotes, celebridades como Bruna Marquezine, Xuxa Meneghel, Alok, Deborah Seco e outros nomes conquistaram uma conexão poderosa com a Europa: a cidadania italiana.
Com ela, muitos famosos usufruem da série de vantagens que oferece, especialmente às suas frequentes viagens internacionais. O acesso à União Europeia proporciona a facilidade de transitar por fronteiras sem as restrições alfandegárias, simplificando a logística de suas agendas.
Além disso, o passaporte facilita mudanças de residência para a Europa, permitindo explorar novas oportunidades profissionais e viver em diferentes países. A atriz Luana Piovani, por exemplo, adquiriu a cidadania italiana em 2018 e, atualmente, atua e reside em Portugual com sua família.
Contudo, para artistas que lidam com a alta demanda de viagens e eventos, a dupla cidadania representa um ótimo atrativo, eliminando preocupações com burocracias e prazos, oferecendo uma liberdade sem igual de movimento para suas carreiras.
Mas não pense que a cidadania é um direito exclusivo dos famosos. Pelo contrário, quem tem descendência italiana também pode solicitar a sua. Para isso, basta seguir os passos que apresentaremos neste conteúdo. Acompanhe!
Quais são as chances de que eu tenha direito a cidadania italiana por descendência?
Vamos pensar em um exemplo simples: imagine que você tem 2 pais. Com isso, você terá 4 avós, certo? E mais 16 bisavós, 32 tetravós, 64 pentavós, 128 hexavós e por aí vai.
Foi assim que aconteceu com a influencer Bruna Biancardi, que descobriu que sua linhagem italiana vem de seu tetravô, Antônio Biancardi, nascido na região de Rovigo.
Ela soube que poderia solicitar a cidadania italiana mesmo com esse parente distante, e não apenas ela, mas toda sua família, incluindo pai, irmã e até seu bebê, fruto do seu relacionamento com Neymar Jr.
Viu só? Isso significa que não importa quão distante seja a sua linhagem italiana, se você comprovar a sua descendência e cumprir os requisitos necessários, terá direito à cidadania.
Como tirar a cidadania italiana?
Se você está interessado no processo de cidadania assim como as celebridades, veja a abaixo todas as etapas que envolvem este procedimento:
1. Saber se tem direito
O primeiro passo é identificar e comprovar o seu ascendente italiano. Pela descendência, é importante ter os documentos que expõem o vínculo com o italiano que te garante a dupla cidadania.
2. Juntar os documentos necessários
Essa é uma das etapas principais do processo, afinal, sem a documentação não há processo. Contudo, tente reunir o maior número de informações, incluindo certidões de nascimento, casamento e óbito. Todos serão solicitados ao dar entrada no seu processo.
3. Escolher a via de solicitação e dar entrada na cidadania
Agora que você já sabe quem é seu antepassado italiano e tem os documentos em mãos, é hora de decidir por qual via você dará início ao processo de cidadania italiana. Existem três vias: via administrativa consular, via judicial e via residencial. São por meio dessas que o processo entrará em andamento.
4. Realizar a transcrição dos documentos do requerente no Comune
Após a confirmação da sua cidadania, é preciso fazer a transcrição das suas certidões na comune italiana. Ele consiste em um procedimento que realiza a inscrição nos registros públicos italianos do solicitante.
É solicitado sempre que você tiver alguma alteração de estado civil, mudança de nome, óbito, nascimento de filho e dentre outras.
5. Fazer o registro no AIRE
É necessário realizar seu cadastro no AIRE – registro obrigatório para italianos residentes no exterior – pois garante vários serviços prestados pelos consulados da Itália fora do país. Além do exercício ao voto em eleições e referendos.
Conheça a via judicial
Já ouviu falar da via judicial? Essa via é responsável por garantir a cidadania italiana à muitos famosos, incluindo a atriz e cantora, Any Gabrielly, que deu início ao seu processo através da nossa empresa, io.gringo, aos 21 anos de idade.
Além da estrela, sua mãe, Priscila Franco, e sua meia-irmã, Isabelli de Oliveira, participam do procedimento por meio de descendência italiana.
A cidadania por via judicial é uma alternativa para obter a nacionalidade italiana sem ter que enfrentar as longas filas e os sistemas de agendamento dos consulados. Nela, a solicitação é feita diretamente em um tribunal italiano, onde o requerente será representado por um advogado especializado.
E se você, assim como a atriz Any Gabrielly, sonha em conquistar a dupla nacionalidade, não exite em falar conosco! Realizamos o sonho de mais de 500 famílias, com um atendimento único, transparente e humanizado.
Entre em contato com a io. e tire todas as suas dúvidas a respeito da cidadania italiana.
Por Isabella Bilard
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.