Como imigrar para a Itália: Foto do distrito italiano de Manarola
Imigrar para a Itália parece um sonho, não é? Mas e se eu te dissesse que ter a cidadania italiana pode transformar esse sonho em algo bem mais simples do que você imagina? Sem filas para visto, sem perder noites de sono com a burocracia, e com o direito de viver. Quer saber como imigrar para a Itália sem complicações? Vamos te mostrar como a cidadania pode ser a chave para abrir a porta do seu futuro na Itália! Acompanhe.
Espaço Schengen: Foto de uma loja de flores em Roma
Se você é cidadão italiano, tem uma vantagem ao viajar pela Europa graças ao Espaço Schengen. Esse acordo permite que os indivíduos de países participantes, como a Itália, circulem livremente entre 26 países sem a necessidade de visto ou controle de fronteiras internas. Você pode, assim, viajar, trabalhar, estudar e morar em outros países da zona Schengen com a facilidade de um passaporte ou, em alguns casos, até mesmo com um RG.
consulado-italiano-mais-rapido
A verdade é que não existe um consulado italiano “mais rápido” no Brasil, pois os tempos de espera variam de acordo com a demanda de cada consulado. Entretanto, alguns consulados podem ter menos demanda em relação a outros. No geral, os consulados das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, costumam ter filas mais longas devido ao número maior de solicitantes. A melhor opção é verificar o tempo de espera no consulado responsável pela sua jurisdição, já que, por lei, o processo deve ser realizado no consulado correspondente à sua área de residência.
Apostila de Haia: Foto de uma pessoa carregando documentos apostilados na mão
Se você está buscando a cidadania italiana, já deve saber que uma das etapas mais importantes desse processo é garantir que seus documentos brasileiros sejam aceitos na Itália. E é aí que entra a famosa Apostila de Haia. Basicamente, ela é um selo que garante: “ok, esse documento é válido” para certidões de nascimento, casamento e óbito. Mas não pense que se trata de um carimbo qualquer! A apostila tem a função de validar esses documentos legalmente na Itália, sem precisar passar por burocracias
Cidadania e nacionalidade italiana: Foto de pessoas ao redor da fonte da Piazza della Rotonda, em Roma
Se você já se deparou com os termos “nacionalidade” e “cidadania” e ficou confuso sobre o que exatamente cada um significa, não se preocupe, você não está sozinho! Embora muitas vezes sejam usados como sinônimos cidadania e nacionalidade têm significados bem diferentes, especialmente quando falamos sobre direitos e deveres em relação a um país. Imagine que você nasceu no Brasil, mas tem ascendência italiana. Qual é a sua nacionalidade?
Notas de euro simbolizando novas taxas da cidadania italiana
Ciao, futuro cidadão italiano! Se você já acompanha os conteúdos da io.gringo semanalmente, provavelmente já está ciente da nova taxa de cidadania que tem gerado preocupação entre os ítalos-descendentes. Mas, se você é novo por aqui, benvenuto! Hoje, vamos compartilhar mais detalhes sobre essa nova taxa para o processo de cidadania italiana via judicial. Fique ligado! Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e orientá-los sobre os próximos passos no seu processo de cidadania italiana.
Famosos com cidadania italiana: foto de uma estrela da calçada da fama, representando um famoso
Sumário

Se houve pessoas que souberam aproveitar a ascendência italiana, foram os famosos! Além de brilharem sob os holofotes, celebridades como Bruna Marquezine, Xuxa Meneghel, Alok, Deborah Seco e outros nomes conquistaram uma conexão poderosa com a Europa: a cidadania italiana.

Com ela, muitos famosos usufruem da série de vantagens que oferece, especialmente às suas frequentes viagens internacionais. O acesso à União Europeia proporciona a facilidade de transitar por fronteiras sem as restrições alfandegárias, simplificando a logística de suas agendas. 

Além disso, o passaporte facilita mudanças de residência para a Europa, permitindo explorar novas oportunidades profissionais e viver em diferentes países. A atriz Luana Piovani, por exemplo, adquiriu a cidadania italiana em 2018 e, atualmente, atua e reside em Portugual com sua família. 

Contudo, para artistas que lidam com a alta demanda de viagens e eventos, a dupla cidadania representa um ótimo atrativo, eliminando preocupações com burocracias e prazos, oferecendo uma liberdade sem igual de movimento para suas carreiras.

Mas não pense que a cidadania é um direito exclusivo dos famosos. Pelo contrário, quem tem descendência italiana também pode solicitar a sua. Para isso, basta seguir os passos que apresentaremos neste conteúdo. Acompanhe! 

Quais são as chances de que eu tenha direito a cidadania italiana por descendência?

Vamos pensar em um exemplo simples: imagine que você tem 2 pais. Com isso, você terá 4 avós, certo? E mais 16 bisavós, 32 tetravós, 64 pentavós, 128 hexavós e por aí vai. 

Foi assim que aconteceu com a influencer Bruna Biancardi, que descobriu que sua linhagem italiana vem de seu tetravô, Antônio Biancardi, nascido na região de Rovigo. 

Ela soube que poderia solicitar a cidadania italiana mesmo com esse parente distante, e não apenas ela, mas toda sua família, incluindo pai, irmã e até seu bebê, fruto do seu relacionamento com Neymar Jr.  

Viu só? Isso significa que não importa quão distante seja a sua linhagem italiana, se você comprovar a sua descendência e cumprir os requisitos necessários, terá direito à cidadania.

Como tirar a cidadania italiana?

Se você está interessado no processo de cidadania assim como as celebridades, veja a abaixo todas as etapas que envolvem este procedimento: 

1. Saber se tem direito

O primeiro passo é identificar e comprovar o seu ascendente italiano. Pela descendência, é importante ter os documentos que expõem o vínculo com o italiano que te garante a dupla cidadania. 

2. Juntar os documentos necessários

Essa é uma das etapas principais do processo, afinal, sem a documentação não há processo. Contudo, tente reunir o maior número de informações, incluindo certidões de nascimento, casamento e óbito. Todos serão solicitados ao dar entrada no seu processo. 

3. Escolher a via de solicitação e dar entrada na cidadania

Agora que você já sabe quem é seu antepassado italiano e tem os documentos em mãos, é hora de decidir por qual via você dará início ao processo de cidadania italiana. Existem três vias: via administrativa consular, via judicial e via residencial. São por meio dessas que o processo entrará em andamento. 

4. Realizar a transcrição dos documentos do requerente no Comune

Após a confirmação da sua cidadania, é preciso fazer a transcrição das suas certidões na comune italiana. Ele consiste em um procedimento que realiza a inscrição nos registros públicos italianos do solicitante. 

É solicitado sempre que você tiver alguma alteração de estado civil, mudança de nome, óbito, nascimento de filho e dentre outras.

Se quiser saber mais detalhes sobre como obter a cidadania italiana, acesse nosso guia passo-a-passo.

5. Fazer o registro no AIRE

É necessário realizar seu cadastro no AIRE – registro obrigatório para italianos residentes no exterior – pois garante vários serviços prestados pelos consulados da Itália fora do país. Além do exercício ao voto em eleições e referendos. 

Conheça a via judicial 

Já ouviu falar da via judicial? Essa via é responsável por garantir a cidadania italiana à muitos famosos, incluindo a atriz e cantora, Any Gabrielly, que deu início ao seu processo através da nossa empresa, io.gringo, aos 21 anos de idade.

Além da estrela, sua mãe, Priscila Franco, e sua meia-irmã, Isabelli de Oliveira, participam do procedimento por meio de descendência italiana. 

A cidadania por via judicial é uma alternativa para obter a nacionalidade italiana sem ter que enfrentar as longas filas e os sistemas de agendamento dos consulados. Nela, a solicitação é feita diretamente em um tribunal italiano, onde o requerente será representado por um advogado especializado.

E se você, assim como a atriz Any Gabrielly, sonha em conquistar a dupla nacionalidade, não exite em falar conosco! Realizamos o sonho de mais de 500 famílias, com um atendimento único, transparente e humanizado.  

Entre em contato com a io. e tire todas as suas dúvidas a respeito da cidadania italiana. 

Por Isabella Bilard

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.