Regiões da Itália as 20 divisões do país: Foto de uma vilazinha italiana próxima aos Alpes
Você sabia que a Itália é formada por 20 regiões, cada uma com sua própria identidade? Pois é! Ao pensar na Itália, logo vêm à mente monumentos históricos, paisagens deslumbrantes e uma das gastronomias mais admiradas do mundo.  Mas por trás de toda essa beleza, existe uma organização territorial que revela a verdadeira alma do país com traços culturais, históricos, econômicos e até linguísticos muito próprios.
Vale a pena viajar para a Itália em Agosto: Foto de pessoas na praia de Cefalú, Itália
A primeira coisa que você precisa saber é: agosto é o auge do verão europeu e um dos meses mais peculiares para se estar na Itália. É uma época em que tudo esquenta, o clima, o movimento turístico, as festas e também os preços, especialmente nas praias e nos destinos mais badalados.
Como foi a imigração italiana no Rio Grande do Sul: Foto de um farol com a cidade de Porto Alegre ao fundo
Quando pensamos na Serra Gaúcha, logo vêm à mente imagens de vinhedos, casas de pedra e mesas fartas de polenta e galeto. Mas, na verdade, tudo isso só existe por causa de uma história que começou há 150 anos, quando os primeiros italianos chegaram ao Rio Grande do Sul em busca de uma vida melhor.
Conheça a proposta A.C.2369: Foto da comune de Tagliacozzo na Itália
A cidadania italiana sempre foi um tema que mobiliza muitos descendentes de italianos interessados em formalizar esse vínculo com a Itália. Com isso, nos últimos anos, o número de pedidos cresceu tanto que resultou em uma sobrecarga nos consulados e longas filas de espera. Para lidar com essa situação, o governo italiano tem buscado reformular todo o processo, e uma das propostas nesse contexto é a A.C.2369.
Posicionamento da io.gringo diante da nova lei da cidadania italiana: Foto do Castelo Sant'Angelo em Roma
A io.gringo nasceu com o propósito de apoiar brasileiros na busca pelas suas origens italianas, oferecendo uma assessoria completa, responsável e transparente no processo de reconhecimento da cidadania. Ao longo dos últimos anos, já acompanhamos mais de 7 mil famílias, sempre com foco na qualidade do atendimento, no cuidado com cada história e no compromisso com a verdade.
Corte Constitucional da Itália analisa limites do direito à cidadania italiana: Foto da prefeitura de Aosta
Na última terça-feira, 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália realizou uma audiência para analisar a constitucionalidade da transmissão da cidadania italiana por ius sanguinis (direito de sangue), sem limite de gerações, como previsto no artigo 1º da Lei nº 91/1992.
Mitos da cidadania italiana: Foto de um prédio histórico em Roma, mostrando os detalhes esculpidos em suas colunas
Sumário

Quando o assunto é cidadania italiana, não faltam mitos que confundem quem está começando a se aventurar nesse processo. Um dos mitos da cidadania italiana mais comuns é a ideia de que, ao conquistá-la, você perde a nacionalidade brasileira. Mas isso não é verdade! O Brasil permite a dupla cidadania, então você pode ser italiano e brasileiro ao mesmo tempo, sem perder os direitos em nenhum dos dois países.

Além disso, há outros mitos que vale a pena desmistificar. Ao longo deste artigo, vamos esclarecer esses e outros pontos para que você tenha uma ideia clara sobre o processo. Vamos nessa?

1. A cidadania italiana tem limite de geração

Mito! Cá entre nós, quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo? Ao contrário do que dizem, a cidadania italiana não depende do grau de parentesco, mas sim do jus sanguinis (direito de sangue). Ou seja, a cidadania é atribuída àqueles que têm o mesmo sangue de um ascendente italiano, sem limite de geração.

2. Sobrenome italiano garante o direito à cidadania italiana

Mito! Não pense que ter um sobrenome italiano garante 100% a cidadania italiana; pelo contrário. O sobrenome pode ser um indicativo de ascendência italiana, mas, para ter direito, é preciso identificar o ascendente na sua linhagem e comprovar esse vínculo com documentos, como certidões de nascimento, casamento ou, se necessário, óbito. 

3. Preciso falar italiano para obter a cidadania

Mito! Embora seja muito útil conhecer a língua e a cultura italiana, esse detalhe não é levado em consideração no processo. Esse aspecto até pode ser relevante em casos de cidadania por matrimônio e residência, mas não tem nada a ver quando o assunto é a cidadania jure sanguinis.

4. Você perde o direito da cidadania italiana se tiver uma mulher na sua linhagem

Mito! Até alguns anos atrás, mulheres italianas não podiam transmitir a cidadania italiana aos filhos. Hoje, se os filhos dessa mulher nasceram após 1948, o processo de cidadania pode ser feito por via administrativa, ou seja, no consulado. Porém, se os filhos nasceram antes dessa data, o pedido de cidadania deverá ser feito por via judicial, devido à legislação da época que não permitia a transmissão da cidadania pelas mulheres.

5. O processo via consular é mais rápido do que o processo via judicial

Mito! Os consulados italianos no Brasil estão lidando com uma demanda tão alta que têm dificuldade em cumprir o prazo de dois anos, estipulado por lei, para o reconhecimento da cidadania. Por isso, muitos estão optando pela via judicial como uma alternativa mais rápida, fugindo das longas filas nos consulados.

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

6. A cidadania italiana é garantida a todos os descendentes de italianos

Mito! Nem todo descendente tem direito automático à cidadania italiana. Se o seu antepassado se naturalizou brasileiro antes do nascimento dos filhos, isso afeta o processo. No Brasil, muitos italianos se naturalizaram para ter mais direitos, como os trabalhistas. Por isso, é sempre importante conferir a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do seu ascendente italiano para garantir que ele não tenha se naturalizado.

7. Casar com uma pessoa italiana garante a cidadania

Mito! É possível pedir a cidadania italiana por meio do casamento, mas não é automático. O casal precisa estar casado por, no mínimo, três anos (ou um ano e meio com filhos), e também é necessário que o cônjuge saiba falar italiano em nível intermediário (B1) no momento do pedido. 

8. Você consegue adquirir a cidadania italiana em até 3 meses

Mito! É bem difícil um processo de cidadania ser finalizado em só alguns meses. Mesmo que você consiga juntar todas as certidões rapidinho, a análise dos documentos segue os prazos da justiça italiana. Em algumas regiões da Itália, os tribunais são mais rápidos, mas, no geral, o processo leva de um a dois anos.

9. O processo só pode ser feito na Itália

Mito! Na verdade, é possível solicitar a cidadania tanto diretamente nos consulados italianos no Brasil quanto por meio de vias judiciais. Nos consulados, o processo tende a ser mais demorado, enquanto na Itália pode ser feito diretamente nas comunas, com prazos mais curtos. Em casos específicos, como a transmissão por linha materna antes de 1948, é necessário recorrer à via judicial.

10. Posso contratar qualquer pessoa para me auxiliar no processo de cidadania italiana

Na realidade, até dá para contratar alguém para te ajudar a reunir os documentos e te orientar, mas é importante que essa pessoa seja um profissional qualificado e que entenda do processo de cidadania italiana.

Optar por uma assessoria jurídica ou consultoria especializada vai garantir que você tenha as orientações certas e o apoio necessário em todas as fases do processo.

Conte com alguém que está disposto a te ajudar!

Se você já está familiarizado com o processo, provavelmente sabe que existem muitos mitos por aí, além de empresas que não são tão confiáveis. Mas para quem está começando agora, pode ficar tranquilo! O processo de cidadania não precisa se tornar um obstáculo. Com o apoio certo, tenho certeza de que será mais tranquilo do que você imagina, e é para isso que a io.gringo está aqui.

Somos uma empresa especializada no reconhecimento de cidadania italiana, oferecendo a você e sua família um atendimento transparente e totalmente personalizado. Afinal, entendemos de pessoas tanto quanto entendemos de cidadanias.

Entre em contato conosco! Será um prazer atender você e conhecer a sua história.


Por Isabella Bilard

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.