Sobrenome italiano: Foto da cidade de Como vista do lago
Não. A cidadania italiana não é concedida com base no nome da família, mas sim em uma série de critérios legais que envolvem a comprovação da ascendência italiana. Portanto, se o seu sobrenome for italiano, isso pode ser um indicativo de uma possível origem italiana, mas um sobrenome italiano não significa que você seja automaticamente elegível para a cidadania. Tendo isso em vista, este conteúdo tem como objetivo explicar como funciona esse processo, além de mostrar o que você precisa fazer para verificar se realmente tem direito à cidadania.
Legislação italiana: Foto das ruínas do Fórum romano, em Roma
A cidadania italiana é regida pela Lei nº 91 de 1992, que define as diretrizes para aquisição e perda da cidadania. Estas normas estabeleceram diferentes caminhos, como a cidadania por descendência (jus sanguinis), por casamento e naturalização. Compreender a legislação que rege esses processos é importante tanto para aspirantes à cidadania quanto para a sociedade italiana, que se enriquece com a diversidade cultural. Acompanhe!
Cidadania Italiana em perigo: foto aérea da cidade de Como, na Itália
A cidadania italiana, um direito de milhões de descendentes de italianos, está correndo cada vez mais riscos! As constantes propostas legislativas que podem alterar o processo de obtenção são a principal razão para isso. Em 2024, novas mudanças estão sendo discutidas, incluindo o aumento de taxas e a limitação das gerações que podem transmitir a cidadania.  Nesse conteúdo, vamos abordar as principais mudanças em debate e discutir possíveis soluções para essas questões. Vamos lá?
Cidadania Italiana: Foto de pessoa mostrando seu passaporte em frente ao Coliseu
Falou em Black Friday, falou em io.gringo! Nossa campanha é “preto no branco” – clara, objetiva e totalmente transparente, como a cidadania italiana deve ser. E o que está em jogo, na verdade, é muito mais que uma oferta. Estamos falando de família, de identidade, de pertencimento e de um legado que se estende por gerações. Atualmente, o processo de obtenção da cidadania italiana tem enfrentado tentativas de restrição por novas propostas de lei.
Foto de mapa da europa, com uma bandeira sobre a Itália e mostrando o fuso horário italiano
Quando pensamos em viajar para o exterior, um dos primeiros pontos a levar em consideração é a diferença de fuso horário, especialmente se a viagem envolver compromissos logo ao chegar, como reuniões de trabalho ou visitas programadas. Esse fator é ainda mais importante quando o destino é a Itália, que tem um fuso horário diferente do Brasil. Mas afinal, qual a diferença de horário entre os dois países? Como o horário italiano pode impactar seus planos de viagem? O objetivo deste conteúdo é justamente esse: esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Acompanhe!
Golpe na cidadania italiana: Foto de um canal em Veneza
O Brasil possui mais de 30 milhões de descendentes de italianos, o que equivale a 15% da população, tornando-se a maior comunidade italiano fora da Itália. O “golpe da cidadania italiana” tem se tornado uma preocupação crescente entre os ítalos-brasileiros que buscam concretizar esse benefício. O esquema fraudulento é perpetrado por assessorias que se apresentam como empresas legítimas, prometendo acelerar o processo de cidadania italiana para o requerente.
Casal de crianças olhando o horizonte
Sumário

Sim! Os filhos adotivos têm direito à cidadania italiana. No entanto, é necessário que pelo menos o pai ou a mãe tenha dupla nacionalidade.  

Mas se você acompanha semanalmente o conteúdo da io, provavelmente sabe que para adquirir a cidadania italiana, existem alguns requisitos a serem seguidos, assim como existem para esse processo. E para você que é novo por aqui, Benvenuto

Neste conteúdo explicaremos como funciona o processo e as exigências envolvidas para adquirir a nacionalidade italiana para filhos adotivos. Continue a leitura e saiba mais! 

Cidadania italiana para filhos adotivos

Alguns requisitos devem ser seguidos para que a cidadania italiana seja concedida a filhos adotivos. Inicialmente, é preciso que o pai ou a mãe tenha o direito à dupla nacionalidade. Caso contrário, não será possível transmiti-la para seus descendentes. 

Ademais, quando um dos pais é um cidadão italiano, a cidadania é transmitida automaticamente ao filho menor de 18 anos, seja ele biológico ou adotado. Já para o filho maior de idade, o reconhecimento ocorrerá de outra maneira.

Confira abaixo: 

Filho adotado com menos de 18 anos 

Caso o filho seja menor de idade, a transmissão da cidadania ocorre de maneira automática fazendo valer a regra dos jus sanguinis (direito de sangue) tornando possível transmitir a nacionalidade de pais italianos para seus descendentes. 

Para isso, basta apresentar alguns documentos: 

  • Cópia autenticada do processo judicial de adoção, desde petição inicial até sentença final; 
  • Certidão de Objeto e Pé relativa ao processo.

Além da cópia autenticada do processo judicial, deverão ser apostiladas e traduzidas as seguintes documentações: 

  • Sentença; 
  • Petição Inicial; 
  • Ata de Instrução e Julgamento; 
  • Certidão do Trânsito em Julgado 
Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Filho adotado com mais de 18 anos 

Quando o processo de adoção ocorre após a maioridade, torna-se impossível a transmissão automática da dupla cidadania. 

Nesse caso, é necessário obter a nacionalidade por meio de naturalização. Para isso, o filho adotivo deverá residir oficialmente na Itália por um período mínimo de 5 anos, juntamente com o adotante.  

Requisitos para adquirir a cidadania italiana 

Algumas exigências devem ser seguidas para que o filho adotivo obtenha a cidadania italiana. Confira algumas delas: 

  • Cidadania dos pais: como citado anteriormente, é necessário que um dos adotantes possua a cidadania italiana, para assim, a criança ser reconhecida como cidadã italiana.  
  • Comprovação de Parentesco: É preciso provar o vínculo de parentesco entre os pais e a criança adotada. Essa etapa poderá ser feita por meio da apresentação de documentos, como certidões de nascimento, processo judicial de adoção e outros documentos relacionados.  
  • Reconhecimento de adoção: A adoção precisa ser reconhecida oficialmente pelas autoridades competentes do país que aconteceu o processo. 
  • Idade da Criança Adotada: Caso a criança tenha menos de 18 anos no momento da adoção, a transmissão ocorre de maneira automática. 

Cidadania italiana é com a io.gringo! 

Ao conquistar a dupla nacionalidade, os filhos adotivos terão a oportunidade de estudar nas melhores instituições de ensino do mundo, além de vivenciarem a rica herança cultural italiana. 

A io.gringo auxilia você e sua família em todo processo de cidadania, seja italiana ou portuguesa. Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas! 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.