Imagem que representa o custo da cidadania italiana via judicial
Saiba quanto custa cidadania italiana via judicial, incluindo documentação, tradução e taxas legais, e como a io.gringo pode facilitar seu processo.
Assessoria ou acessoria: Foto de funcionários de uma empresa de assessoria para cidadania italiana trabalhando
Aha! Pegamos você no flagra! Aposto que, por um segundo, você pensou que estava escrevendo “acessoria para cidadania italiana”, né? Relaxa, isso acontece com muita gente! Mas hoje vamos esclarecer tudinho sobre por que “acessoria” não deve ser usada nessas situações e como “assessoria” é sempre a melhor opção.
A melhor assessoria para cidadania italiana: Foto do escritório da io.gringo, empresa de assessoria confiável
Está pensando em obter a cidadania italiana, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo, a io.gringo te conta! A escolha de uma boa assessoria é o primeiro passo para garantir que todo o processo seja feito de forma eficiente e sem contratempos. 
Celebridades brasileiras com cidadania italiana: Foto de um fotografo em Roma
Muita gente não sabe, mas algumas das nossas celebridades mais amadas têm um pezinho na Itália! Além de brilharem no Brasil, figuras como Bruna Marquezine, Edson Celulari, Any Gabrielly e Luana Piovani, também conquistaram a cidadania italiana.
Como contestar uma negativa de cidadania italiana: Foto de uma rua tranquila em Roma
“Minha cidadania italiana foi negada, e agora?” Se você chegou até aqui, provavelmente essa questão está perturbando a sua cabeça e não o deixa dormir. Acertei? Sem sombras de dúvidas, essa é uma situação frustrante, mas calma, você não está sozinho.
Mulher que sabe como tirar passaporte italiano já no aeroporto esperando para viajar
Conquistar a cidadania italiana é um sonho para muitos brasileiros, e ter um passaporte italiano abre portas para inúmeras oportunidades na Europa e além. Mas como tirar o passaporte italiano?
Casal de crianças olhando o horizonte
Sumário

Sim! Os filhos adotivos têm direito à cidadania italiana. No entanto, é necessário que pelo menos o pai ou a mãe tenha dupla nacionalidade.  

Mas se você acompanha semanalmente o conteúdo da io, provavelmente sabe que para adquirir a cidadania italiana, existem alguns requisitos a serem seguidos, assim como existem para esse processo. E para você que é novo por aqui, Benvenuto

Neste conteúdo explicaremos como funciona o processo e as exigências envolvidas para adquirir a nacionalidade italiana para filhos adotivos. Continue a leitura e saiba mais! 

Cidadania italiana para filhos adotivos

Alguns requisitos devem ser seguidos para que a cidadania italiana seja concedida a filhos adotivos. Inicialmente, é preciso que o pai ou a mãe tenha o direito à dupla nacionalidade. Caso contrário, não será possível transmiti-la para seus descendentes. 

Ademais, quando um dos pais é um cidadão italiano, a cidadania é transmitida automaticamente ao filho menor de 18 anos, seja ele biológico ou adotado. Já para o filho maior de idade, o reconhecimento ocorrerá de outra maneira.

Confira abaixo: 

Filho adotado com menos de 18 anos 

Caso o filho seja menor de idade, a transmissão da cidadania ocorre de maneira automática fazendo valer a regra dos jus sanguinis (direito de sangue) tornando possível transmitir a nacionalidade de pais italianos para seus descendentes. 

Para isso, basta apresentar alguns documentos: 

  • Cópia autenticada do processo judicial de adoção, desde petição inicial até sentença final; 
  • Certidão de Objeto e Pé relativa ao processo.

Além da cópia autenticada do processo judicial, deverão ser apostiladas e traduzidas as seguintes documentações: 

  • Sentença; 
  • Petição Inicial; 
  • Ata de Instrução e Julgamento; 
  • Certidão do Trânsito em Julgado 
Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Filho adotado com mais de 18 anos 

Quando o processo de adoção ocorre após a maioridade, torna-se impossível a transmissão automática da dupla cidadania. 

Nesse caso, é necessário obter a nacionalidade por meio de naturalização. Para isso, o filho adotivo deverá residir oficialmente na Itália por um período mínimo de 5 anos, juntamente com o adotante.  

Requisitos para adquirir a cidadania italiana 

Algumas exigências devem ser seguidas para que o filho adotivo obtenha a cidadania italiana. Confira algumas delas: 

  • Cidadania dos pais: como citado anteriormente, é necessário que um dos adotantes possua a cidadania italiana, para assim, a criança ser reconhecida como cidadã italiana.  
  • Comprovação de Parentesco: É preciso provar o vínculo de parentesco entre os pais e a criança adotada. Essa etapa poderá ser feita por meio da apresentação de documentos, como certidões de nascimento, processo judicial de adoção e outros documentos relacionados.  
  • Reconhecimento de adoção: A adoção precisa ser reconhecida oficialmente pelas autoridades competentes do país que aconteceu o processo. 
  • Idade da Criança Adotada: Caso a criança tenha menos de 18 anos no momento da adoção, a transmissão ocorre de maneira automática. 

Cidadania italiana é com a io.gringo! 

Ao conquistar a dupla nacionalidade, os filhos adotivos terão a oportunidade de estudar nas melhores instituições de ensino do mundo, além de vivenciarem a rica herança cultural italiana. 

A io.gringo auxilia você e sua família em todo processo de cidadania, seja italiana ou portuguesa. Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas! 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.