Vantagens e desvantagens da cidadania italiana: Foto aérea do rio Tibre em Roma
A cidadania italiana é como aquele pacote de viagem que promete a melhor aventura da sua vida: vistas de tirar o fôlego, comida apetitosa e a chance de viver como um verdadeiro europeu! Mas, antes de colocar a mala na porta, é bom saber que, junto com os gelatos, vêm algumas armadilhas que podem pegar você de surpresa. Neste conteúdo, vamos apresentar as vantagens de ser italiano e os desafios que podem fazer você reconsiderar o que realmente significa “la dolce vita”. Acompanhe!
Dante causa: Foto de um senhor idoso sentado em uma muralha de pedra, apreciando a vista da Itália
Se você possui ascendência italiana, a primeira etapa para obter a cidadania é investigar sua árvore genealógica, e é neste momento que o “dante causa” entra em cena. Esse termo refere-se ao ancestral italiano que garante o seu reconhecimento, traduzindo-se como “aquele que dá o direito”.
Cidadania italiana e brasileira: Foto da catedral de Milão
Ter uma nacionalidade já é bom, mas ter duas é melhor ainda, principalmente se você é brasileiro e sonha em obter a cidadania italiana. A combinação das identidades brasileira e italiana é um match perfeito que enriquece a experiência cultural e abre portas em diversos aspectos da vida. Ao ser cidadão italiano, você ganha acesso a benefícios como o direito de viver, trabalhar e estudar em qualquer país da UE. Ao mesmo tempo, a cidadania brasileira oferece uma rica cultura brasileira e uma sociedade diversificada.
Como descobrir cidadania italiana: Foto da comuna italiana de Bellano
Se você já imaginou viver na Itália ou aproveitar os benefícios que ela oferece, você está no lugar certo. Neste guia, vamos mostrar se você tem direito à cidadania europeia em apenas cinco passos. Desde a linhagem familiar até os possíveis impedimentos para esse processo. Gostou? Então entenda como descobrir a cidadania italiana e dê o primeiro passo rumo a uma nova etapa da sua vida! Vamos lá?
Benefícios da cidadania italiana: foto do monumento a Vítor Emanuel II da Itália
Chegou o dia de falarmos somente dos melhores benefícios da cidadania italiana! E enfatizamos que não são apenas um que ela oferece, mas inúmeras vantagens para quem a adquire. Quer um spoiler? Além do direito de morar e trabalhar em qualquer país da UE, a cidadania abre portas para uma experiência diversificada, que vai muito além da mera questão territorial. Neste texto, vamos explorar esses benefícios e muitos outros! Prepare-se para descobrir como essa identidade pode enriquecer sua trajetória pessoal e profissional!
Homem calculando suas finanças depois de adquirir cidadania italiana
Se você já sonhou em viver e trabalhar na Europa, essa pode ser a resposta que procura. A razão? A cidadania italiana é uma ferramenta que pode transformar sua vida de maneira extraordinária, tanto nas finanças quanto na carreira profissional. Visto isso, neste texto, vamos aprofundar como a cidadania pode ser um aliado indispensável em sua vida financeira e pessoal, apresentando as vantagens que vão além da nacionalidade. Preparados? Vamos lá!
Casal de crianças olhando o horizonte
Sumário

Sim! Os filhos adotivos têm direito à cidadania italiana. No entanto, é necessário que pelo menos o pai ou a mãe tenha dupla nacionalidade.  

Mas se você acompanha semanalmente o conteúdo da io, provavelmente sabe que para adquirir a cidadania italiana, existem alguns requisitos a serem seguidos, assim como existem para esse processo. E para você que é novo por aqui, Benvenuto

Neste conteúdo explicaremos como funciona o processo e as exigências envolvidas para adquirir a nacionalidade italiana para filhos adotivos. Continue a leitura e saiba mais! 

Cidadania italiana para filhos adotivos

Alguns requisitos devem ser seguidos para que a cidadania italiana seja concedida a filhos adotivos. Inicialmente, é preciso que o pai ou a mãe tenha o direito à dupla nacionalidade. Caso contrário, não será possível transmiti-la para seus descendentes. 

Ademais, quando um dos pais é um cidadão italiano, a cidadania é transmitida automaticamente ao filho menor de 18 anos, seja ele biológico ou adotado. Já para o filho maior de idade, o reconhecimento ocorrerá de outra maneira.

Confira abaixo: 

Filho adotado com menos de 18 anos 

Caso o filho seja menor de idade, a transmissão da cidadania ocorre de maneira automática fazendo valer a regra dos jus sanguinis (direito de sangue) tornando possível transmitir a nacionalidade de pais italianos para seus descendentes. 

Para isso, basta apresentar alguns documentos: 

  • Cópia autenticada do processo judicial de adoção, desde petição inicial até sentença final; 
  • Certidão de Objeto e Pé relativa ao processo.

Além da cópia autenticada do processo judicial, deverão ser apostiladas e traduzidas as seguintes documentações: 

  • Sentença; 
  • Petição Inicial; 
  • Ata de Instrução e Julgamento; 
  • Certidão do Trânsito em Julgado 
Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Filho adotado com mais de 18 anos 

Quando o processo de adoção ocorre após a maioridade, torna-se impossível a transmissão automática da dupla cidadania. 

Nesse caso, é necessário obter a nacionalidade por meio de naturalização. Para isso, o filho adotivo deverá residir oficialmente na Itália por um período mínimo de 5 anos, juntamente com o adotante.  

Requisitos para adquirir a cidadania italiana 

Algumas exigências devem ser seguidas para que o filho adotivo obtenha a cidadania italiana. Confira algumas delas: 

  • Cidadania dos pais: como citado anteriormente, é necessário que um dos adotantes possua a cidadania italiana, para assim, a criança ser reconhecida como cidadã italiana.  
  • Comprovação de Parentesco: É preciso provar o vínculo de parentesco entre os pais e a criança adotada. Essa etapa poderá ser feita por meio da apresentação de documentos, como certidões de nascimento, processo judicial de adoção e outros documentos relacionados.  
  • Reconhecimento de adoção: A adoção precisa ser reconhecida oficialmente pelas autoridades competentes do país que aconteceu o processo. 
  • Idade da Criança Adotada: Caso a criança tenha menos de 18 anos no momento da adoção, a transmissão ocorre de maneira automática. 

Cidadania italiana é com a io.gringo! 

Ao conquistar a dupla nacionalidade, os filhos adotivos terão a oportunidade de estudar nas melhores instituições de ensino do mundo, além de vivenciarem a rica herança cultural italiana. 

A io.gringo auxilia você e sua família em todo processo de cidadania, seja italiana ou portuguesa. Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas! 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.