Governo italiano libera bolsas de estudo para estudar na Itália

Decreto-Lei nº 36/2025 é aprovado e novas regras para a cidadania italiana: Foto da bandeira italiana
Ontem, dia 20 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o Decreto-Lei nº 36/2025, com 137 votos a favor e 83 contrários, tornando definitiva a proposta apresentada em março pela coalizão liderada por Giorgia Meloni e aprovada na última quinta-feira (15) pelo Senado. 
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana. A proposta, já aprovada pelo Senado no último dia 15, estabelece que apenas filhos e netos de italianos possam solicitar o reconhecimento.
Financiamento de casa na Itália: Foto de uma casa simples no interior da Itália
Ter uma casa na Itália virou um plano cada vez mais comum entre estrangeiros e esse movimento é real: segundo o Instituto Nacional de Estatística (Istat), o número de estrangeiros vivendo na Itália ultrapassou os cinco milhões em 2023, um crescimento em relação ao ano anterior. 
Senado Italiano aprova Decreto-Lei n.º 36/2025: Foto do parlamento italiano em sessão.
O Senado italiano aprovou nesta quinta-feira (15) o Decreto-Lei n.º 36/2025, que impõe restrições ao reconhecimento da cidadania italiana por descendência. A medida, proposta pelo governo da primeira-ministra Giorgia Meloni, foi aprovada com 81 votos favoráveis e 37 contrários, em uma sessão marcada pela baixa participação: apenas 119 dos 205 senadores aptos compareceram.
Valores que a cidadania italiana gera para a Itália: Foto de várias notas de euro
Com a publicação do Decreto-Lei nº 36/2025 no final de março, o debate sobre a cidadania italiana iure sanguinis ganhou ainda mais força. A medida veio na esteira de discussões que já vinham chamando atenção desde a introdução da nova taxa de 600 euros por requerente, prevista na Lei Orçamentária de 2025.
Foto oficial de Giorgia Meloni
Em março de 2025, Meloni assinou um decreto que restringe o acesso à cidadania por descendência. A nova medida limita o reconhecimento automático da cidadania italiana apenas a filhos e netos de cidadãos nascidos na Itália, alterando de forma drástica o entendimento tradicional do ius sanguinis.
Bolsas de estudo na Itália: Foto do Pontifício Colégio Norte-Americano em Roma
Sumário

Quando falamos em educação de qualidade, a Itália não deixa a desejar. Um exemplo disso é o programa de bolsas de estudo oferecido pelo governo italiano, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MAECI). Essa iniciativa permite que brasileiros tenham a oportunidade de estudar em algumas das melhores universidades do mundo, com todo o apoio necessário. 

Ficou interessado? Então continue lendo para saber mais sobre como garantir sua vaga nesse programa incrível!

Como funciona?

O programa disponibiliza bolsas de estudo para alunos de países como Brasil, Angola, Moçambique e várias nações da América Latina, além de cidadãos italianos que vivem fora da Itália. O objetivo é promover o aprendizado da língua, cultura e ciência italiana ao redor do mundo. 

Se o curso que você deseja fazer está entre as opções disponíveis e a universidade escolhida faz parte da lista de instituições participantes, você pode se inscrever e concorrer a uma bolsa para estudar na Itália.

Bolsas de estudo disponíveis

O sistema oferece muitas modalidades, com durações e áreas de estudo variadas. Em geral, as bolsas estão disponíveis para os seguintes tipos de cursos:

  • Mestrado: destinados a estudantes que já completaram um curso de graduação. Com duração de nove meses, as bolsas cobrem o primeiro ou segundo ano do mestrado. Ademais, é importante verificar se o curso escolhido exige exames de admissão.
     
  • Cursos de formação profissional em artes, música e dança: com duração de nove meses, essas bolsas são voltadas para quem pretende se aprofundar em cursos avançados de artes, dança ou música. As exigências de admissão variam conforme a instituição escolhida.
     
  • Doutorado: também com duração de nove meses, as bolsas para doutorado exigem que os candidatos apresentem os documentos necessários para o acesso ao programa e uma carta de admissão da instituição italiana.
     
  • Cursos avançados de língua e cultura italiana: para estudantes com conhecimentos básicos do idioma, essas bolsas têm duração de três meses, proporcionando uma imersão na língua e na cultura italiana. 

Prazos de inscrição

Infelizmente, as inscrições para adquirir a bolsa foram encerradas no dia 14 de junho de 2024, e, por isso, não é mais possível se inscrever neste ciclo. Mas não se preocupe! Fique de olho nas próximas notícias e no lançamento de novos editais para futuras oportunidades. 

Quem pode concorrer à bolsa do MAECI?

Ela está disponível tanto para brasileiros com cidadania italiana (considerados “italianos residentes no exterior”) quanto para aqueles com apenas a nacionalidade brasileira. 

Para se candidatar, é preciso atender a alguns requisitos, como:  

  • Ter um diploma universitário compatível com o curso escolhido (por exemplo, graduação para quem deseja ingressar em um mestrado ou pós-graduação).
     
  • Ter até 28 anos para cursos de mestrado, formação profissional ou língua italiana.
     
  • Ter até 30 anos para ingressar no primeiro ano de doutorado.
     
  • Ter até 40 anos para projetos de pesquisa.
     

Além disso, existem requisitos de proficiência no idioma, dependendo do curso:

  • Para cursos universitários em italiano: nível B2 ou superior em italiano (de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas).
     
  • Para cursos universitários em inglês: nível B2 ou superior em inglês (certificados como TOEFL, TOEFL Essentials, IELTS, entre outros).
     
  • Para cursos de italiano: conhecimento mínimo de italiano no nível A2.
     

A comprovação do nível de idioma deve ser feita na candidatura através de certificado ou atestado. Para doutorado e projetos de pesquisa em cotutela, não é necessário apresentar comprovação de competência linguística.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

O que o programa cobre?

Algumas universidades italianas oferecem isenção das taxas de matrícula para os bolsistas selecionados pelo programa do MAECI. Embora as universidades públicas na Itália não sejam gratuitas e, geralmente, cobram uma taxa anual de matrícula, os bolsistas podem ser isentos dessa cobrança. 

No entanto, essa isenção não se aplica aos cursos de língua e cultura italiana, que exigem que o bolsista pague uma taxa mensal.

As bolsas também incluem um seguro de saúde e um subsídio para ajudar nas despesas de vida. O valor do subsídio varia: 9.000€ para programas de mestrado, doutorado ou formação profissional nas artes, e 3.000€ para o curso de italiano. A renovação da bolsa, quando disponível, depende do cumprimento do plano de estudos do bolsista para o ano acadêmico. 

É Importante ressaltar que a bolsa do MAECI não cobre custos com passagem aérea ou visto. O seguro de saúde cobre situações de doença ou acidente durante o período da bolsa, mas não inclui condições pré-existentes ou cuidados dentários. Por isso, é recomendável que bolsistas com cidadania europeia solicitem o Cartão Europeu de Seguro Saúde (CESD).

Como tornar esse processo mais fácil com a cidadania italiana?

Ter a cidadania italiana pode ser um grande diferencial ao se candidatar a bolsas de estudo na Itália. Ela facilita o processo de inscrição e a obtenção de vistos, além de oferecer maior flexibilidade quanto à duração da estadia no país.  

Cidadãos italianos também têm acesso a benefícios exclusivos, como descontos em serviços públicos e maior facilidade na renovação de documentos. 

Além disso, a cidadania italiana proporciona oportunidades para se integrar ao sistema educacional e cultural da Itália, tornando a experiência de estudar na Itália ainda mais enriquecedora.

Vale a pena estudar na Itália?

Com certeza! As universidades italianas oferecem uma educação de altíssima qualidade, com cursos de excelência, professores renomados e infraestrutura de ponta.

Estudar na Itália em uma instituição de ensino superior também traz outra grande vantagem: o reconhecimento internacional da qualidade acadêmica dessas universidades. Um diploma de uma universidade de prestígio abre portas em todo o mundo, seja para continuar os estudos ou para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Você ainda tem a possibilidade de obter a cidadania italiana, o que facilita muito o processo de ingresso nas universidades do país.

Se você deseja dar esse passo, a io.gringo pode ajudar na obtenção da cidadania italiana, tornando o sonho de estudar em uma universidade na Itália ainda mais acessível. Assim, você estará pronto para aproveitar todas as vantagens acadêmicas e culturais que a Itália tem a oferecer.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.