Mapa da Itália: Foto de um mapa italiano mostrando a região próxima de Nápoles
Neste texto, você vai entender como o território italiano está dividido, conhecer as 20 regiões que formam o país, descobrir suas principais cidades, paisagens de tirar o fôlego, como os Alpes ao norte, o Mar Mediterrâneo ao sul e as ilhas da Sicília e Sardenha, e ainda ver como esse conhecimento pode ajudar na hora de planejar uma viagem, pesquisar suas origens familiares ou até dar início ao processo de cidadania italiana.
Como a Sicília encanta viajantes e descendentes de italianos: Foto da comuna de Cefalù, mostrando a vista da cidade e do oceano
Quem visita a Sicília dificilmente volta para casa da mesma forma. A maior ilha da Itália impressiona com o contraste entre o azul intenso do mar, as montanhas vulcânicas e as cidades antigas cheias de histórias, um cenário que chama atenção e desperta a curiosidade de quem passa por lá.
Foto da Descubra a Fontana di Trevi durante o dia
Em Roma, entre vielas movimentadas e praças históricas, a Fontana di Trevi se impõe como um dos monumentos mais conhecidos da cidade. Construída sob as ordens do papa Nicolau V, a fonte mistura arte, mitologia e tradição, atraindo milhões de visitantes todos os anos.
corte constitucional italiana
Nesta quinta-feira, dia 31 de julho, a Corte Constitucional Italiana publicou a sentença n.º 142/2025 e reafirmou que a cidadania italiana é um direito desde o nascimento para quem tem ascendência italiana, independentemente de gerações ou formalizações burocráticas em resposta a ações movidas pelos tribunais de Bologna, Roma, Milão e Florença.
A história da Grande Imigração dos italianos: foto do navio Vapor SS La Bretagne, responsável pelo transporte de imigrantes italianos para Santa Catarina
A grande imigração italiana foi um dos maiores movimentos migratórios voluntários da história. Entre o final do século XIX e meados do século XX, milhões de italianos deixaram seu país natal, impulsionados por uma série de adversidades que afetavam tanto o campo quanto as cidades: pobreza generalizada, instabilidade política, falta de oportunidades, escassez de terras agricultáveis e, mais tarde, as consequências das grandes guerras.
Regiões da Itália as 20 divisões do país: Foto de uma vilazinha italiana próxima aos Alpes
Você sabia que a Itália é formada por 20 regiões, cada uma com sua própria identidade? Pois é! Ao pensar na Itália, logo vêm à mente monumentos históricos, paisagens deslumbrantes e uma das gastronomias mais admiradas do mundo.  Mas por trás de toda essa beleza, existe uma organização territorial que revela a verdadeira alma do país com traços culturais, históricos, econômicos e até linguísticos muito próprios.
Como provar ascendência sem documentos originais: Foto de pessoas ao redor de uma mesa, analisando documentos italianos
Sumário

Bom, acontece! Às vezes perdemos a chave de casa, o celular e até nossos preciosos documentos italianos. Se você está nessa situação e não sabe o que fazer, fique tranquilo. Respire fundo, pois sempre há uma solução para tudo, inclusive para provar ascendência.

É verdade que, com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 36/2025, os critérios para o reconhecimento da cidadania por descendência ficaram mais restritivos, agora, o direito se limita apenas a filhos e netos de italianos, e os consulados estão com os atendimentos temporariamente suspensos para novos pedidos.

Mesmo assim, vamos continuar este conteúdo normalmente, para te ajudar a entender onde encontrar a documentação necessária, quais são os papéis exigidos e como agir caso você tenha perdido alguma certidão importante. Não se preocupe, a Itália não vai te abandonar!

Quais são os documentos exigidos para obter a cidadania italiana?

Para reconhecer a cidadania italiana, é preciso reunir uma série de documentos que comprovem sua linhagem familiar. Esses documentos devem ser provenientes de cartórios de registro civil e/ou de instituições eclesiásticas (como igrejas e dioceses) e devem estar em boas condições, ou seja, legíveis.

No geral, os documentos exigidos incluem: 

  • Certidões de nascimento do italiano até o requerente;
  • Certidões de casamento do italiano até o requerente;
  • Certidões de óbito do italiano ao requerente (se necessário);
  • Certidão Negativa de Naturalização (CNN).
     

Vale lembrar que a lista de documentos pode variar conforme o tipo de reconhecimento, como via matrimônio, via judicial, por meio do consulado italiano ou diretamente na Itália.

Se algum documento estiver perdido ou danificado, é preciso solicitar sua reconstrução ou substituição. Um advogado especializado é fundamental nesse processo, pois ele orienta na obtenção das provas e envia a documentação ao juiz, que decidirá sobre a restauração ou substituição.

Como provar ascendência sem os documentos originais?

Na verdade, não tem como provar a ascendência italiana sem os documentos originais. Para adquirir a cidadania, é preciso ter em mãos as certidões de nascimento, casamento e óbito dos seus antepassados, tudo devidamente oficializado. Esses documentos são a chave para comprovar sua linhagem e garantir que seu pedido seja aceito. 

Se não tiver as certidões originais ou cópias autenticadas, não tem jeito: o processo não vai andar. Por isso, quem busca a cidadania italiana precisa mesmo correr atrás desses papéis!

Onde buscar documentos de imigrantes italianos?

Eles podem ser encontrados em diversos locais, sendo os principais: 

  • Arquivos públicos, como municipais e estaduais;
  • Instituições religiosas (igrejas e dioceses);
  • Arquivos privados, como os de famílias ou organizações.
     

No Brasil, o Arquivo Nacional, localizado no Rio de Janeiro, é uma das principais fontes de documentos históricos sobre imigrantes italianos. Ele guarda um acervo com mais de 500 mil registros, incluindo nascimento, casamento, óbito, naturalização e emigração.

As instituições religiosas também são uma ótima fonte, oferecendo documentos como batismos, casamentos e óbitos, que ajudam a comprovar a ascendência para quem busca a cidadania italiana.

Além disso, Arquivos Estaduais podem conter listas de alistamento e convocação militar, cujas informações podem ser importantes para validar a cidadania italiana de um requerente.

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Dicas para recuperar os documentos perdidos

Perdeu seus documentos e não sabe o que fazer? Não se preocupe! Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a recuperá-los:

  1. Consulte os cartórios e arquivos públicos: Se os documentos foram registrados no Brasil, você pode começar a busca nos cartórios de registro civil e arquivos públicos, como o Arquivo Nacional ou os arquivos estaduais. Essas instituições guardam registros de nascimento, casamento, óbito e outros documentos de imigração.
     
  2. Pesquise nas instituições religiosas: Igrejas e dioceses também podem ter registros importantes, como batismos, casamentos e óbitos, principalmente se seus antepassados foram imigrantes italianos e fizeram parte de alguma comunidade local.
     
  3. Peça ajuda ao consulado italiano: O consulado pode orientá-lo sobre como recuperar documentos. Eles também podem ajudar a solicitar certidões diretamente da Itália, caso seja necessário.
     
  4. Solicite a reconstrução ou emissão de novos documentos: Se os documentos foram danificados ou perdidos de forma irrecuperável, é possível solicitar a reconstrução ou a emissão de novas certidões.
     
  5. Contrate uma assessoria especializada: Se a busca por documentos ficar complicada, uma assessoria especializada em cidadania italiana, como a io.gringo, pode ajudar no processo de obtenção dos registros, além de preparar e enviar a documentação a um juiz.
     
  6. Procure por registros de imigração: Para documentos relacionados à imigração, como registros de entrada e naturalização, você pode consultar o Arquivo Nacional e outras instituições que guardam esses dados, como o Ministério da Justiça ou a Polícia Federal.
     

Com essas dicas, você vai estar mais preparado para recuperar seus documentos italianos e seguir com o processo de cidadania!

Deixe com quem entende do assunto!

Se você estiver encontrando dificuldades na busca pelos documentos, conte com o auxílio da io.gringo! Oferecemos serviços especializados de pesquisa e busca de documentos no Brasil e diretamente na Itália. Além de montarmos sua árvore genealógica e traduzirmos todas as suas certidões.

Entre em contato conosco agora mesmo e deixe nossa equipe de especialistas cuidarem de cada etapa do processo de identificação, solicitação e coleta da documentação para cidadania italiana.

Por Isabella Bilard

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.