Regiões da Itália as 20 divisões do país: Foto de uma vilazinha italiana próxima aos Alpes
Você sabia que a Itália é formada por 20 regiões, cada uma com sua própria identidade? Pois é! Ao pensar na Itália, logo vêm à mente monumentos históricos, paisagens deslumbrantes e uma das gastronomias mais admiradas do mundo.  Mas por trás de toda essa beleza, existe uma organização territorial que revela a verdadeira alma do país com traços culturais, históricos, econômicos e até linguísticos muito próprios.
Vale a pena viajar para a Itália em Agosto: Foto de pessoas na praia de Cefalú, Itália
A primeira coisa que você precisa saber é: agosto é o auge do verão europeu e um dos meses mais peculiares para se estar na Itália. É uma época em que tudo esquenta, o clima, o movimento turístico, as festas e também os preços, especialmente nas praias e nos destinos mais badalados.
Como foi a imigração italiana no Rio Grande do Sul: Foto de um farol com a cidade de Porto Alegre ao fundo
Quando pensamos na Serra Gaúcha, logo vêm à mente imagens de vinhedos, casas de pedra e mesas fartas de polenta e galeto. Mas, na verdade, tudo isso só existe por causa de uma história que começou há 150 anos, quando os primeiros italianos chegaram ao Rio Grande do Sul em busca de uma vida melhor.
Conheça a proposta A.C.2369: Foto da comune de Tagliacozzo na Itália
A cidadania italiana sempre foi um tema que mobiliza muitos descendentes de italianos interessados em formalizar esse vínculo com a Itália. Com isso, nos últimos anos, o número de pedidos cresceu tanto que resultou em uma sobrecarga nos consulados e longas filas de espera. Para lidar com essa situação, o governo italiano tem buscado reformular todo o processo, e uma das propostas nesse contexto é a A.C.2369.
Posicionamento da io.gringo diante da nova lei da cidadania italiana: Foto do Castelo Sant'Angelo em Roma
A io.gringo nasceu com o propósito de apoiar brasileiros na busca pelas suas origens italianas, oferecendo uma assessoria completa, responsável e transparente no processo de reconhecimento da cidadania. Ao longo dos últimos anos, já acompanhamos mais de 7 mil famílias, sempre com foco na qualidade do atendimento, no cuidado com cada história e no compromisso com a verdade.
Corte Constitucional da Itália analisa limites do direito à cidadania italiana: Foto da prefeitura de Aosta
Na última terça-feira, 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália realizou uma audiência para analisar a constitucionalidade da transmissão da cidadania italiana por ius sanguinis (direito de sangue), sem limite de gerações, como previsto no artigo 1º da Lei nº 91/1992.
Como provar ascendência sem documentos originais: Foto de pessoas ao redor de uma mesa, analisando documentos italianos
Sumário

Bom, acontece! Às vezes perdemos a chave de casa, o celular e até nossos preciosos documentos italianos. Se você está nessa situação e não sabe o que fazer, fique tranquilo. Respire fundo, pois sempre há uma solução para tudo, inclusive para provar ascendência.

É verdade que, com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 36/2025, os critérios para o reconhecimento da cidadania por descendência ficaram mais restritivos, agora, o direito se limita apenas a filhos e netos de italianos, e os consulados estão com os atendimentos temporariamente suspensos para novos pedidos.

Mesmo assim, vamos continuar este conteúdo normalmente, para te ajudar a entender onde encontrar a documentação necessária, quais são os papéis exigidos e como agir caso você tenha perdido alguma certidão importante. Não se preocupe, a Itália não vai te abandonar!

Quais são os documentos exigidos para obter a cidadania italiana?

Para reconhecer a cidadania italiana, é preciso reunir uma série de documentos que comprovem sua linhagem familiar. Esses documentos devem ser provenientes de cartórios de registro civil e/ou de instituições eclesiásticas (como igrejas e dioceses) e devem estar em boas condições, ou seja, legíveis.

No geral, os documentos exigidos incluem: 

  • Certidões de nascimento do italiano até o requerente;
  • Certidões de casamento do italiano até o requerente;
  • Certidões de óbito do italiano ao requerente (se necessário);
  • Certidão Negativa de Naturalização (CNN).
     

Vale lembrar que a lista de documentos pode variar conforme o tipo de reconhecimento, como via matrimônio, via judicial, por meio do consulado italiano ou diretamente na Itália.

Se algum documento estiver perdido ou danificado, é preciso solicitar sua reconstrução ou substituição. Um advogado especializado é fundamental nesse processo, pois ele orienta na obtenção das provas e envia a documentação ao juiz, que decidirá sobre a restauração ou substituição.

Como provar ascendência sem os documentos originais?

Na verdade, não tem como provar a ascendência italiana sem os documentos originais. Para adquirir a cidadania, é preciso ter em mãos as certidões de nascimento, casamento e óbito dos seus antepassados, tudo devidamente oficializado. Esses documentos são a chave para comprovar sua linhagem e garantir que seu pedido seja aceito. 

Se não tiver as certidões originais ou cópias autenticadas, não tem jeito: o processo não vai andar. Por isso, quem busca a cidadania italiana precisa mesmo correr atrás desses papéis!

Onde buscar documentos de imigrantes italianos?

Eles podem ser encontrados em diversos locais, sendo os principais: 

  • Arquivos públicos, como municipais e estaduais;
  • Instituições religiosas (igrejas e dioceses);
  • Arquivos privados, como os de famílias ou organizações.
     

No Brasil, o Arquivo Nacional, localizado no Rio de Janeiro, é uma das principais fontes de documentos históricos sobre imigrantes italianos. Ele guarda um acervo com mais de 500 mil registros, incluindo nascimento, casamento, óbito, naturalização e emigração.

As instituições religiosas também são uma ótima fonte, oferecendo documentos como batismos, casamentos e óbitos, que ajudam a comprovar a ascendência para quem busca a cidadania italiana.

Além disso, Arquivos Estaduais podem conter listas de alistamento e convocação militar, cujas informações podem ser importantes para validar a cidadania italiana de um requerente.

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Dicas para recuperar os documentos perdidos

Perdeu seus documentos e não sabe o que fazer? Não se preocupe! Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a recuperá-los:

  1. Consulte os cartórios e arquivos públicos: Se os documentos foram registrados no Brasil, você pode começar a busca nos cartórios de registro civil e arquivos públicos, como o Arquivo Nacional ou os arquivos estaduais. Essas instituições guardam registros de nascimento, casamento, óbito e outros documentos de imigração.
     
  2. Pesquise nas instituições religiosas: Igrejas e dioceses também podem ter registros importantes, como batismos, casamentos e óbitos, principalmente se seus antepassados foram imigrantes italianos e fizeram parte de alguma comunidade local.
     
  3. Peça ajuda ao consulado italiano: O consulado pode orientá-lo sobre como recuperar documentos. Eles também podem ajudar a solicitar certidões diretamente da Itália, caso seja necessário.
     
  4. Solicite a reconstrução ou emissão de novos documentos: Se os documentos foram danificados ou perdidos de forma irrecuperável, é possível solicitar a reconstrução ou a emissão de novas certidões.
     
  5. Contrate uma assessoria especializada: Se a busca por documentos ficar complicada, uma assessoria especializada em cidadania italiana, como a io.gringo, pode ajudar no processo de obtenção dos registros, além de preparar e enviar a documentação a um juiz.
     
  6. Procure por registros de imigração: Para documentos relacionados à imigração, como registros de entrada e naturalização, você pode consultar o Arquivo Nacional e outras instituições que guardam esses dados, como o Ministério da Justiça ou a Polícia Federal.
     

Com essas dicas, você vai estar mais preparado para recuperar seus documentos italianos e seguir com o processo de cidadania!

Deixe com quem entende do assunto!

Se você estiver encontrando dificuldades na busca pelos documentos, conte com o auxílio da io.gringo! Oferecemos serviços especializados de pesquisa e busca de documentos no Brasil e diretamente na Itália. Além de montarmos sua árvore genealógica e traduzirmos todas as suas certidões.

Entre em contato conosco agora mesmo e deixe nossa equipe de especialistas cuidarem de cada etapa do processo de identificação, solicitação e coleta da documentação para cidadania italiana.

Por Isabella Bilard

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.