Corte Constitucional o futuro da cidadania italiana por descendência: Foto de uma igreja em frente os picos das Dolomitas
Ciao, querido leitor! Já marca aí na agenda: no dia 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália vai analisar se a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), sem limite de gerações e sem exigência de vínculos territoriais, culturais ou linguísticos com a Itália, está, de fato, de acordo com a Constituição do país.
Cidadania italiana via inconstitucional: Foto do Piazza Venezia vista a partir do Vittoriano.
Depois de todas as mudanças que o Decreto-Lei nº 36/2025 trouxe para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, você provavelmente está se perguntando: “E agora? Como vou conseguir reconhecer a minha?”, acertei?
Decreto 36/2025: Foto de um hotel histórico na Itália
Está à procura de uma análise concreta sobre o decreto mais polêmico do ano? Então você está no lugar certo! Afinal, falar do decreto-lei nº 36/2025 sem examinar os pontos mais controversos do seu texto seria ignorar o que está por trás de toda a repercussão. Mas, antes de tudo, vale recapitular o que aconteceu.
A melhor empresa de cidadania italiana: Foto da equipe da io.gringo
Falou cidadania italiana? Falou io.gringo! Somos a empresa que nasceu no coração do Vale do Paraíba, em Taubaté (SP), e hoje já estamos com o pé no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo,  e, claro, na cidade eterna: Roma. 
Decreto-Lei nº 36/2025 é aprovado e novas regras para a cidadania italiana: Foto da bandeira italiana
Ontem, dia 20 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o Decreto-Lei nº 36/2025, com 137 votos a favor e 83 contrários, tornando definitiva a proposta apresentada em março pela coalizão liderada por Giorgia Meloni e aprovada na última quinta-feira (15) pelo Senado. 
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana. A proposta, já aprovada pelo Senado no último dia 15, estabelece que apenas filhos e netos de italianos possam solicitar o reconhecimento.
Consulado italiano mais rápido: Foto de um sitio arqueológico em Roma
Sumário

A verdade é que não existe um consulado italiano “mais rápido” no Brasil, pois os tempos de espera variam de acordo com a demanda de cada consulado. Entretanto, alguns consulados podem ter menos demanda em relação a outros.

No geral, os consulados das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, costumam ter filas mais longas devido ao número maior de solicitantes. A melhor opção é verificar o tempo de espera no consulado responsável pela sua jurisdição, já que, por lei, o processo deve ser realizado no consulado correspondente à sua área de residência.

Saiba mais em nosso conteúdo.

Alterações na cidadania italiana em 2025

Com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 36/2025, os consulados italianos no Brasil suspenderam temporariamente os agendamentos para novos pedidos de reconhecimento de cidadania por descendência.

A suspensão ocorre em resposta às mudanças trazidas pelo decreto, que passou a restringir o direito à cidadania italiana por jus sanguinis apenas a filhos e netos de italianos, representando uma ruptura em relação à regra anterior, que permitia o reconhecimento sem limite de gerações, desde que fosse comprovada a linha de descendência.

Enquanto aguardam definições sobre a aplicabilidade definitiva do decreto, especialmente diante de questionamentos sobre sua constitucionalidade, muitos consulados optaram por interromper os atendimentos relacionados a novos processos de cidadania.

Diante dessa limitação e incerteza, cresce a procura pela via judicial na Itália como alternativa, principalmente por parte de bisnetos e trinetos de italianos que ficaram de fora da nova regra. Essa via exige o acompanhamento de um advogado especializado, mas pode garantir o reconhecimento da cidadania com base no entendimento anterior da legislação.

Fila de espera no consulado italiano

Para adquirir o reconhecimento da cidadania italiana, é necessário ingressar na fila consular. Esse processo envolve a obtenção de um número de chamada e a espera pela convocação, que ocorre por meio de listas divulgadas anualmente pelos consulados.

Cada consulado italiano no Brasil adota um sistema próprio de ingresso na fila, sendo que a maioria utiliza o sistema de agendamento online chamado Prenot@Mi.

Contudo, a espera para entrar na fila pode ser bem longa, variando entre 6 a 10 anos, embora a legislação estipula que o prazo máximo de espera seja de 2 anos. Durante esse período, é importante começar a reunir as documentações, como certidões, e corrigir possíveis erros nos documentos.

Como entrar nessa fila?

É preciso preencher um formulário online com suas informações e as do seu antepassado italiano, além de apresentar documentos que comprovem sua ligação com ele, como as certidões de nascimento, casamento e óbito dos pais e avós.

Através do portal Prenot@mi, é possível verificar a disponibilidade de datas para agendar o atendimento no consulado. No entanto, com a suspensão dos processos de reconhecimento de cidadania por descendência (jus sanguinis) nos consulados italianos no Brasil, o sistema tem apresentado instabilidades e dificuldades de acesso.

Vale lembrar que não existe outro caminho oficial para entrar na fila consular, e, mesmo quando em funcionamento normal, o tempo de espera pode ultrapassar 10 anos.

Quais documentos são necessários?

A lista de documentos para o processo de cidadania italiana no consulado inclui:

  • Certidão de nascimento;
     
  • Certidão de casamento;
     
  • Certidão de óbito;
     
  • Comprovante de pagamento da taxa consular;
     
  • Certidão Negativa de Naturalização;
     
  • Documentos de divórcios e escrituras declaratórias, se aplicável.
     

Veja mais sobre os documentos necessários para a cidadania italiana.

Todas as certidões devem estar traduzidas e apostiladas conforme a Convenção da Apostila de Haia.

Posso escolher o consulado com a fila mais curta para reconhecer minha cidadania italiana?

Não. Você deve solicitar o reconhecimento da cidadania no consulado correspondente à sua residência. Cada consulado tem sua própria jurisdição, e a fila é organizada com base nessa área geográfica.

Você pode descobrir o consulado que atende sua jurisdição através do site oficial do Ministério das Relações Exteriores. A ferramenta oferece seções dedicadas aos consulados e embaixadas, onde é possível encontrar informações detalhadas sobre as localizações e jurisdições de cada representação diplomática.

Lista dos consulados italianos no Brasil

No Brasil, as Repartições Diplomáticas Italianas possuem jurisdição própria, o que significa que cada consulado italiano atende a mais de uma região. No total, o país conta com seis consulados e uma embaixada.

  1. Consulado italiano de Belo Horizonte; responsável pelo estado de Minas Gerais;
     
  2. Consulado italiano de São Paulo; responsável por Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Acre e Rondônia;
     
  3.  Consulado italiano de Curitiba; responsável por Paraná e Santa Catarina;
     
  4. Consulado italiano de Porto Alegre; responsável pelo Rio Grande do Sul;
     
  5. Consulado italiano do Rio de Janeiro; responsável pelo Rio de Janeiro e Espírito Santo;
     
  6. Consulado italiano de Recife; responsável por Maranhão, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí;
     
  7. Embaixada italiana em Brasília; responsável pelo Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima.

Passo a passo para adquirir a cidadania italiana no consulado

Se você desejar tirar a cidadania italiana no Brasil e por conta própria, seguem os passos necessários:

  1. Agendar uma visita ao consulado que atende à sua região, muitas vezes feito através do Prenot@mi (o que vai demorar, pois a fila de espera atualmente é bem longa);
     
  2. Organizar seus documentos, garantir que todos estejam traduzidos por tradutores juramentados e apostilados em cartório habilitado;
     
  3. Os documentos serão recebidos pelo consulado e assim avaliados;
     
  4. Após a avaliação, o consulado comunicará a aprovação ou os erros que devem ser corrigidos. Por isso, é importante garantir que todos os documentos estejam perfeitos. Esta é a etapa que pode demorar alguns anos para conclusão e erros podem atrasar todo o processo. É aqui que a maioria das pessoas enfrenta problemas;
     
  5. Com tudo correto, o consulado retornará com a aprovação da cidadania e o solicitante será considerado um cidadão italiano;
     
  6. Com a cidadania, é necessário realizar a inscrição no AIRE;
     
  7. A partir daí, será possível fazer a solicitação do passaporte!

Cidadania italiana pela via judicial

Para aqueles que enfrentam dificuldades com o sistema online, a via judicial apresenta-se como uma opção viável para obter a cidadania italiana. Nesse processo, os advogados atuam na Itália com uma procuração, representando o requerente e apresentando os documentos necessários nos tribunais italianos.

A via judicial é concluída em cerca de dois anos, enquanto o processo consular pode levar até dez anos, especialmente em Curitiba, onde a falta de agendamento deixa muitos indivíduos sem alternativas.

E apesar do processo ser conduzido no país europeu, não é preciso deslocar-se até lá, pois toda a representação é feita por um advogado autorizado, que garante que todos os requisitos legais sejam atendidos e que a documentação esteja correta.

Diante disso, podemos chegar à conclusão de que o processo judicial não apenas oferece uma solução para os empecilhos apresentados, mas também ressalta a necessidade urgente de possibilidades mais eficientes.

Vantagens da via judicial

Veja algumas vantagens da via judicial:

  • Todos os membros da sua família podem participar. Quanto mais membros, mais diluído fica o custo do processo;
     
  • Você não vai participar das longas filas do consulado;
     
  • Não requer presença na Itália;
     
  • Garantia de segurança e transparência no processo;
     
  • Pagamentos parcelados e em reais;
     
  • Representação de especialistas que possuem experiência.
     

Quer saber mais? Entre em contato com a io.gringo e descubra como solicitar sua tão sonhada cidadania italiana de uma maneira segura e eficaz!

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.