Apesar da etapa de pesquisa de documentação para cidadania italiana ser considerada como a mais “chatinha”, é um processo importantíssimo no reconhecimento da sua dupla nacionalidade. Porque são esses dados que comprovam sua linhagem italiana.
É por eles que os consulados competentes avaliam se você tem direito ou não da cidadania. E hoje, iremos te mostrar todos os documentos necessários, além de contar como e onde você deve buscar esses dados.
Vamos lá?
Que documentos devem ser buscados?
No geral, a lista de documentos necessários não é extensa. Porém, cada caso requer uma solicitação específica, sendo elas: por descendência, matrimônio ou via materna.
Se tiver dúvidas de quais documentos procurar, você pode ver a lista de documentos aqui.
É de extrema importância certificar-se que estejam completos e detalhados, ou seja, em formato inteiro teor. Além de estarem devidamente apostilados e traduzidos por um tradutor juramentado.
Veja a seguir a lista documentos:
- Certidão de nascimento do italiano até o requerente;
- Certidão de casamento do cidadão italiano até o solicitante;
- Certidão de óbito do italiano ao requerente (caso haja);
- Certidão negativa de nacionalidade.
Como citamos anteriormente, todas as certidões devem estar completas, independentemente da via escolhida para iniciar seu processo de cidadania italiana. Caso não esteja, há riscos de atraso e cancelamento do seu procedimento.
Onde buscar a documentação para a cidadania italiana?
Falamos quais documentos são precisos, mas está na hora de dizer onde achar esses dados, não é mesmo? Podemos buscá-los tanto no Brasil quanto na Itália. Confira abaixo:
- Certidões brasileiras: as certidões são mantidas nos cartórios de registro civil no Brasil. No documento oficial, encontram-se detalhes como o local, cidade e nome do cartório. É essencial entrar em contato com esses cartórios e solicitar uma cópia no formato Inteiro Teor.
- Certidões italianas: as certidões são arquivadas nos municípios ou nas igrejas e paróquias na Itália. Para solicitar esses documentos, é preciso ter proficiência no idioma italiano e compreender os costumes locais.
Além desses, você pode encontrar informações úteis nos sites oficiais do governo italiano, que geralmente têm seções dedicadas à cidadania e imigração.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
Quanto tempo demora a busca de documentação?
O tempo necessário para obter a documentação para a cidadania italiana pode variar dependendo de várias questões, como a disponibilidade dos registros, a eficiência dos órgãos responsáveis e a complexidade do processo.
Em média, a busca dos dados demora entre 1 ano e 6 meses. No entanto, este prazo pode mudar conforme complicações na solicitação de certidões ou se for necessário realizar pesquisas genealógicas extensas.
É válido estar preparado para um processo que pode levar algum tempo. Trabalhar em conjunto com profissionais ou especialistas em cidadania italiana também pode auxiliar na agilização do seu caso em específico.
O que preciso para buscar a documentação?
Informações como: nome, datas e locais em que você e seu parente italiano nasceu são úteis na busca dos documentos. Para ficar mais claro, veja a seguir.
- Para o antepassado italiano, é preciso do nome completo, data e local de nascimento, data de casamento, e data de óbito (se aplicável);
- Para o descendente, é necessário o nome completo, datas e locais de nascimento, datas do matrimônio e de óbito dos descendentes na linha ascendente até o solicitante.
Além desses, tenha um comprovante de residência em mãos. Pois, alguns consulados podem solicitá-lo para processar sua solicitação.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
O que acontece se não encontrar os documentos?
Caso você não consiga encontrar todos os documentos precisos para a dupla nacionalidade, haverá grandes chances de enfrentar empecilhos durante o processo. Aqui estão alguns deles:
- Pesquisa extra
O requerente pode fazer uma busca mais aprofundada em arquivos e registros familiares para localizar os documentos ausentes. Isso pode envolver o contato com outros membros da família ou solicitar ajuda de profissionais de genealogia.
- Substituições
Em algumas situações, pode ser necessário buscar outras alternativas, como a busca de documentações alternativas ou a realização de pesquisas adicionais para que sejam aceitas pelos órgãos competentes.
- Atraso no processo:
A ausência de quaisquer documentos pode resultar em atrasos no processo de obtenção da cidadania. Além disso, há riscos de o consulado italiano rejeitar temporariamente o seu pedido até que você os forneça.
Se você estiver enfrentando dificuldades na procura dos documentos, busque auxilio de uma assessoria expert em cidadania italiana como a io.gringo.
Oferecemos serviços especializados de pesquisa e busca de documentos no Brasil e diretamente na Itália. Além de montarmos sua árvore genealógica e traduzirmos todas as suas certidões.
Entre em contato conosco agora mesmo e deixe nossa equipe de especialistas cuidarem de cada etapa do processo de identificação, solicitação e coleta da documentação para cidadania italiana.