Tribunal de Bolonha questiona limites temporais para aquisição da cidadania italiana por descendência

Mapa da Itália: Foto de um mapa italiano mostrando a região próxima de Nápoles
Neste texto, você vai entender como o território italiano está dividido, conhecer as 20 regiões que formam o país, descobrir suas principais cidades, paisagens de tirar o fôlego, como os Alpes ao norte, o Mar Mediterrâneo ao sul e as ilhas da Sicília e Sardenha, e ainda ver como esse conhecimento pode ajudar na hora de planejar uma viagem, pesquisar suas origens familiares ou até dar início ao processo de cidadania italiana.
Como a Sicília encanta viajantes e descendentes de italianos: Foto da comuna de Cefalù, mostrando a vista da cidade e do oceano
Quem visita a Sicília dificilmente volta para casa da mesma forma. A maior ilha da Itália impressiona com o contraste entre o azul intenso do mar, as montanhas vulcânicas e as cidades antigas cheias de histórias, um cenário que chama atenção e desperta a curiosidade de quem passa por lá.
Foto da Descubra a Fontana di Trevi durante o dia
Em Roma, entre vielas movimentadas e praças históricas, a Fontana di Trevi se impõe como um dos monumentos mais conhecidos da cidade. Construída sob as ordens do papa Nicolau V, a fonte mistura arte, mitologia e tradição, atraindo milhões de visitantes todos os anos.
corte constitucional italiana
Nesta quinta-feira, dia 31 de julho, a Corte Constitucional Italiana publicou a sentença n.º 142/2025 e reafirmou que a cidadania italiana é um direito desde o nascimento para quem tem ascendência italiana, independentemente de gerações ou formalizações burocráticas em resposta a ações movidas pelos tribunais de Bologna, Roma, Milão e Florença.
A história da Grande Imigração dos italianos: foto do navio Vapor SS La Bretagne, responsável pelo transporte de imigrantes italianos para Santa Catarina
A grande imigração italiana foi um dos maiores movimentos migratórios voluntários da história. Entre o final do século XIX e meados do século XX, milhões de italianos deixaram seu país natal, impulsionados por uma série de adversidades que afetavam tanto o campo quanto as cidades: pobreza generalizada, instabilidade política, falta de oportunidades, escassez de terras agricultáveis e, mais tarde, as consequências das grandes guerras.
Regiões da Itália as 20 divisões do país: Foto de uma vilazinha italiana próxima aos Alpes
Você sabia que a Itália é formada por 20 regiões, cada uma com sua própria identidade? Pois é! Ao pensar na Itália, logo vêm à mente monumentos históricos, paisagens deslumbrantes e uma das gastronomias mais admiradas do mundo.  Mas por trás de toda essa beleza, existe uma organização territorial que revela a verdadeira alma do país com traços culturais, históricos, econômicos e até linguísticos muito próprios.
Tribunal de Bolonha: Foto aérea da cidade de Bolonha, na Itália
Sumário

Ciao, querido leitor! Chegou o dia de falarmos sobre a transmissão da cidadania italiana e, nada mais apropriado do que comentarmos a situação do Tribunal de Bolonha que pegou os ítalos-brasileiros de surpresa!  

Isso porque 12 brasileiros estão no centro de um debate jurídico para obter a cidadania por meio de uma antepassada italiana nascida em 1874, na província de Bolonha. Ela migrou para o Brasil ainda jovem e faleceu em 1976, aos 102 anos. 

O Tribunal de Bolonha pediu à Corte Constitucional da Itália que avalie se a transmissão de cidadania por direito de sangue (jus sanguinis) sem limite de geração está de acordo com os princípios da Constituição italiana. Esse pedido foi feito dentro de um processo movido pelos 12 brasileiros, que buscam o reconhecimento da cidadania com base nessa ligação ancestral. 

O tribunal destacou que os requerentes nunca residiram nem visitaram a Itália e não têm conhecimento da língua, exceto por uma mulher que enviou e-mails em italiano para seu advogado. 

Segundo o presidente do Tribunal de Bolonha, Pasquale Liccardo, a legislação italiana é uma das poucas no mundo que reconhece o jus sanguinis sem impor limites de gerações, o que contribui para que o número de descendentes de italianos no exterior seja estimado em milhões. 

Esse debate jurídico, iniciado antes da aprovação do Decreto-Lei nº 36/2025, antecipou, de certa forma, a mudança mais drástica que já vimos na legislação italiana sobre o tema. 

Com o decreto, aprovado em março de 2025, o direito à cidadania por descendência passou a ser limitado a filhos e netos de italianos, e ainda exige que o ascendente tenha possuído exclusivamente a cidadania italiana, ou ao menos tê-la exclusivamente no momento do falecimento.

Além disso, o decreto levou os consulados italianos a suspenderem temporariamente novos pedidos administrativos de cidadania por descendência, o que fez da via judicial, com base na inconstitucionalidade da nova regra, o único caminho viável para quem foi afetado pelas mudanças.

Outros casos que envolvem a cidadania italiana

Essa não é a primeira tentativa de alterar a legislação sobre a concessão da cidadania. Em junho de 2023, o senador Roberto Menia, do partido de extrema-direita Fratelli d’Italia (Irmãos da Itália), propôs um projeto de lei que estabelece um limite de três gerações para a concessão da cidadania. O projeto inclui a exigência de comprovação de conhecimento da língua italiana e nível intermediário. 

Além disso, para os descendentes a partir do quarto grau, a proposta determina que, além do domínio do idioma, seja necessário residir na Itália por, no mínimo, um ano. Entretanto, a proposta ainda está em análise no parlamento.

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Cidadania via jus sanguinis

A cidadania italiana sempre se baseou no princípio do jus sanguinis, o direito de sangue, permitindo que descendentes de italianos, mesmo nascidos fora do país, reivindiquem sua nacionalidade. Até então, a legislação não previa limite de gerações, desde que a linha de descendência fosse comprovada com documentos válidos.

Mas, com a nova lei em vigor e a análise da Corte Constitucional em andamento, o cenário passa a ser de incerteza e espera. O futuro da cidadania por descendência, principalmente para quem está além da geração de netos, dependerá dos próximos posicionamentos da Justiça italiana.

Quer entender como tudo isso afeta o seu caso? A io.gringo está acompanhando cada etapa dessa discussão e pronta para te ajudar a navegar por esse novo momento da cidadania italiana.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.