A io.gringo oferece uma assessoria para passaporte italiano em todos os seus processos

Financiamento de casa na Itália: Foto de uma casa simples no interior da Itália
Ter uma casa na Itália virou um plano cada vez mais comum entre estrangeiros e esse movimento é real: segundo o Instituto Nacional de Estatística (Istat), o número de estrangeiros vivendo na Itália ultrapassou os cinco milhões em 2023, um crescimento em relação ao ano anterior. 
Senado Italiano aprova Decreto-Lei n.º 36/2025: Foto do parlamento italiano em sessão.
O Senado italiano aprovou nesta quinta-feira (15) o Decreto-Lei n.º 36/2025, que impõe restrições ao reconhecimento da cidadania italiana por descendência. A medida, proposta pelo governo da primeira-ministra Giorgia Meloni, foi aprovada com 81 votos favoráveis e 37 contrários, em uma sessão marcada pela baixa participação: apenas 119 dos 205 senadores aptos compareceram.
Valores que a cidadania italiana gera para a Itália: Foto de várias notas de euro
Com a publicação do Decreto-Lei nº 36/2025 no final de março, o debate sobre a cidadania italiana iure sanguinis ganhou ainda mais força. A medida veio na esteira de discussões que já vinham chamando atenção desde a introdução da nova taxa de 600 euros por requerente, prevista na Lei Orçamentária de 2025.
Foto oficial de Giorgia Meloni
Em março de 2025, Meloni assinou um decreto que restringe o acesso à cidadania por descendência. A nova medida limita o reconhecimento automático da cidadania italiana apenas a filhos e netos de cidadãos nascidos na Itália, alterando de forma drástica o entendimento tradicional do ius sanguinis.
Decreto Tajani e a cidadania italiana: Foto de uma pessoa andando por um prédio histórico em Bolonha
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, decidiu adiar a votação do novo decreto-lei sobre cidadania italiana na Câmara dos Deputados. A medida tem como objetivo encurtar o tempo de debate entre os parlamentares e aumentar as chances de que o texto seja aprovado sem modificações.
Regras da cidadania italiana por casamento em 2025: Foto de casais passeando na Ponte Gobbio, na comuna de Bobbio.
A cidadania italiana por casamento continua sendo uma das principais formas de naturalização para estrangeiros casados com cidadãos italianos. Em 2025, embora o processo ainda seja regido pela Lei n.º 91/1992, com alterações feitas ao longo dos anos, um novo projeto de lei em discussão no Parlamento propõe mudanças no processo.  
Assessoria para passaporte italiano: Dois assessores da io.gringo prontos para ajudar sua jornada rumo à dupla nacionalidade
Sumário

Que muitos brasileiros buscam obter sua cidadania italiana nós já sabemos, visto que, o país possui mais de 30 milhões de descendentes europeus em seu território. E quando falamos em passaporte italiano, a io.gringo destaca-se em conseguir este documento de maneira segura e eficiente. 

Diante disso, você conhecerá todas as etapas para adquirí-lo e como a io. pode facilitar ainda mais sua jornada rumo ao passaporte europeu. Acompanhe! 

Como tirar o passaporte italiano?

Existem duas maneiras de tirar este documento, sendo: no Brasil ou na Itália. Veja a diferença de cada uma a seguir: 

No Brasil

Neste caso, é necessário que você: 

  • Já tenha o reconhecimento da cidadania;
  • Mantenha seus dados atualizados no AIRE;   
  • Estar com a situação regularizada no Consulado Geral.

Somente quando essas questões estiverem concluídas é possível solicitar seu passaporte. No entanto, se a sua situação estiver regularizada, basta seguir os passos abaixo: 

1. Agende no consulado: você precisa marcar um horário no consulado italiano mais próximo de sua residência através do sistema PRENOTAMI;

2. Reúna os documentos: junte todos os documentos solicitados, incluindo comprovante de endereço, passaporte antigo (se tiver), formulários preenchidos, documentos de identidade e fotos recentes. Ademais, não esqueça de pagar a taxa de emissão do passaporte antes de ir ao consulado;

3. Compareça no consulado: no dia agendado, vá ao consulado com todos os documentos em mãos;

4. Aguarde a emissão: após a entrega dos documentos e pagamento, o consulado processará seu pedido. O tempo de espera pode variar.

Na Itália 

Na Itália, o processo é diferente. Além de possuir a cidadania italiana, você precisa residir no país. Assim, o requerente deve ir à delegacia de polícia para realizar o agendamento. O documento é emitido na Queqstura de Província ou no Ofício Passaporto do Comissariato do Comune.

E para este caso, a situação é a seguinte: 

Agendamento na Questura: agende um horário na Questura da Província ou no Ofício Passaporto do comissariato do comune;

Preparação dos documentos: reúna todos os documentos necessários, incluindo comprovante de residência local, passaporte italiano vencido (se aplicável), formulário de solicitação preenchido, fotos recentes, documento de identidade válido e comprovante de pagamento da taxa;

Comparecimento à Questura: no dia agendado, vá à Questura com todos os documentos;

Aguardando a emissão: a Questura processará seu pedido. O tempo de espera pode variar.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Quando posso tirar o passaporte italiano? 

Um requisito primordial ou até mesmo indispensável para solicitá-lo é ter sua cidadania italiana devidamente reconhecida. Além disso, você precisa realizar sua inscrição no AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero) e manter seus dados atualizados.

Ah! E não se esqueça de apresentar no dia do agendamento esses documentos: 

  • Comprovante de endereço atual com data de até 3 meses;
  • Passaporte antigo (se tiver);
  • Formulários solicitados preenchidos corretamente;
  • Documentos de identidade como passaportes ou RG com datas de emissão inferior a 10 anos;
  • Fotos na medida 5cm x 7cm seguindo as regras de apresentação feitas pelo consulado.

Qual o diferencial da io. na etapa de assessoria? 

Até aqui, você conheceu todas as etapas que envolvem a petição do passaporte italiano e,  provavelmente, deve ter surgido a seguinte dúvida: como será que a io.gringo me ajuda em todas elas? É isso que você descobrirá neste exato momento. Veja abaixo:

Avaliação

Começamos com uma avaliação inicial minuciosa. Nesta etapa, nosso time de especialistas verificam sua elegibilidade para o passaporte italiano, conferindo sua cidadania e seu status legal. 

Organização de documentos 

Agora, auxiliamos você na obtenção de todos os documentos e certidões necessárias. Nossa equipe garante que todos os seus dados estejam nos conformes, incluindo o serviço de tradução, se necessário.   

Apresentação e processamento 

Depois de preparar os documentos, nos encarregamos de submetê-los às autoridades italianas. Isso envolve o acompanhamento e a assistência no preenchimento e envio dos formulários para a emissão do documento.

Monitoramento constante 

Acha que acabou? Negativo! Nossos especialistas realizam um acompanhamento contínuo, garantindo que esteja progredindo conforme previsto. Isso envolve a checagem do status do seu pedido e a resolução antecipada de quaisquer problemas que possam surgir ao longo do seu processamento.  

Ajuda até a conclusão 

Por fim, quando seu tão sonhado passaporte estiver pronto para ser emitido, a io.gringo auxilia na coordenação para que você receba o documento, seja por retirada no local ou por envio 100% seguro. 

Estamos de prontidão para oferecer suporte até que você receba o passaporte e esteja totalmente satisfeito com o processo!

Tenha cautela para não cair em golpe! 

Infelizmente, não podemos falar de passaporte sem citar os males que englobam o processo deste documento e, um deles, é os golpes de assessorias que agem de má fé.

Por isso, separamos 5 dicas que te ajudarão a escolher uma empresa certeira, afim de evitar este contratempo. 

1. Confira a legalidade da assessoria: certifique-se de que a empresa está devidamente registrada e se possui as licenças necessárias para operar.

2. Revise a proposta de serviço: olhe se a assessoria apresenta um plano transparente e detalhado dos serviços que prestará. Você pode fazer uma comparação com os requisitos e os processos oficiais para obter o passaporte europeu.

3. Tome cuidado com ofertas chamativas: desconfie de processos acelerados ou garantias de sucesso sem verificação adequada. O processo pode levar um tempo e não existe garantias absolutas. 

4. Peça a documentação e o contrato: não esqueça de solicitar um contrato formal que especifique os termos dos serviços e custos. Revise também antes de assiná-lo.

5. Busque assessorias reconhecidas: considere contratar empresas que tenham boas referencias em sua área de atuação, como a io.gringo, por exemplo. 

Gostou das dicas? Seguindo essas recomendações, tenho certeza que você reduzirá os riscos de cair em golpes e aumentará suas oportunidades de conquistar o passaporte italiano.  

Por que a io? 

Aqui, entendemos a importância do passaporte italiano e compreendemos que este documento é uma forma de conectar-se com suas raízes italianas e, além disso, explorar ainda mais seu cantinho europeu favorito!  

E nada melhor que poder contar com uma empresa que entende tudo sobre cidadania italiana, garantindo transparência em cada etapa e um atendimento personalizado que fazem da io.gringo a escolha perfeita! 

Se você está preparado para começar sua jornada rumo à dupla nacionalidade, entre em contato conosco hoje mesmo! Será um prazer nos apresentar como somos, autênticos e singulares tal qual io.

Por Isabella Bilard 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.