Mulher que sabe como tirar passaporte italiano já no aeroporto esperando para viajar
Conquistar a cidadania italiana é um sonho para muitos brasileiros, e ter um passaporte italiano abre portas para inúmeras oportunidades na Europa e além. Mas como tirar o passaporte italiano?
Tela de um notebook mostrando o agendamento para cidadania italiana
Sabemos que fazer um agendamento no consulado italiano para solicitar sua tão sonhada cidadania italiana ou emitir seu passaporte vermelhinho, muitas vezes poderá ser um processo complicado ou até mesmo demorado.
Familiares olhando álbum de fotografias antigas fazendo para fazer pesquisa genealógica.
Você já considerou obter dupla cidadania através da sua ascendência italiana? A pesquisa genealógica é um passo crucial neste processo. Descobrir as ligações com seus antepassados não é apenas uma jornada emocionante ao passado, mas também uma estratégia eficaz para fortalecer seu pedido de reconhecimento de dupla cidadania.
Apostilamento de Haia
Você conhece a Apostila de Haia? Apesar de ser pouco conhecida, ela é importantíssima para você que deseja tirar sua cidadania italiana, morar em outro país ou até mesmo fazer aquele intercâmbio que sempre sonhou.
aire italiano
Se você é um ítalo-brasileiro, provavelmente já se deparou com a sigla AIRE pelo menos uma vez na vida. Resumidamente, ele é um registro de todos os cidadãos italianos que moram no exterior. 
custo de vida na Itália
Explorar a possibilidade de viver na Itália traz consigo o desafio de entender o custo de vida na Itália.
Foto de uma família de diversas gerações olhando para uma paisagem montanhosa
Sumário

Você já se perguntou até qual geração consegue cidadania italiana? Esse é um questionamento comum entre descendentes de italianos que estão espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil. Saber isso é a porta de entrada para você entender se pode iniciar seu pedido.

Então, separamos algumas informações a esse respeito logo abaixo, para esclarecer sua dúvida e garantir que você esteja sempre bem informado!

foto de um pai com sua filha observando um lago sentados em um deck de madeira

Conquistando sua cidadania italiana

Conquistar sua cidadania italiana é um processo que desperta o interesse de muitos descendentes ao redor do mundo. Afinal, a Itália, conhecida por sua rica herança cultural e cenário deslumbrante, oferece uma oportunidade única através do princípio de jus sanguinis, ou direito de sangue.

Esse princípio permite que descendentes de italianos adquiram a cidadania italiana independentemente do seu local de nascimento.

Para isso, é essencial comprovar a linhagem ininterrupta de um antepassado italiano para os próximos descendentes na linha. Isso significa que se o seu bisavô era italiano e passou a cidadania para o seu avô, que passou para o seu pai, e assim por diante, você pode ser elegível.

Porém, há um detalhe. É importante saber se seu antepassado italiano se naturalizou brasileiro, pois isso pode quebrar a linhagem de descendência. É preciso saber se o parente seguinte na árvore genealógica já havia nascido antes da naturalização de seu pai.

Para aqueles interessados em explorar sua elegibilidade para a cidadania italiana por descendência, é fundamental iniciar uma pesquisa genealógica detalhada.

Documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito são essenciais nesse processo. Mas, não se preocupe, pois nós da io.gringo cuidamos de tudo isso para você.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Até qual geração consegue cidadania italiana?

Apesar de muitos interessados terem essa dúvida sobre até qual geração consegue cidadania italiana, saiba que, segundo o critério do jus sanguinis adotado pela Itália, não existe limite geracional para exercer esse direito.

Isso significa que descendentes de italianos, independentemente de quantas gerações se passaram, têm o direito de pleitear a cidadania, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pela legislação italiana.

Dessa forma, muitas pessoas têm buscado resgatar suas raízes italianas e obter a cidadania para usufruir dos benefícios de ser cidadão italiano, já que basta comprovar a linha de descendência, sem se preocupar com o número de gerações entre você e o seu antepassado cidadão italiano.

Confira também: cidadania italiana via materna

Você deve tirar a sua cidadania italiana? Confira as vantagens

Tirar sua cidadania italiana garante uma série de vantagens, como:

Morar na União Europeia

Tendo a cidadania italiana, você terá o direito de morar, trabalhar e estudar em qualquer país membro da União Europeia, sem a necessidade de visto ou permissão de residência.

Ter oportunidades acadêmicas e profissionais na Europa

Outra grande vantagem é que você terá acesso a uma ampla gama de oportunidades acadêmicas, como bolsas de estudo e programas de intercâmbio, além de poder buscar emprego em qualquer país da União Europeia de forma facilitada.

Possibilitar que suas futuras gerações tenham nacionalidade italiana

Ao obter a cidadania italiana, você estará garantindo que suas futuras gerações também tenham o direito à nacionalidade italiana, proporcionando-lhes as mesmas oportunidades e benefícios que você terá.

Confira também: vantagens de atualizar o AIRE

Torne-se um cidadão europeu

Além de ser um cidadão italiano, você se tornará automaticamente um cidadão europeu, com todos os direitos e benefícios que isso implica, como acesso a serviços de saúde, educação e proteção legal em toda a União Europeia.

Adquirir isenção de visto consular para alguns países

Mais um benefício importante é que você estará isento da necessidade de visto para entrar nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão, facilitando suas viagens a esses destinos.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Possuir fácil acesso a países europeus

Por fim, como cidadão italiano, você terá acesso facilitado a todos os países membros da União Europeia, podendo viajar para esses destinos sem restrições e aproveitando a liberdade de movimento que a cidadania europeia proporciona.

Portanto, agora que você já sabe que não existe limitação quanto ao número de gerações para poder exercer o direito de se tornar um cidadão italiano, inicie seu pedido conosco e tenha todo o suporte necessário para ir em busca do seu sonho.

A possibilidade de reivindicar sua identidade italiana é mais do que um direito: é uma janela aberta para o mundo, prometendo laços mais profundos com suas raízes e acesso a novos horizontes.

Entre em contato com a io.gringo e dê o primeiro passo rumo à emissão da sua cidadania italiana!

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.