O veículo de notícias, Finsiders Brasil, reconheceu nas últimas semanas, a startup io.gringo referência no reconhecimento da cidadania italiana e portuguesa. O portal ressalta ainda, a agilidade da empresa, visto que, estabeleceu em menos de três anos, um legado eficaz para a obtenção da dupla cidadania.
Fundada em 2021, pelo empreendedor e médico Matheus Reis, a io.gringo possui sede em Taubaté (SP), além de escritórios localizados em Passo Fundo (RS), Roma e Lisboa. Ademais, a empresa destaca-se pelo seu atendimento personalizado e sua transparência durante o processo de cidadania.
Até este ano, a assessoria já realizou o sonho de mais de 500 famílias, apresentando uma taxa de sucesso de 100% em todos os processos judiciais, julgados por tribunais europeus e órgãos competentes.
“Não aceitamos casos que não estejam de acordo com os requisitos legais. Preferimos nesse caso declinar e ser transparentes com os clientes. Não prometemos cidadania rápida, mas qualidade na entrega”, destaca o empreendedor.
Como adquirir a cidadania?
A cidadania italiana é tradicionalmente adquirida por descendência, com base no princípio do jus sanguinis (“direito de sangue”), que reconhece o direito à nacionalidade a partir da linhagem familiar italiana. No entanto, com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 36/2025, esse direito passou a ser restrito apenas a filhos e netos de cidadãos italianos. Além disso, o pai ou avô italiano deve ter possuído exclusivamente a cidadania italiana, ou ao menos tê-la exclusivamente no momento do falecimento.
Para solicitar o reconhecimento, é necessário apresentar documentos que comprovem a ligação direta com o ascendente italiano, como certidões de nascimento, batismo, casamento e óbito, se houver. Esses documentos devem ser traduzidos por tradutor juramentado e apostilados, conforme exigência internacional.
Atualmente, os consulados italianos no Brasil suspenderam o recebimento de novos pedidos, e a via judicial se tornou a principal alternativa para os descendentes que desejam garantir o reconhecimento da cidadania. Essa via permite contestar judicialmente a constitucionalidade das restrições impostas pelo decreto.
Ao final do processo, o cidadão italiano reconhecido pode usufruir de uma série de benefícios: livre circulação em países da União Europeia, isenção de visto para diversos destinos, acesso a sistemas de saúde e educação de qualidade, direitos políticos, oportunidades profissionais ampliadas, entre outros.
Conexões significativas
A io. formou colaborações estratégicas com renomadas instituições como a Embraer, Hospital Albert Einstein, Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ) e a Associação Paulista de Medicina (APM). Essas parcerias oferecerem processos simplificados da cidadania para profissionais e membros dessas organizações, estabelecendo credibilidade à assessoria.
Leia mais sobre a startup neste link, ele irá te direcionar a matéria do veículo, Finsiders Brasil.
E se você, que sonha em conquistar a dupla nacionalidade e é associado a uma das instituições citadas acimas, não exite em falar conosco! Descubra sua descendência italiana ou portuguesa com a io! Aqui, realizamos um serviço completo, desde a pesquisa da sua árvore genealógica até a conquista do seu passaporte europeu. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas a respeito da cidadania italiana ou portuguesa.