Corte Constitucional o futuro da cidadania italiana por descendência: Foto de uma igreja em frente os picos das Dolomitas
Ciao, querido leitor! Já marca aí na agenda: no dia 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália vai analisar se a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), sem limite de gerações e sem exigência de vínculos territoriais, culturais ou linguísticos com a Itália, está, de fato, de acordo com a Constituição do país.
Cidadania italiana via inconstitucional: Foto do Piazza Venezia vista a partir do Vittoriano.
Depois de todas as mudanças que o Decreto-Lei nº 36/2025 trouxe para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, você provavelmente está se perguntando: “E agora? Como vou conseguir reconhecer a minha?”, acertei?
Decreto 36/2025: Foto de um hotel histórico na Itália
Está à procura de uma análise concreta sobre o decreto mais polêmico do ano? Então você está no lugar certo! Afinal, falar do decreto-lei nº 36/2025 sem examinar os pontos mais controversos do seu texto seria ignorar o que está por trás de toda a repercussão. Mas, antes de tudo, vale recapitular o que aconteceu.
A melhor empresa de cidadania italiana: Foto da equipe da io.gringo
Falou cidadania italiana? Falou io.gringo! Somos a empresa que nasceu no coração do Vale do Paraíba, em Taubaté (SP), e hoje já estamos com o pé no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo,  e, claro, na cidade eterna: Roma. 
Decreto-Lei nº 36/2025 é aprovado e novas regras para a cidadania italiana: Foto da bandeira italiana
Ontem, dia 20 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o Decreto-Lei nº 36/2025, com 137 votos a favor e 83 contrários, tornando definitiva a proposta apresentada em março pela coalizão liderada por Giorgia Meloni e aprovada na última quinta-feira (15) pelo Senado. 
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana. A proposta, já aprovada pelo Senado no último dia 15, estabelece que apenas filhos e netos de italianos possam solicitar o reconhecimento.
O portal de notícias, Finsiders Brasil, reconhece a empresa io.gringo, referência no reconhecimento da cidadania italiana e portuguesa. Veja mais com a io!
Sumário

O veículo de notícias, Finsiders Brasil, reconheceu nas últimas semanas, a startup io.gringo referência no reconhecimento da cidadania italiana e portuguesa. O portal ressalta ainda, a agilidade da empresa, visto que, estabeleceu em menos de três anos, um legado eficaz para a obtenção da dupla cidadania. 

Fundada em 2021, pelo empreendedor e médico Matheus Reis, a io.gringo possui sede em Taubaté (SP), além de escritórios localizados em Passo Fundo (RS), Roma e Lisboa. Ademais,  a empresa destaca-se pelo seu atendimento personalizado e sua transparência durante o processo de cidadania.  

Até este ano, a assessoria já realizou o sonho de mais de 500 famílias, apresentando uma taxa de sucesso de 100% em todos os processos judiciais, julgados por tribunais europeus e órgãos competentes. 

“Não aceitamos casos que não estejam de acordo com os requisitos legais. Preferimos nesse caso declinar e ser transparentes com os clientes. Não prometemos cidadania rápida, mas qualidade na entrega”, destaca o empreendedor.

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Como adquirir a cidadania? 

A cidadania italiana é tradicionalmente adquirida por descendência, com base no princípio do jus sanguinis (“direito de sangue”), que reconhece o direito à nacionalidade a partir da linhagem familiar italiana. No entanto, com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 36/2025, esse direito passou a ser restrito apenas a filhos e netos de cidadãos italianos. Além disso, o pai ou avô italiano deve ter possuído exclusivamente a cidadania italiana, ou ao menos tê-la exclusivamente no momento do falecimento.

Para solicitar o reconhecimento, é necessário apresentar documentos que comprovem a ligação direta com o ascendente italiano, como certidões de nascimento, batismo, casamento e óbito, se houver. Esses documentos devem ser traduzidos por tradutor juramentado e apostilados, conforme exigência internacional.

Atualmente, os consulados italianos no Brasil suspenderam o recebimento de novos pedidos, e a via judicial se tornou a principal alternativa para os descendentes que desejam garantir o reconhecimento da cidadania. Essa via permite contestar judicialmente a constitucionalidade das restrições impostas pelo decreto.

Ao final do processo, o cidadão italiano reconhecido pode usufruir de uma série de benefícios: livre circulação em países da União Europeia, isenção de visto para diversos destinos, acesso a sistemas de saúde e educação de qualidade, direitos políticos, oportunidades profissionais ampliadas, entre outros.

Conexões significativas

A io. formou colaborações estratégicas com renomadas instituições como a Embraer, Hospital Albert Einstein, Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ) e a Associação Paulista de Medicina (APM). Essas parcerias oferecerem processos simplificados da cidadania para profissionais e membros dessas organizações, estabelecendo credibilidade à assessoria. 

Leia mais sobre a startup neste link, ele irá te direcionar a matéria do veículo, Finsiders Brasil. 

E se você, que sonha em conquistar a dupla nacionalidade e é associado a uma das instituições citadas acimas, não exite em falar conosco! Descubra sua descendência italiana ou portuguesa com a io! Aqui, realizamos um serviço completo, desde a pesquisa da sua árvore genealógica até a conquista do seu passaporte europeu. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas a respeito da cidadania italiana ou portuguesa.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.