quanto tempo demora para tirar cidadania italiana
Muitos se perguntam quanto tempo demora para tirar cidadania italiana, pois o processo para alcançar esse objetivo pode variar significativamente em termos de tempo, dependendo de vários fatores, incluindo a via escolhida para a aplicação. 
quem tem cidadania italiana pode morar nos estados unidos
Muitas pessoas se questionam: “Quem tem cidadania italiana pode morar nos Estados Unidos?” A resposta é multifacetada e depende de vários fatores, incluindo o tipo de visto e o propósito da estadia.
Emprego na itália para quem tem cidadania italiana
Procurar um emprego na Itália, especialmente para quem possui a cidadania italiana, pode ser uma jornada promissora, considerando que a taxa de desemprego no país teve uma queda para 7,2% em dezembro de 2023, segundo o Istat, Instituto Nacional de Estatística.
Foto de uma família de diversas gerações olhando para uma paisagem montanhosa
Você já se perguntou até qual geração consegue cidadania italiana? Esse é um questionamento comum entre descendentes de italianos que estão espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil.
Imagem de um casal segurando um buquê de casamento
Casar com italiano dá direito à cidadania? Descubra os requisitos e como a io.gringo pode ajudar a tornar seu sonho de cidadania italiana uma realidade.
Imagem de uma mãe segurando seu filho
Conheça os nomes italianos mais populares e raros e descubra se é possível solicitar a cidadania italiana pelo sobrenome.
Imagem de uma mulher sorrindo na Itália
Sumário

Muitos brasileiros sonham com a possibilidade de obter a cidadania italiana, seja por motivos de trabalho, estudo ou simplesmente para se conectar com suas raízes europeias. Mas como conseguir cidadania italiana sendo brasileiro? 

Neste artigo, exploraremos as diferentes maneiras pelas quais um cidadão brasileiro pode se tornar também um cidadão italiano, os documentos necessários para o processo e como a io.gringo pode ajudá-lo a tornar esse sonho uma realidade.

Afinal, como conseguir cidadania italiana sendo brasileiro?

Para brasileiros que sonham com a cidadania italiana, existem diferentes caminhos disponíveis, cada um adequado a situações específicas. Entender cada uma dessas rotas pode ser o primeiro passo para transformar seu sonho em realidade.

Cidadania italiana por descendência

A cidadania por descendência é uma das formas mais comuns para brasileiros obterem a cidadania italiana. Esse processo se baseia no direito de sangue (jus sanguinis), permitindo que você reivindique a cidadania italiana se tiver ancestrais italianos. Não há limite de gerações para a reivindicação, mas é necessário comprovar a linhagem italiana sem interrupção. Isso significa que seu antepassado italiano deve ter mantido sua cidadania até o nascimento do próximo na linha de descendência que está solicitando a cidadania.

Confira também: cidadania italiana via materna

Cidadania italiana por casamento

Outra opção é a cidadania por casamento, que está disponível para brasileiros casados com cidadãos italianos. Após três anos de casamento (ou dois anos se residirem na Itália), você pode solicitar a cidadania italiana. No entanto, é necessário que o casamento permaneça válido durante todo o processo de aplicação, e você precisará passar por um processo de integração, incluindo um teste de idioma.

Quais são os documentos necessários para a cidadania italiana?

A obtenção da cidadania italiana requer a apresentação de diversos documentos que comprovem sua elegibilidade, seja por descendência ou casamento. A preparação cuidadosa e a organização dos documentos necessários são etapas cruciais no processo de solicitação. Aqui estão os documentos típicos que você pode precisar reunir, dependendo do seu caso:

Para cidadania por descendência

  • Certidões de nascimento: você precisará das certidões de nascimento completas (integrais) de todos os ascendentes italianos na linha direta, além das suas e de seus pais brasileiros, se aplicável;
  • Certidões de casamento: se aplicável, certidões de casamento de seus ascendentes italianos, bem como a sua própria e a de seus pais, se forem relevantes para o seu caso;
  • Certidões de óbito: para os antepassados italianos falecidos, incluindo, se necessário, a de seus pais brasileiros;
  • Certificado de naturalização: se o seu antepassado italiano se naturalizou brasileiro, você precisará do certificado de naturalização. É crucial que a naturalização não tenha ocorrido antes do nascimento do próximo descendente na linha de sucessão;
  • Registros de residência: documentos que comprovem onde seu antepassado italiano viveu, especialmente se ele migrou para o Brasil.

Para cidadania por casamento

  • Certidão de casamento: certidão de casamento emitida e legalizada, comprovando a união com o cidadão italiano;
  • Certidão de nascimento: sua certidão de nascimento completa;
  • Atestado de antecedentes criminais: emitidos tanto do Brasil quanto dos outros países onde você residiu após os 18 anos, cobrindo toda a sua vida adulta;
  • Comprovante de residência: documentos que comprovem sua residência conjunta com o cônjuge italiano, se aplicável;
  • Teste de proficiência em italiano: dependendo do consulado, pode ser necessário passar por um teste de língua italiana.

Independente do caminho escolhido, todos os documentos estrangeiros devem ser traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado e legalizados para uso internacional, seguindo o processo de Apostila de Haia. Além disso, certifique-se de verificar a validade dos documentos, já que alguns consulados exigem que eles sejam emitidos em um certo período antes da aplicação.

Como solicitar a cidadania italiana?

Solicitar a cidadania italiana é um processo que varia dependendo da sua base de elegibilidade — seja por descendência, casamento ou residência. No entanto, existem etapas comuns que a maioria dos candidatos precisará seguir. Aqui está um guia passo a passo sobre como solicitar a cidadania italiana:

Passo 1: determine seu direito à cidadania

Antes de mais nada, identifique sob qual critério você está solicitando a cidadania italiana: descendência, casamento ou residência. Cada categoria tem requisitos específicos que você deve atender para ser elegível.

Passo 2: reúna a documentação necessária

Conforme detalhado na seção anterior, colete todos os documentos necessários para o seu caso específico. Isso pode incluir certidões de nascimento, casamento, óbito, documentos de naturalização, atestados de antecedentes criminais, entre outros. Todos os documentos devem ser traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado e legalizados com a Apostila de Haia.

Passo 3: legalize e traduza os documentos

Depois de reunir todos os documentos necessários, você deverá garantir que eles sejam legalizados para uso internacional e traduzidos para o italiano. A legalização é geralmente realizada através do processo de apostilamento no país de origem dos documentos. Após a legalização, os documentos devem ser traduzidos por um tradutor juramentado.

Passo 4: finalização e juramento

Uma vez que sua solicitação seja aprovada, você será notificado para comparecer a uma cerimônia de juramento (no caso de cidadania por casamento) ou receberá diretamente a notificação de concessão da cidadania.

Como saber se minha cidadania italiana foi aprovada?

Torne-se um cidadão italiano com a io.gringo

A io.gringo está aqui para ajudar no processo de obtenção da sua cidadania italiana. Com nosso apoio, você não precisa se preocupar com a burocracia. Nós cuidamos de tudo para você, desde a verificação da sua elegibilidade até a coleta e a submissão dos documentos necessários.
Se você está se perguntando como conseguir cidadania italiana sendo brasileiro, deixe a io.gringo ser sua ponte para essa nova etapa da sua vida. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para se tornar um cidadão italiano.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.