Obter a cidadania italiana é um ótimo investimentos pois, além das vantagens de poder morar, estudar e trabalhar em países da União Europeia, ela oferece um elo com um patrimônio gastronômico e linguístico que atravessa gerações.
Diante disso, já pensou como seria explorar uma nova perspectiva sobre o mundo e abrir portas para um futuro repleto de novas oportunidades? A obtenção da cidadania europeia, sem dúvidas, é a melhor opção!
Quer saber mais sobre esse processo? Continue a leitura!
Quais os benefícios da cidadania europeia?
Para começar, nada mais justo que ficar por dentro de todos os benefícios e oportunidades que a dupla cidadania oferece. Vale ressaltar que essas vantagens podem ser usufruídas em ambos os países de nacionalidade do indivíduo.
Confira a seguir algumas delas:
- Mobilidade internacional: a cidadania europeia facilita viagens internacionais, permitindo o uso do passaporte em diferentes países. Além disso, ela permite a entrada sem visto em mais de 180 países, incluindo EUA e Canadá.
- Direitos políticos: o cidadão pode participar dos processos eleitorais dos dois países, votando e até mesmo se candidatando a cargos políticos, conforme as leis de cada nação.
- Vantagens educacionais: a dupla cidadania oferece acesso aos sistemas educacionais de ambos os países, incluindo a oportunidade de garantir vagas em universidades europeias com mensalidades acessíveis ou até mesmo conquistar bolsas de estudo.
- Segurança consular e jurídica: em casos de emergência no exterior, o indivíduo pode buscar assistência no consulado de qualquer um dos países dos quais é cidadão.
- Oportunidades econômicas: com a cidadania italiana, é possível aproveitar as vantagens econômicas e fiscais de cada um, facilitando a criação de novos negócios e realizar investimentos em ambos os países.
Quem tem direito a cidadania?
A cidadania italiana pode ser adquirida por diferentes vias, incluindo descendência, casamento com um cidadão italiano ou naturalização, residindo legalmente na Itália:
- Descendência: pessoas que possuem ascendência italiana são elegíveis para a cidadania italiana, mesmo que tenham nascido em outro país.
- Casamento com cidadão italiano: cônjuges de cidadãos italianos podem solicitar a dupla nacionalidade após um período de casamento e cumprimento de certos requisitos, como a proficiência nível B1 do idioma italiano.
- Naturalização: estrangeiros que moram na Itália por um período específico podem pedir a naturalização italiana, desde que cumpram certos critérios, como ter conhecimento da língua italiana e residir no país a mais de 5 anos.
Filhos maiores e menores de idade
A grande particularidade desse tipo de cidadania é que, se uma pessoa teve sua cidadania italiana reconhecida, e já tem filhos adultos no momento da obtenção da cidadania europeia, a transmissão não é automática. Isso quer dizer que cada pessoa maior de idade que quiser ter sua cidadania italiana deve ingressar com um pedido próprio.
No caso de filhos menores de idade no momento da obtenção da cidadania europeia, o procedimento é simples. Não é preciso aguardar anos nas filas consulares para obter a cidadania italiana. O genitor italiano precisa apenas notificar o Consulado Italiano sobre o nascimento do filho menor e enviar a certidão de nascimento.
Filhos adotivos
Para este caso, é necessário que o pai ou a mãe tenha o direito à cidadania italiana e a adoção esteja totalmente documentada e legalizada. Caso contrário, não será possível transmiti-la para seus descendentes.
Ademais, quando um dos pais é um cidadão italiano, a nacionalidade é transmitida automaticamente ao filho menor de 18 anos, seja ele biológico ou adotado. Já para o filho maior de idade, o reconhecimento ocorrerá de outra maneira.
Confira: filhos adotivos têm direito à cidadania italiana?
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
Como obter a cidadania italiana?
Chegou o momento em que mostramos um passo a passo completo! Envolvendo todos as etapas da cidadania italiana. Acompanhe abaixo:
- Verifique sua elegibilidade: inicialmente, é preciso verificar se você é elegível para a cidadania italiana. Sendo feita por descendência (se você tem um antepassado italiano), casamento com um cidadão italiano ou morar diretamente na Itália;
- Construa sua árvore genealógica: caso sua reivindicação seja por descendência, realizar uma pesquisa genealógica é uma ótima opção para rastrear sua linhagem italiana. Na io., ajudamos você a encontrar e validar os registros de nascimento, casamento e óbito do seu antepassado e da sua linha de descendência.
Dica: utilize ferramentas online para identificar certidões ou dados dos seus ascendentes italianos. Como o FamilySearch ou o My Heritage.
- Organização de documentos: reúna documentos, incluindo certidões de nascimento, casamento, e, em alguns casos, de óbito. Esses documentos podem ser solicitados em diferentes órgãos governamentais.
- Tradução e apostilamento: todos os documentos devem ser traduzidos para o italiano e apostilados, garantindo sua validade no processo de cidadania.
- Apresentação e análise do pedido: com todos os documentos em mãos, o próximo passo é apresentar seu pedido de cidadania europeia. Uma vez entregue, sua solitação será analisada.
É importante que você conheça as vias de obtenção antes de solicitar seu pedido.
Após todos esses passos e a aprovação do seu pedido, comemore! Você é oficialmente reconhecido como um cidadão italiano e poderá pedir seu tão sonhado passaporte italiano.
Você sabia? Conheça a força do passaporte italiano
De acordo com o ranking anual de 2024 dos passaportes mais poderosos, elaborado pela empresa internacional Henley Passport Index, a Itália ocupa o 2º lugar, empatada com a França, Alemanha, Japão e Espanha.
Com entrada facilitada em 192 destinos, a Itália só fica atrás de Singapura, cujo passaporte garante acesso a 195 países sem a necessidade de visto.
Mas sua fama não é à toa, o passaporte italiano garante benefícios e privilégios ao seu portador, incluindo oportunidades de trabalho, estudo, lazer e uma melhor qualidade de vida.
Além disso, ele facilita a passagem pela imigração na Europa, isentando a necessidade de visto. Quer saber mais? Veja abaixo cinco motivos pelos quais torna o documento italiano muito benéfico:
- Acordos e Relações Diplomáticas;
- Segurança;
- Intercâmbios;
- Qualidade de vida;
- Sistema de saúde.
Conheça a io.gringo!
Conosco você terá todo o suporte e orientação para tornar seu sonho de cidadania italiana uma realidade! Garantimos um atendimento único, que acompanha você e sua família em todas as etapas do seu procedimento.
Apresentamos uma variedade de serviços complementares, essenciais para o processo da dupla nacionalidade, garantindo todos os aspectos legais. Confira algumas de nossas funções:
- Pesquisa genealógica;
- Pesquisa de documentação;
- Retificação administrativa e judicial;
- Tradução juramentada;
- Apostilamento de documentos;
- Entrada e acompanhamento do processo;
- Atualização do AIRE;
Quer saber mais sobre a io? Entre em contato conosco hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas a respeito da nossa empresa. Construa seu futuro com a io.gringo!
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.