Como é amplamente conhecido, obter a cidadania italiana pode ser um processo minucioso e frequentemente burocrático. No entanto, com um planejamento adequado e preciso, você pode aumentar significativamente suas chances de enfrentar esse processo sem maiores dificuldades.
Tendo isso em mente, mostraremos 8 etapas indispensáveis na hora de recorrer ao seu procedimento. Afim de auxilia-lo em um dos momentos mais importantes do seu futuro!
Acompanhe!
1-Descobrir se tem direito
Considerada como a etapa principal deste processo, o requerente precisa ter certeza de que possui o direito à cidadania italiana.
E como não deixamos passar nada despercebido, mostraremos três casos pelos quais você consegue adquirir a dupla cidadania sem restrições.
- Descendência: o “jus sanguinis” mais conhecido como “direito de sangue” é uma das formas mais comuns de obter a cidadania. Ele funciona da seguinte maneira: se você tem um ancestral direto que era italiano e não renunciou à sua nacionalidade antes do nascimento do próximo da linhagem, você pode ter direito à cidadania italiana.
E como faço para identificá-lo? Fique tranquilo! Ao decorrer deste conteúdo, mostraremos como encontrá-lo.
- Matrimônio: as pessoas que forem casadas com cidadãos italianos tamém podem reivindicar a cidadania europeia, mas devem cumprir alguns requisitos. Já para os que moram fora da Itália, é preciso estar casado por pelo menos três anos antes de solicitar a cidadania, ou 18 meses se o casal tiver filhos.
Veja mais em nosso conteúdo “cidadania por casamento”
- Residência na Itália: essa alternativa é destinada para aqueles que viveram na Itália por muito tempo. Caso contrário, é necessário morar no país no mínimo por 10 anos, enquanto cidadãos da União Europeia precisam de quatro anos.
2-Estruturar a árvore genealógica
Chegou o momento em que citamos anteriormente, se lembra? Agora, vamos visualizar e organizar as informações sobre a linhagem familiar ao longo do tempo, destacando as ligações entre os parentes.
Através dela, você consegue identificar todos os dados do seu dante causa (ancestral italiano) como: nome completo, data de nascimento, casamento, óbito e dentre outros.
Confira em nosso guia “Árvore genealógica para cidadania italiana: como montar a minha?” como montá-la
3-Procurar a documentação
Alerta para uma parte importantíssima do processo! Sim, é ela! A documentação que vai comprovar o seu direto á cidadania italiana. Então, lembre-se de reunir todos os dados hein? Desde o cidadão italiano presente na sua linhagem até você.
Já anota na lista:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de batismo;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito (caso haja).
E dentre outros! Confira aqui a documentação completa para a cidadania italiana.
4-Retificar, traduzir e apostilar
Além de reunir todas certidões e documentações solicitadas, o requerente deve retificar, traduzir e apostilar todos eles. Mas, agora, voce deve estar se perguntando: o que é isso?
Pois bem, descubra o significado de cada serviço a seguir:
- Retificação: a retificação é necessária caso haja erros em registros que causem inconsistências nas informações.
- Tradução: o processo em que um documento foi traduzido do idioma português para o idioma italiano chama-se de “tradução juramentada”. Ela garante que seus dados tenham efeito legal em processos de cidadania italiana; inscrição no AIRE; e outros serviços consulares.
- Apostilamento: a apostilagem garante a validade legal dos documentos em outros países signatários da Convenção de Haia, o que inclui a Itália.
5-Escolher a via de obtenção
Para prosseguir com o processo, o requerente deve decidir por qual via dará incio ao seu procedimento.
Atualmente, existem três vias para obtenção da cidadania italiana:
- Administrativa consular: a solicitação é realizada pelos serviços consulares, tendo um prazo de 7 a 15 anos, dependendo da fila de cada consulado. E como pudemos perceber, essa opção possui o maior tempo de espera.
- Via judicial: o processo será julgado por um tribunal, com o requerente sendo representado por um advogado especializado. Seu prazo varia de 12 a 18 meses.
- Administrativa residencial: nesta via, é preciso que você more na Itália por um determinado tempo. Ela é considerada mais rápida, mas também a mais cara e com maiores dificuldades.
6-Dar entrada
Agora não tem muito segredo. Se você descobriu que tem direito à cidadania italiana, escolheu a via de obtenção e separou toda a documentação, parabéns! Você pode dar início ao seu tão desejado processo.
7-Aguardar
Independentemente da forma em que o requerente deu entrada no seu pedido, podendo ser feito pelo consulado italiano ou diretamente na Itália, o seu processo será analisado. E isso pode variar em duração, dependendo do local de apresentação.
Uma vez que seu pedido seja aprovado, você será oficialmente reconhecido como cidadão italiano e poderá solicitar seu passaporte europeu.
Lembrando que, na io.gringo, realizamos cada uma dessas etapas, garantindo que sua trajetoria seja àgil e bem-sucedida.
8-Comemorar e cadastrar o AIRE
Ufa! Finalmente chegou aquele momento em que você mais esperava! Mas calma! Ainda há alguns passos finais que devem ser seguidos. E um deles é o cadastramento no AIRE.
Mas, o que é AIRE? Relaxa que te contamos: A sigla significa “Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero” , no entanto, aqui no Brasil, é conhecida popularmente como “Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior”.
Este registro é obrigatório para todos os cidadãos italianos que vivem no exterior. Agora, como um verdadeiro italiano, você será obrigado a realizar este cadastro. Mas não se preocupe, é gratuito e você mesmo pode realizá-lo.
Quer saber como realizar o cadastramento? Veja o passo a passo em nosso conteúdo.
A io.gringo realiza todos esses passos para você!
Todos os procedimentos, exceto aqueles que envolvem a via judicial, podem ser realizados por conta própria. No entanto, é muito importante estar ciente de que isso exige muita pesquisa e atenção aos detalhes.
Sem contar que o processo pode atrasar por conta dos pequenos detalhes na documentação e o enfrentamento das longas filas nos consulados italianos.
Por isso, a io.gringo torna-se referência quando falamos em obter a cidadania italiana. Além de um atendimento 100% personalizado, garantimos um acompanhamento único, desde a pesquisa da sua árvore genealógica até a obtenção do seu passaporte.
Conheça mais sobre a io em nosso site. Será um prazer atender você e toda sua família!