Imagem que representa o custo da cidadania italiana via judicial
Saiba quanto custa cidadania italiana via judicial, incluindo documentação, tradução e taxas legais, e como a io.gringo pode facilitar seu processo.
Assessoria ou acessoria: Foto de funcionários de uma empresa de assessoria para cidadania italiana trabalhando
Aha! Pegamos você no flagra! Aposto que, por um segundo, você pensou que estava escrevendo “acessoria para cidadania italiana”, né? Relaxa, isso acontece com muita gente! Mas hoje vamos esclarecer tudinho sobre por que “acessoria” não deve ser usada nessas situações e como “assessoria” é sempre a melhor opção.
A melhor assessoria para cidadania italiana: Foto do escritório da io.gringo, empresa de assessoria confiável
Está pensando em obter a cidadania italiana, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo, a io.gringo te conta! A escolha de uma boa assessoria é o primeiro passo para garantir que todo o processo seja feito de forma eficiente e sem contratempos. 
Celebridades brasileiras com cidadania italiana: Foto de um fotografo em Roma
Muita gente não sabe, mas algumas das nossas celebridades mais amadas têm um pezinho na Itália! Além de brilharem no Brasil, figuras como Bruna Marquezine, Edson Celulari, Any Gabrielly e Luana Piovani, também conquistaram a cidadania italiana.
Como contestar uma negativa de cidadania italiana: Foto de uma rua tranquila em Roma
“Minha cidadania italiana foi negada, e agora?” Se você chegou até aqui, provavelmente essa questão está perturbando a sua cabeça e não o deixa dormir. Acertei? Sem sombras de dúvidas, essa é uma situação frustrante, mas calma, você não está sozinho.
Mulher que sabe como tirar passaporte italiano já no aeroporto esperando para viajar
Conquistar a cidadania italiana é um sonho para muitos brasileiros, e ter um passaporte italiano abre portas para inúmeras oportunidades na Europa e além. Mas como tirar o passaporte italiano?
Etapas para requerer cidadania italiana: Prédios com a bandeira italiana
Sumário

Como é amplamente conhecido, obter a cidadania italiana pode ser um processo minucioso e frequentemente burocrático. No entanto, com um planejamento adequado e preciso, você pode aumentar significativamente suas chances de enfrentar esse processo sem maiores dificuldades.

Tendo isso em mente, mostraremos 8 etapas indispensáveis na hora de recorrer ao seu procedimento. Afim de auxilia-lo em um dos momentos mais importantes do seu futuro! 

Acompanhe! 

1-Descobrir se tem direito

Considerada como a etapa principal deste processo, o requerente precisa ter certeza de que possui o direito à cidadania italiana. 

E como não deixamos passar nada despercebido, mostraremos três casos pelos quais você consegue adquirir a dupla cidadania sem restrições. 

  • Descendência: o “jus sanguinis” mais conhecido como “direito de sangue” é uma das formas mais comuns de obter a cidadania. Ele funciona da seguinte maneira: se você tem um ancestral direto que era italiano e não renunciou à sua nacionalidade antes do nascimento do próximo da linhagem, você pode ter direito à cidadania italiana. 

E como faço para identificá-lo? Fique tranquilo! Ao decorrer deste conteúdo, mostraremos como encontrá-lo. 

  • Matrimônio: as pessoas que forem casadas com cidadãos italianos tamém podem reivindicar a cidadania europeia, mas devem cumprir alguns requisitos. Já para os que moram fora da Itália, é preciso estar casado por pelo menos três anos antes de solicitar a cidadania, ou 18 meses se o casal tiver filhos. 

Veja mais em nosso conteúdo “cidadania por casamento”

  • Residência na Itália: essa alternativa é destinada para aqueles que viveram na Itália por muito tempo. Caso contrário, é necessário morar no país no mínimo por 10 anos, enquanto cidadãos da União Europeia precisam de quatro anos. 

2-Estruturar a árvore genealógica

Chegou o momento em que citamos anteriormente, se lembra? Agora, vamos visualizar e organizar as informações sobre a linhagem familiar ao longo do tempo, destacando as ligações entre os parentes.

Através dela, você consegue identificar todos os dados do seu dante causa (ancestral italiano) como: nome completo, data de nascimento, casamento, óbito e dentre outros. 

Confira em nosso guia “Árvore genealógica para cidadania italiana: como montar a minha?” como montá-la 

3-Procurar a documentação

Alerta para uma parte importantíssima do processo! Sim, é ela! A documentação que vai comprovar o seu direto á cidadania italiana. Então, lembre-se de reunir todos os dados hein? Desde o cidadão italiano presente na sua linhagem até você. 

Já anota na lista:

  • Certidão de nascimento; 
  • Certidão de batismo; 
  • Certidão de casamento; 
  • Certidão de óbito (caso haja).

E dentre outros! Confira aqui a documentação completa para a cidadania italiana.

4-Retificar, traduzir e apostilar

Além de reunir todas certidões e documentações solicitadas, o requerente deve retificar, traduzir e apostilar todos eles. Mas, agora, voce deve estar se perguntando: o que é isso? 

Pois bem, descubra o significado de cada serviço a seguir: 

  • Retificação: a retificação é necessária caso haja erros em registros que causem inconsistências nas informações. 
  • Tradução: o processo em que um documento foi traduzido do idioma português para o idioma italiano chama-se de “tradução juramentada”. Ela garante que seus dados tenham efeito legal em processos de cidadania italiana; inscrição no AIRE; e outros serviços consulares.
  • Apostilamento: a apostilagem garante a validade legal dos documentos em outros países signatários da Convenção de Haia, o que inclui a Itália. 

5-Escolher a via de obtenção

Para prosseguir com o processo, o requerente deve decidir por qual via dará incio ao seu procedimento. 

Atualmente, existem três vias para obtenção da cidadania italiana:

  • Administrativa consular: a solicitação é realizada pelos serviços consulares, tendo um prazo de 7 a 15 anos, dependendo da fila de cada consulado. E como pudemos perceber, essa opção possui o maior tempo de espera.
  • Via judicial: o processo será julgado por um tribunal, com o requerente sendo representado por um advogado especializado. Seu prazo varia de 12 a 18 meses.
  • Administrativa residencial: nesta via, é preciso que você more na Itália por um determinado tempo. Ela é considerada mais rápida, mas também a mais cara e com maiores dificuldades. 

Se você quiser se aprofundar mais nas vias de obtenção, explicamos melhor em nosso artigo sobre como obter a cidadania italiana.

6-Dar entrada

Agora não tem muito segredo. Se você descobriu que tem direito à cidadania italiana, escolheu a via de obtenção e separou toda a documentação, parabéns! Você pode dar início ao seu tão desejado processo. 

7-Aguardar

Independentemente da forma em que o requerente deu entrada no seu pedido, podendo ser feito pelo consulado italiano ou diretamente na Itália, o seu processo será analisado. E isso pode variar em duração, dependendo do local de apresentação. 

Uma vez que seu pedido seja aprovado, você será oficialmente reconhecido como cidadão italiano e poderá solicitar seu passaporte europeu. 

Lembrando que, na io.gringo, realizamos cada uma dessas etapas, garantindo que sua trajetoria seja àgil e bem-sucedida. 

8-Comemorar e cadastrar o AIRE

Ufa! Finalmente chegou aquele momento em que você mais esperava! Mas calma! Ainda há alguns passos finais que devem ser seguidos. E um deles é o cadastramento no AIRE

Mas, o que é AIRE? Relaxa que te contamos: A sigla significa “Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero” , no entanto, aqui no Brasil, é conhecida popularmente como “Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior”.

Este registro é obrigatório para todos os cidadãos italianos que vivem no exterior. Agora, como um verdadeiro italiano, você será obrigado a realizar este cadastro. Mas não se preocupe, é gratuito e você mesmo pode realizá-lo. 

Quer saber como realizar o cadastramento? Veja o passo a passo em nosso conteúdo.

A io.gringo realiza todos esses passos para você! 

Todos os procedimentos, exceto aqueles que envolvem a via judicial, podem ser realizados por conta própria. No entanto, é muito importante estar ciente de que isso exige muita pesquisa e atenção aos detalhes. 

Sem contar que o processo pode atrasar por conta dos pequenos detalhes na documentação e o enfrentamento das longas filas nos consulados italianos.

Por isso, a io.gringo torna-se referência quando falamos em obter a cidadania italiana. Além de um atendimento 100% personalizado, garantimos um acompanhamento único, desde a pesquisa da sua árvore genealógica até a obtenção do seu passaporte. 

Conheça mais sobre a io em nosso site. Será um prazer atender você e toda sua família!

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.