Mapa da Itália: Foto de um mapa italiano mostrando a região próxima de Nápoles
Neste texto, você vai entender como o território italiano está dividido, conhecer as 20 regiões que formam o país, descobrir suas principais cidades, paisagens de tirar o fôlego, como os Alpes ao norte, o Mar Mediterrâneo ao sul e as ilhas da Sicília e Sardenha, e ainda ver como esse conhecimento pode ajudar na hora de planejar uma viagem, pesquisar suas origens familiares ou até dar início ao processo de cidadania italiana.
Como a Sicília encanta viajantes e descendentes de italianos: Foto da comuna de Cefalù, mostrando a vista da cidade e do oceano
Quem visita a Sicília dificilmente volta para casa da mesma forma. A maior ilha da Itália impressiona com o contraste entre o azul intenso do mar, as montanhas vulcânicas e as cidades antigas cheias de histórias, um cenário que chama atenção e desperta a curiosidade de quem passa por lá.
Foto da Descubra a Fontana di Trevi durante o dia
Em Roma, entre vielas movimentadas e praças históricas, a Fontana di Trevi se impõe como um dos monumentos mais conhecidos da cidade. Construída sob as ordens do papa Nicolau V, a fonte mistura arte, mitologia e tradição, atraindo milhões de visitantes todos os anos.
corte constitucional italiana
Nesta quinta-feira, dia 31 de julho, a Corte Constitucional Italiana publicou a sentença n.º 142/2025 e reafirmou que a cidadania italiana é um direito desde o nascimento para quem tem ascendência italiana, independentemente de gerações ou formalizações burocráticas em resposta a ações movidas pelos tribunais de Bologna, Roma, Milão e Florença.
A história da Grande Imigração dos italianos: foto do navio Vapor SS La Bretagne, responsável pelo transporte de imigrantes italianos para Santa Catarina
A grande imigração italiana foi um dos maiores movimentos migratórios voluntários da história. Entre o final do século XIX e meados do século XX, milhões de italianos deixaram seu país natal, impulsionados por uma série de adversidades que afetavam tanto o campo quanto as cidades: pobreza generalizada, instabilidade política, falta de oportunidades, escassez de terras agricultáveis e, mais tarde, as consequências das grandes guerras.
Regiões da Itália as 20 divisões do país: Foto de uma vilazinha italiana próxima aos Alpes
Você sabia que a Itália é formada por 20 regiões, cada uma com sua própria identidade? Pois é! Ao pensar na Itália, logo vêm à mente monumentos históricos, paisagens deslumbrantes e uma das gastronomias mais admiradas do mundo.  Mas por trás de toda essa beleza, existe uma organização territorial que revela a verdadeira alma do país com traços culturais, históricos, econômicos e até linguísticos muito próprios.
Etapas para requerer cidadania italiana: Prédios com a bandeira italiana
Sumário

Como é amplamente conhecido, obter a cidadania italiana pode ser um processo minucioso e frequentemente burocrático. No entanto, com um planejamento adequado e preciso, você pode aumentar significativamente suas chances de enfrentar esse processo sem maiores dificuldades.

Tendo isso em mente, mostraremos 8 etapas indispensáveis na hora de recorrer ao seu procedimento. Afim de auxilia-lo em um dos momentos mais importantes do seu futuro! 

Acompanhe! 

1-Descobrir se tem direito

Considerada como a etapa principal deste processo, o requerente precisa ter certeza de que possui o direito à cidadania italiana. 

E como não deixamos passar nada despercebido, mostraremos três casos pelos quais você consegue adquirir a dupla cidadania sem restrições.

  • Descendência: o jus sanguinis, mais conhecido como “direito de sangue”, sempre foi uma das formas mais comuns de se obter a cidadania italiana. Ele funciona da seguinte maneira: se você tem um ancestral direto que era italiano e não se naturalizou estrangeiro antes do nascimento do próximo da linhagem, você pode ter direito à cidadania.
     
    No entanto, com o Decreto-Lei nº 36/2025, esse direito passou a ser limitado apenas a filhos e netos de italianos, tornando o processo mais restrito do que era anteriormente. Além disso, os consulados italianos suspenderam temporariamente o recebimento de novos pedidos por essa via, o que faz com que o processo judicial hoje seja o caminho mais viável para muitos requerentes.
     
    E como faço para identificar meu ancestral italiano? Fique tranquilo! Ao longo deste conteúdo, mostraremos como encontrá-lo.
     
  • Matrimônio: as pessoas casadas com cidadãos italianos continuam podendo solicitar a cidadania por casamento, já que essa modalidade não foi afetada pelas novas regras do decreto. Para quem mora fora da Itália, é necessário estar casado há pelo menos três anos antes de solicitar a cidadania, ou 18 meses, se o casal tiver filhos em comum.
     
  • Residência na Itália: essa alternativa é destinada para aqueles que viveram na Itália por muito tempo. Caso contrário, é necessário morar no país no mínimo por 10 anos, enquanto cidadãos da União Europeia precisam de quatro anos. 

2-Estruturar a árvore genealógica

Chegou o momento em que citamos anteriormente, se lembra? Agora, vamos visualizar e organizar as informações sobre a linhagem familiar ao longo do tempo, destacando as ligações entre os parentes.

Através dela, você consegue identificar todos os dados do seu dante causa (ancestral italiano) como: nome completo, data de nascimento, casamento, óbito e dentre outros. 

Confira em nosso guia “Árvore genealógica para cidadania italiana: como montar a minha?” como montá-la 

3-Procurar a documentação

Alerta para uma parte importantíssima do processo! Sim, é ela! A documentação que vai comprovar o seu direto á cidadania italiana. Então, lembre-se de reunir todos os dados hein? Desde o cidadão italiano presente na sua linhagem até você. 

Já anota na lista:

  • Certidão de nascimento; 
  • Certidão de batismo; 
  • Certidão de casamento; 
  • Certidão de óbito (caso haja).
     

E dentre outros! Confira aqui a documentação completa para a cidadania italiana.

4-Retificar, traduzir e apostilar

Além de reunir todas certidões e documentações solicitadas, o requerente deve retificar, traduzir e apostilar todos eles. Mas, agora, voce deve estar se perguntando: o que é isso? 

Pois bem, descubra o significado de cada serviço a seguir: 

  • Retificação: a retificação é necessária caso haja erros em registros que causem inconsistências nas informações. 
     
  • Tradução: o processo em que um documento foi traduzido do idioma português para o idioma italiano chama-se de “tradução juramentada”. Ela garante que seus dados tenham efeito legal em processos de cidadania italiana; inscrição no AIRE; e outros serviços consulares.
     
  • Apostilamento: a apostilagem garante a validade legal dos documentos em outros países signatários da Convenção de Haia, o que inclui a Itália. 

5-Escolher a via de obtenção da cidadania italiana

Para prosseguir com o processo, o requerente deve decidir por qual via dará incio ao seu procedimento. 

Atualmente, existem três vias para obtenção da cidadania italiana:

  • Administrativa consular: a solicitação é realizada pelos serviços consulares, tendo um prazo de 7 a 15 anos, dependendo da fila de cada consulado. E como pudemos perceber, essa opção possui o maior tempo de espera.
     
  • Via judicial: o processo será julgado por um tribunal, com o requerente sendo representado por um advogado especializado. Seu prazo varia de 12 a 18 meses.
     
  • Administrativa residencial: nesta via, é preciso que você more na Itália por um determinado tempo. Ela é considerada mais rápida, mas também a mais cara e com maiores dificuldades. 

Atenção: Com a entrada em vigor do decreto, os atendimentos consulares para novos pedidos de cidadania por descendência foram temporariamente suspensos. Por isso, no momento, a via judicial é a única alternativa viável para novos requerentes.

6-Dar entrada

Agora não tem muito segredo. Se você descobriu que tem direito à cidadania italiana, escolheu a via de obtenção e separou toda a documentação, parabéns! Você pode dar início ao seu tão desejado processo. 

7-Aguardar

Independentemente da forma em que o requerente deu entrada no seu pedido, podendo ser feito pelo consulado italiano ou diretamente na Itália, o seu processo será analisado. E isso pode variar em duração, dependendo do local de apresentação. 

Uma vez que seu pedido seja aprovado, você será oficialmente reconhecido como cidadão italiano e poderá solicitar seu passaporte europeu. 

Lembrando que, na io.gringo, realizamos cada uma dessas etapas, garantindo que sua trajetoria seja àgil e bem-sucedida. 

8-Comemorar e cadastrar o AIRE

Ufa! Finalmente chegou aquele momento em que você mais esperava! Mas calma! Ainda há alguns passos finais que devem ser seguidos. E um deles é o cadastramento no AIRE. 

Mas, o que é AIRE? Relaxa que te contamos: A sigla significa “Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero” , no entanto, aqui no Brasil, é conhecida popularmente como “Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior”.

Este registro é obrigatório para todos os cidadãos italianos que vivem no exterior. Agora, como um verdadeiro italiano, você será obrigado a realizar este cadastro. Mas não se preocupe, é gratuito e você mesmo pode realizá-lo. 

Quer saber como realizar o cadastramento? Veja o passo a passo em nosso conteúdo.

A io.gringo realiza todos esses passos para você! 

Todos os procedimentos, exceto aqueles que envolvem a via judicial, podem ser realizados por conta própria. No entanto, é muito importante estar ciente de que isso exige muita pesquisa e atenção aos detalhes. 

Sem contar que o processo pode atrasar por conta dos pequenos detalhes na documentação e o enfrentamento das longas filas nos consulados italianos.

Por isso, a io.gringo torna-se referência quando falamos em obter a cidadania italiana. Além de um atendimento 100% personalizado, garantimos um acompanhamento único, desde a pesquisa da sua árvore genealógica até a obtenção do seu passaporte. 

Conheça mais sobre a io em nosso site. Será um prazer atender você e toda sua família!

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.