Inicialmente, vamos ao seu significado: o portal FAST IT é uma plataforma online que o cidadão italiano no exterior pode utilizá-la gratuitamente para checar a própria situação cadastral. Bem como a alteração do endereço.
É através do Fast It que você realiza o cadastro e atualização no AIRE.
E neste conteúdo, vamos contar um pouco mais sobre a ferramenta institucional, além do passo a passo de como registrar-se no Fast IT e sua relação com AIRE.
Vamos lá?
O que é o cadastro AIRE?
O Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero, popularmente conhecido como AIRE, é um cadastro obrigatório para os cidadãos italianos que residem fora da Itália. É usado para acompanhar informações como endereço e estado civil.
O registro foi instituído pela Lei n. 470 de 27 de outubro de 1988, mantido pelos Comuni (municípios) na Itália, com base nas informações fornecidas pelas representações consulares no exterior.
Mantê-lo atualizado é a única obrigação legal dos italianos que vivem no exterior. Pois, é com o registro que o governo italiano tem acesso a comunicação de seus cidadãos fora do país, além de ser importante para acessar serviços consulares, como a emissão e renovação do passaporte italiano.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
O que é o sistema Fast IT e qual a diferença do sistema PRENOT@MI
Iremos esclarecer brevemente as diferenças entre o sistema Fast IT e o sistema PRENOT@MI abaixo:
- Fast IT: essa plataforma é um portal institucional italiano que permite aos italianos que moram fora da Itália, ter acesso e atualizar seus dados no AIRE. Pelo Fast IT você pode: verificar seus dados cadastrais, fazer alterações de endereço, atualizar informações sobre estado civil e acompanhar o status dos seus pedidos.
- PRENOT@MI: o PRENOT@MI é o sistema de agendamento digital utilizado pelos consulados italiano no Brasil para agendar atendimentos consulares. Por meio dele você pode: marcar atendimentos para emissão do passaporte, agendar consultas para o reconhecimento da cidadania italiana e dentre outros.
Em resumo, o Fast IT garante que suas informações estejam sempre atualizadas, enquanto o PRENOT@MI, realiza agendamentos online nos consulados italianos.
Diferença com o sistema SPID
Em comparação com os dois termos citados acima, o Sistema Público de Identidade Digital (SPID) possibilita o acesso aos serviços online de órgãos públicos ou privados italianos de uma maneira prática, rápida e segura.
Contudo, o Fast IT não é a mesma coisa que o SPID, porém os dois são sistemas concedidos pelo governo italiano para auxiliar o italiano, especialmente os que vivem fora da Itália.
FAST IT é a mesma coisa que AIRE?
Não. O AIRE refere-se ao registro que todos os cidadãos residentes no exterior devem ter no consulado italiano da região onde mora. E o Fast IT, por outra visão, é o portal de acesso a esse registro, permitindo a verificação das suas informações pessoais e alterações quando preciso.
Gestão de dados dos cidadãos italianos
A gestão de dados dos cidadãos italianos inclui o cadastro Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero, que registra italianos vivendo no exterior, acompanhando informações como estado civil e endereço para fins administrativos.
É possível realizar a inscrição no FAST IT por conta própria?
Sim! É possível realizar sua inscrição por conta própria. Tendo isso em vista, preparamos um passo a passo com o objetivo de auxiliá-lo na inscrição e no acesso do portal FAST IT. Veja no tópico abaixo:
Como me inscrever no Fast It?
Para registrar-se no FAST IT, siga os seguintes passos:
- Acesse o Portal: Entre no site oficial do FAST IT e crie sua conta e uma senha de acesso.
- Ative seu perfil: após o cadastro, você receberá um e-mail de confirmação. Siga as orientações na mensagem para ativar seu perfil. Sua conta será então ativada em 72 horas. Acompanhe sua caixa de spam para ter certeza que não irá perder esta mensagem.
- Registro Consular: com o seu login confirmado, acesse o site e navegue até a seção “Registro Civil Consular e AIRE” e escolha qual serviço você deseja fazer: sua inscrição no AIRE, atualização de residência ou apenas acompanhar o seu processo.
Viu como é fácil? E a partir do momento em que você faz a sua inscrição na ferramenta, tem um acesso livre à sua situação cadastral, assim como atualizá-la e acessar outros serviços inseridos no Fast IT.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
Como fazer login no FAST IT?
Fazer o login no site é simples. Basta acessar o portal; efetuar o login com o seu e-mail e a senha utilizados no momento da sua inscrição; e após inserir suas credenciais, clique no botão para entrar no sistema.
Em alguns casos, dependendo das configurações de segurança, você pode passar por uma verificação adicional, como inserir um código enviado para seu e-mail ou celular.
A necessidade do FAST IT no processo de cidadania italiana e conquista do passaporte italiano
No que diz respeito ao reconhecimento da cidadania italiana, o Fast IT oferece funcionalidades práticas como a atualização de dados pessoais, uma etapa essencial para o processo da dupla cidadania. Além disso, é possível verificar se os registros de casamento e nascimento foram transcritos corretamente.
Por outro lado, para os que buscam o passaporte italiano, o portal permite a atualização do cadastro AIRE, um registro necessário para a emissão do passaporte. Ademais, oferece serviço de verificação de dados, assegurando que todas as suas informações estejam em dia antes da solicitação do documento.
Em resumo, o Fast IT otimiza os procedimentos relacionados a cidadania italiana e a obtenção do passaporte europeu, proporcionando aos usuários uma plataforma confiável para gerenciar suas atividades consulares.
Que serviços tenho acesso através do portal Fast It?
Por meio do portal Fast IT, você tem direito a diversos serviços consulares, especialmente relacionados ao cadastro Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero (AIRE). Os principais serviços incluem:
Inscrição no AIRE
Pelo Fast IT você pode realizar sua inscrição no AIRE. Você precisará inscrever-se no portal e anexar alguns documentos sendo: documento de identificação válido (passaporte ou RG emitido nos últimos 10 anos) e um comprovante de residência atualizado.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
Visualização da ficha pessoal
Através do portal você pode verificar como estão seus dados no registro AIRE, como endereço, estado civil e composição familiar.
Comunicação de troca de domicílio
Caso haja necessidade de alteração de dados, como troca de endereço, você pode solicitar essa mudança diretamente pelo portal.
Conte com a io.gringo para a inscrição no Fast It!
Dentro dos processos de cidadania italiana, a etapa de inscrição no Fast It é feito pela nossa equipe durante o processo, assim todo o processo é finalizado sem a necessidade de sua intervenção e você estará pronto para partir para a solicitação do seu passaporte italiano.