Em virtude do decreto publicado em 14.06.2024 (N.R.G. 1231/2024 VG – não contraditado) o Tribunal de Savona determinou que as decisões referentes ao status de cidadão italiano por direito de sangue (iure sanguinis) serão executadas de imediato, mesmo se impugnadas.
A decisão cria um novo padrão para descendentes de italianos, assegurando que os direitos relacionados à cidadania italiana sejam realizados sem atrasos desnecessários, destacando a importância da execução dos oficiais de estado civil em determinações judiciais.
Entenda o caso dos descendentes uruguaios
A determinação de Savona não aconteceu atoa; ela é baseada em um caso em que descendentes uruguaios de um cidadão italiano que imigrou para a América do Sul no final do século XIX conseguiram, por meio do Tribunal de Gênova, o reconhecimento da cidadania italiana por iure sanguinis.
Com isso, o tribunal determinou que a administração realizasse todos os trâmites burocráticos, como a transcrição dos atos de estado civil nos registros italianos.
Porém, o oficial de estado civil do município de nascimento do italiano negou-se a obedecer à ordem judicial, apontando que não havia nenhuma evidência que comprovasse que a ordem era definitiva.
Logo após o ocorrido, os requerentes contestaram a sentença do oficial com base no art. 95 D.P.R. n. 396/2000, apresentando seu caso ao Tribunal de Savona. A corte decidiu que a recusa era ilegal e determinou que os procedimentos deveriam ser feitos imediatamente, independentemente da definitividade da decisão.
Qual foi a reação do tribunal?
Ademais, o Tribunal afirmou que a negação do oficial não estava apoiada em nenhuma norma legal. Destacou também, que as decisões que concedem a cidadania italiana e determinam ações administrativas devem ser seguidas imediatamente.
Essas determinações vão além de um simples reconhecimento de status; são ordens judiciais que modificam diretamente a situação jurídica e forçam os órgãos administrativos a implementar rapidamente o que foi definido.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
Quais foram os efeitos dessa decisão?
Neste momento, você deve estar se perguntando: por que compreender o impacto da decisão do Tribunal de Savona?
Pois bem, saiba que, se você deseja adquirir sua cidadania por direito de sangue, essa determinação pode acelerar o reconhecimento dos direitos e assegurar que os requerentes recebam sua cidadania rapidamente, sem atrasos extras.
Visto isso, veja a seguir as demais consequências que o julgamento proporciona:
Preservação dos direitos dos cidadãos
A decisão do Tribunal garante os direitos dos cidadãos, permitindo que eles exerçam essas garantias imediatamente depois de uma decisão favorável, sem precisar aguardar a desenvoltura dos recursos.
Deveres dos funcionários dos Registros Civis italianos
Segundo a determinação, um funcionário do estado civil deve cumprir todas as ordens judiciais, sem o apoio de interpretações equivocadas ou diretrizes ministeriais que contrariem uma ordem judicial.
Agilidade na validação dos direitos
Os candidatos à cidadania italiana por direito de sangue podem aproveitar seu novo status sem demora, o que é importante para aqueles que precisam acessar imediatamente seus direitos civis, sociais e econômicos na Itália.
Facilitação de processo
Excluindo a necessidade de aguardar a decisão sobre os recursos, o processo se torna mais ágil e simplificado, aliviando a carga administrativa para os tribunais e os requerentes.
Segurança
Muitas pessoas obtêm de forma mais rápida a clareza sobre seu status de cidadania, o que lhes permite fazer escolhas significativas em suas vidas pessoais e profissionais sem a dúvida de um processo legal e prolongado.
Como vimos, certamente a decisão do Tribunal de Savona otimiza o sistema judicial e oferece vantagens reais aos requerentes, garantindo os seus direitos de maneira mais eficiente.
Por Isabella Bilard
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.