Novo precedente jurídico: descendentes de italianos (iure sanguinis) garantem direitos antes de decisão final

Corte Constitucional o futuro da cidadania italiana por descendência: Foto de uma igreja em frente os picos das Dolomitas
Ciao, querido leitor! Já marca aí na agenda: no dia 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália vai analisar se a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), sem limite de gerações e sem exigência de vínculos territoriais, culturais ou linguísticos com a Itália, está, de fato, de acordo com a Constituição do país.
Cidadania italiana via inconstitucional: Foto do Piazza Venezia vista a partir do Vittoriano.
Depois de todas as mudanças que o Decreto-Lei nº 36/2025 trouxe para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, você provavelmente está se perguntando: “E agora? Como vou conseguir reconhecer a minha?”, acertei?
Decreto 36/2025: Foto de um hotel histórico na Itália
Está à procura de uma análise concreta sobre o decreto mais polêmico do ano? Então você está no lugar certo! Afinal, falar do decreto-lei nº 36/2025 sem examinar os pontos mais controversos do seu texto seria ignorar o que está por trás de toda a repercussão. Mas, antes de tudo, vale recapitular o que aconteceu.
A melhor empresa de cidadania italiana: Foto da equipe da io.gringo
Falou cidadania italiana? Falou io.gringo! Somos a empresa que nasceu no coração do Vale do Paraíba, em Taubaté (SP), e hoje já estamos com o pé no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo,  e, claro, na cidade eterna: Roma. 
Decreto-Lei nº 36/2025 é aprovado e novas regras para a cidadania italiana: Foto da bandeira italiana
Ontem, dia 20 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o Decreto-Lei nº 36/2025, com 137 votos a favor e 83 contrários, tornando definitiva a proposta apresentada em março pela coalizão liderada por Giorgia Meloni e aprovada na última quinta-feira (15) pelo Senado. 
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana. A proposta, já aprovada pelo Senado no último dia 15, estabelece que apenas filhos e netos de italianos possam solicitar o reconhecimento.
Iure sanguinis: Foto aérea de Laigueglia, cidade na província de Savona
Sumário

Em virtude do decreto publicado em 14.06.2024 (N.R.G. 1231/2024 VG – não contraditado) o Tribunal de Savona determinou que as decisões referentes ao status de cidadão italiano por direito de sangue (iure sanguinis) serão executadas de imediato, mesmo se impugnadas. 

A decisão cria um novo padrão para descendentes de italianos, assegurando que os direitos relacionados à cidadania italiana sejam realizados sem atrasos desnecessários, destacando a importância da execução dos oficiais de estado civil em determinações judiciais.

Entenda o caso dos descendentes uruguaios

A determinação de Savona não aconteceu atoa; ela é baseada em um caso em que descendentes uruguaios de um cidadão italiano que imigrou para a América do Sul no final do século XIX conseguiram, por meio do Tribunal de Gênova, o reconhecimento da cidadania italiana por iure sanguinis. 

Com isso, o tribunal determinou que a administração realizasse todos os trâmites burocráticos, como a transcrição dos atos de estado civil nos registros italianos. 

Porém, o oficial de estado civil do município de nascimento do italiano negou-se a obedecer à ordem judicial, apontando que não havia nenhuma evidência que comprovasse que a ordem era definitiva. 

Logo após o ocorrido, os requerentes contestaram a sentença do oficial com base no art. 95 D.P.R. n. 396/2000, apresentando seu caso ao Tribunal de Savona. A corte decidiu que a recusa era ilegal e determinou que os procedimentos deveriam ser feitos imediatamente, independentemente da definitividade da decisão.

Qual foi a reação do tribunal? 

Ademais, o Tribunal afirmou que a negação do oficial não estava apoiada em nenhuma norma legal. Destacou também, que as decisões que concedem a cidadania italiana e determinam ações administrativas devem ser seguidas imediatamente.   

Essas determinações vão além de um simples reconhecimento de status; são ordens judiciais que modificam diretamente a situação jurídica e forçam os órgãos administrativos a implementar rapidamente o que foi definido. 

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Quais foram os efeitos dessa decisão?

Neste momento, você deve estar se perguntando: por que compreender o impacto da decisão do Tribunal de Savona? 

Pois bem, saiba que, se você deseja adquirir sua cidadania por direito de sangue, essa determinação pode acelerar o reconhecimento dos direitos e assegurar que os requerentes recebam sua cidadania rapidamente, sem atrasos extras.   

Visto isso, veja a seguir as demais consequências que o julgamento proporciona:

Preservação dos direitos dos cidadãos

A decisão do Tribunal garante os direitos dos cidadãos, permitindo que eles exerçam essas garantias imediatamente depois de uma decisão favorável, sem precisar aguardar a desenvoltura dos recursos. 

Deveres dos funcionários dos Registros Civis italianos 

Segundo a determinação, um funcionário do estado civil deve cumprir todas as ordens judiciais, sem o apoio de interpretações equivocadas ou diretrizes ministeriais que contrariem uma ordem judicial. 

Agilidade na validação dos direitos

Os candidatos à cidadania italiana por direito de sangue podem aproveitar seu novo status sem demora, o que é importante para aqueles que precisam acessar imediatamente seus direitos civis, sociais e econômicos na Itália. 

Facilitação de processo

Excluindo a necessidade de aguardar a decisão sobre os recursos, o processo se torna mais ágil e simplificado, aliviando a carga administrativa para os tribunais e os requerentes. 

Segurança 

Muitas pessoas obtêm de forma mais rápida a clareza sobre seu status de cidadania, o que lhes permite fazer escolhas significativas em suas vidas pessoais e profissionais sem a dúvida de um processo legal e prolongado.

Como vimos, certamente a decisão do Tribunal de Savona otimiza o sistema judicial e oferece vantagens reais aos requerentes, garantindo os seus direitos de maneira mais eficiente. 
Por Isabella Bilard

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.