Posicionamento da io.gringo sobre as mudanças na cidadania italiana

Regiões da Itália as 20 divisões do país: Foto de uma vilazinha italiana próxima aos Alpes
Você sabia que a Itália é formada por 20 regiões, cada uma com sua própria identidade? Pois é! Ao pensar na Itália, logo vêm à mente monumentos históricos, paisagens deslumbrantes e uma das gastronomias mais admiradas do mundo.  Mas por trás de toda essa beleza, existe uma organização territorial que revela a verdadeira alma do país com traços culturais, históricos, econômicos e até linguísticos muito próprios.
Vale a pena viajar para a Itália em Agosto: Foto de pessoas na praia de Cefalú, Itália
A primeira coisa que você precisa saber é: agosto é o auge do verão europeu e um dos meses mais peculiares para se estar na Itália. É uma época em que tudo esquenta, o clima, o movimento turístico, as festas e também os preços, especialmente nas praias e nos destinos mais badalados.
Como foi a imigração italiana no Rio Grande do Sul: Foto de um farol com a cidade de Porto Alegre ao fundo
Quando pensamos na Serra Gaúcha, logo vêm à mente imagens de vinhedos, casas de pedra e mesas fartas de polenta e galeto. Mas, na verdade, tudo isso só existe por causa de uma história que começou há 150 anos, quando os primeiros italianos chegaram ao Rio Grande do Sul em busca de uma vida melhor.
Conheça a proposta A.C.2369: Foto da comune de Tagliacozzo na Itália
A cidadania italiana sempre foi um tema que mobiliza muitos descendentes de italianos interessados em formalizar esse vínculo com a Itália. Com isso, nos últimos anos, o número de pedidos cresceu tanto que resultou em uma sobrecarga nos consulados e longas filas de espera. Para lidar com essa situação, o governo italiano tem buscado reformular todo o processo, e uma das propostas nesse contexto é a A.C.2369.
Posicionamento da io.gringo diante da nova lei da cidadania italiana: Foto do Castelo Sant'Angelo em Roma
A io.gringo nasceu com o propósito de apoiar brasileiros na busca pelas suas origens italianas, oferecendo uma assessoria completa, responsável e transparente no processo de reconhecimento da cidadania. Ao longo dos últimos anos, já acompanhamos mais de 7 mil famílias, sempre com foco na qualidade do atendimento, no cuidado com cada história e no compromisso com a verdade.
Corte Constitucional da Itália analisa limites do direito à cidadania italiana: Foto da prefeitura de Aosta
Na última terça-feira, 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália realizou uma audiência para analisar a constitucionalidade da transmissão da cidadania italiana por ius sanguinis (direito de sangue), sem limite de gerações, como previsto no artigo 1º da Lei nº 91/1992.
posicionamento-mudancas-na-cidadania-italiana
Sumário

Na última sexta-feira (28), o governo italiano anunciou uma nova mudança na lei de concessão da cidadania italiana, direcionada especialmente aos descendentes de italianos no exterior. A medida surge em um contexto no qual o Brasil, com cerca de 30 milhões de descendentes, abriga a maior comunidade italiana fora da Itália, representando 15% da população brasileira.

Segundo o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, o objetivo da decisão é combater a comercialização do passaporte europeu e aliviar a sobrecarga de trabalho nos consulados e municípios italianos, que enfrentam uma grande demanda no processo de cidadania italiana.

Diante dessas mudanças, a io.gringo, uma empresa que preza pela transparência e responsabilidade com a comunidade ítalo-descendente, se manifestará em relação a essa decisão:

Nosso posicionamento

A io.gringo, sob a liderança do CEO Matheus Reis, mantém seu compromisso inabalável com integridade e clareza nas informações, valores que continuam a guiar a empresa, mesmo diante das novas regulamentações.

Esse decreto estabelece que apenas pessoas com pelo menos um dos pais ou um dos avós nascidos na Itália poderão se tornar cidadãos italianos. Antes, o direito se estendia a qualquer pessoa que comprovasse ancestralidade italiana a partir de 1861, quando o Reino da Itália foi fundado.

Com a nova medida, as possibilidades de obtenção da cidadania foram reduzidas, afetando principalmente aqueles que, até então, podiam comprovar – sem limite de geração – um vínculo com seus antepassados italianos.

Como destaca o CEO: “Há três pilares intocáveis: ética, responsabilidade e honestidade.” É com esse princípio que a empresa reafirma seu compromisso com seus clientes, colaboradores e com os descendentes de italianos, garantindo que todos recebam a melhor orientação e suporte durante este período de transição.

Entendemos que as novas alterações legais trazem inseguranças para aqueles que buscam o direito à cidadania italiana, e por isso, tomamos medidas imediatas para proteger os interesses de nossos clientes. Para aqueles que já têm processos em andamento ou estão com a pasta pronta, entraremos em contato individualmente para discutir as implicações dessa mudança e como podemos proceder. 

Para os clientes que ainda estão em fase de formação de pasta, a io.gringo continuará acompanhando e orientando cada etapa, assegurando que todos tenham informações claras sobre os novos requisitos.

Além disso, reafirmamos nosso comprometimento de não aceitar mais solicitações de cidadania para famílias que não atendam aos critérios exigidos pela nova legislação, ou seja, descendentes diretos de italianos nascidos na Itália. Como ressalta Matheus: “Não podemos permitir que pessoas adquiram um direito que não lhes pertence, especialmente em um momento de tantas incertezas jurídicas.”

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Monitoramento das mudanças na cidadania italiana

A io.gringo também continuará monitorando a situação de perto, comprometendo-se a atuar de maneira responsável e clara. “Vou para a Corte Constitucional se for necessário, vou participar das audiências e me mobilizar para defender o direito de vocês”, afirma o empresário. 

Nossa missão é, e continuará sendo, garantir que o direito à cidadania italiana seja exercido de maneira justa e correta, respeitando todas as normas legais e com o apoio de uma equipe especializada e dedicada.

E você, como cliente da nossa empresa, para que possamos entender a sua situação e esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto, envie-as para o e-mail: ouvidoria@iogringo.com.br. Nosso time entrará em contato com você.

Afinal, entendemos de pessoas tanto quanto entendemos de cidadanias.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.