Confira como contratar um advogado especializado em cidadania italiana. Orientação passo a passo e suporte jurídico garantido.
Ao embarcar na jornada da cidadania italiana, muitas pessoas encontram-se no desejo ou necessidade de seguir a via judicial de obtenção. Perante a essa questão, a contratação de um advogado para cidadania italiana especializado torna-se uma opção recomendável e, muitas vezes, essencial.
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Descubra como escolher a melhor empresa para tirar a cidadania italiana com nosso guia prático e confiável. Informe-se agora!
Para aqueles que buscam obter a cidadania italiana, o processo tende a ser complexo e detalhado, envolvendo muitas etapas que precisam ser executadas com precisão para evitar futuros atrasos e complicações. 
Descubra as características distintas de quem tem descendência italiana: arte, música e um forte senso de identidade cultural. Leia mais aqui!
As características de uma pessoa com descendência italiana são enraizadas na rica cultura da Itália, um país conhecido por seu forte senso de identidade. 
A atriz, Any Gabrielly, iniciou seu processo de cidadania italiana com a io.gringo juntamente com mãe e sua meia-irmã. Veja mais neste conteúdo!
A atriz e cantora, Any Gabrielly, deu início ao seu processo de reconhecimento da cidadania italiana através da nossa empresa, io.gringo, aos 21 anos de idade.
bandeira do consulado italiano
Encontrar um Consulado Italiano e compreender seu funcionamento é essencial para aqueles que buscam reconhecer sua cidadania italiana, visto que, os consulados desempenham funções como: a emissão do seu passaporte italiano e os procedimentos relacionados à cidadania. 
Tela de um notebook mostrando o agendamento para cidadania italiana
Sumário

Sabemos que fazer um agendamento no consulado italiano para solicitar sua tão sonhada cidadania italiana ou emitir seu passaporte vermelhinho, muitas vezes poderá ser um processo complicado ou até mesmo demorado. Mas a io.gringo te ajuda nessa!

Neste conteúdo explicaremos onde e como você poderá solicitar esse recurso, além de ajudá-lo a identificar o consulado mais perto de você. Vamos lá? 

Primeiro: o que é um consulado e para que um consulado serve?

O Consulado é uma representação oficial de um país em uma cidade estrangeira, onde desempenha diversas funções, sendo elas administrativas, notariais e jurisdicionais. Ele atua em benefício aos cidadãos do país que residem, trabalham ou transitam naquela região. 

Além disso, assegura a proteção dos direitos do cidadão em momentos emergenciais. Veja mais algumas funções do Consulado:

  • Expedir passaportes e outros documentos de viagem;
  • Garantia do direito de voto do cidadão residente do exterior;
  • Realiza registros de nascimento, casamento e óbito, emitindo procurações, atestados e outros atos notariais;
  • Emissão de vistos de entrada no território brasileiros para cidadãos estrangeiros;

Cada consulado é chefiado por um cônsul, determinado pelo governo. Ademais, em cidades importantes, um país poderá ter um consulado-geral, designado a acompanhar outros consulados em regiões mais próximas. 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Como fazer um agendamento no consulado italiano?

É possível realizar o agendamento remotamente, através do portal Prenot@mi, oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. Esta ferramenta permite facilitar a reserva gratuita de serviços consulares, como emissão do passaporte italiano e entrada na fila do consulado, para obter a dupla nacionalidade. 

Entretanto, há ainda, a alternativa de realizar o agendamento por videochamada, em um dos consulados italianos presentes no Brasil, como o Consulado Geral Italiano de São Paulo. 

Para solicitar o passaporte italiano, assim como outros serviços, é necessário que o requerente faça a chamada por Whatsapp. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Neste atendimento, será verificado sua identidade e dados essenciais. 

Como entrar na fila do consulado italiano

No território brasileiro, as Repartições Diplomáticas Italianas possuem a própria jurisdição, ou seja, cada consulado italiano pode atender mais de um estado. Ao todo, existem seis no país, além de uma embaixada. Confira abaixo: 

Consulado Italiano de Belo Horizonte

  • Jurisdição: Minas Gerais.
  • Endereço: R. Alagoas, 721 – Belo Horizonte – MG, CEP: 30130-160
  • Telefone: (31) 3508-5100

Consulado Italiano de Recife

  • Jurisdição: Bahia, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí. 
  • Endereço: R. Padre Carapuceiro, 706 – Boa Viagem, Recife – PE, CEP: 51020-280
  • Telefone: (81) 3035-4700

Consulado Italiano de São Paulo

  • Jurisdição: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
  • Endereço: Av. Paulista, 1963 – São Paulo – SP, CEP: 01311-300
  • Telefone: (11) 3549-5699

Consulado Geral Italiano de Curitiba

  • Jurisdição: Paraná e Santa Catarina.
  • Endereço: Av. Vicente Machado, 2100 – Curitiba – PR, CEP: 80420-011
  • Telefone: (41) 3883-1750

Consulado Italiano de Porto Alegre

  • Jurisdição: Rio Grande do Sul. 
  • Endereço: R. José de Alencar, 313, Menino Deus – Porto Alegre – RS, CEP: 90880-480
  • Telefone: (51) 3230-8200

Consulado Italiano do Rio de Janeiro

  • Jurisdição: Rio de Janeiro e Espírito Santo. 
  • Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 40 – Rio de Janeiro – RJ, CEP:20020-010
  • Telefone: (21) 3534-1315

Embaixada Italiana de Brasília

  • Jurisdição: Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima.
  • Endereço:  S.E.S. Av. das Nações Quadra 807, Lote 30 – Brasília – DF, CEP: 70420-900
  • Telefone: (61) 3442-9900

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Entenda as filas dos Consulares Italianos 

Existem três vias para solicitar sua cidadania italiana, sendo elas: via consular; via administrativa em um comune; ou via Tribunal de Justiça Italiano. 

A via consular não obriga que o solicitante viaje até a Itália para requerer a cidadania. No entanto, o principal empecilho dessa via é a longa fila de espera nos consulados italianos. No consulado de São Paulo, por exemplo, dura em média 12 anos para adquirir o reconhecimento.

Essa demora vai contra a própria legislação italiana, que estabelece o prazo de 720 dias para que o solicitante receba um retorno.  

Dicas para sua visita ao consulado italiano

Separamos cinco dicas que vão te auxiliar a tornar o processo de agendamento mais eficiente. Confira abaixo:  

  • Agende a data e o horário: após entrar em contato com o consulado e fornecer seus dados, eles irão marcar uma data ou horário para solicitar seu passaporte italiano ou outros serviços. Prepare-se para confirmar essas informações e seja pontual.   
  • Apronte-se para a visita: conforme a embaixada ou consulado, há chances de comparecer a uma entrevista como parte do processo de solicitação do passaporte italiano. 
  • Organize seus documentos: mantê-los organizados garante tempo na hora de apresentá-los ao consulado. Mas lembre-se que os documentos variam de acordo com o serviço que você estiver solicitando. Então certifique antecipadamente as orientações de cada tópico. 
  • Mantenha o AIRE atualizado: caso o motivo da sua visita seja para solicitar o passaporte italiano, manter o registro civil atualizado no consulado é essencial. O AIRE é solicitado pelo Ministério de Relações Exteriores para terem controle dos dados dos cidadãos em outros países
  • Tenha uma assessoria e facilite o processo: contar com a ajuda de uma equipe expert em cidadania garante um processo tranquilo, descartando a possibilidade de possíveis burocracias.  

E é por esse motivo que nós, da io.gringo, tornamos o processo de obtenção da cidadania italiana o mais ágil e eficiente possível, evitando possíveis enrolações.

Com uma equipe de especialistas dedicados e uma abordagem personalizada, estamos comprometidos em transformar seu sonho italiano em realidade.

Entre em contato conosco agora mesmo e comece sua jornada para um futuro europeu!

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.