Como funciona a cidadania italiana para filho menor de idade?

Confira como contratar um advogado especializado em cidadania italiana. Orientação passo a passo e suporte jurídico garantido.
Ao embarcar na jornada da cidadania italiana, muitas pessoas encontram-se no desejo ou necessidade de seguir a via judicial de obtenção. Perante a essa questão, a contratação de um advogado para cidadania italiana especializado torna-se uma opção recomendável e, muitas vezes, essencial.
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Descubra como escolher a melhor empresa para tirar a cidadania italiana com nosso guia prático e confiável. Informe-se agora!
Para aqueles que buscam obter a cidadania italiana, o processo tende a ser complexo e detalhado, envolvendo muitas etapas que precisam ser executadas com precisão para evitar futuros atrasos e complicações. 
Descubra as características distintas de quem tem descendência italiana: arte, música e um forte senso de identidade cultural. Leia mais aqui!
As características de uma pessoa com descendência italiana são enraizadas na rica cultura da Itália, um país conhecido por seu forte senso de identidade. 
A atriz, Any Gabrielly, iniciou seu processo de cidadania italiana com a io.gringo juntamente com mãe e sua meia-irmã. Veja mais neste conteúdo!
A atriz e cantora, Any Gabrielly, deu início ao seu processo de reconhecimento da cidadania italiana através da nossa empresa, io.gringo, aos 21 anos de idade.
bandeira do consulado italiano
Encontrar um Consulado Italiano e compreender seu funcionamento é essencial para aqueles que buscam reconhecer sua cidadania italiana, visto que, os consulados desempenham funções como: a emissão do seu passaporte italiano e os procedimentos relacionados à cidadania. 
Criança sorrindo na itália mostrando que a cidadania italiana para filho menor é possível
Sumário

Se você é cidadão italiano e tem um filho menor de idade, pode estar se perguntando sobre como garantir a cidadania italiana para ele. A cidadania italiana para filho menor de idade é um processo automático, mas requer pequenos cuidados. 

Neste artigo, vamos apresentar as etapas necessárias para solicitar a cidadania italiana para filhos menores, incluindo os requisitos, documentos e procedimentos envolvidos. Continue a leitura e descubra como assegurar a cidadania italiana para seu filho!

É possível solicitar cidadania italiana para filho menor de idade?

Sim, é possível solicitar a cidadania italiana para filho menor de idade. A legislação italiana permite que filhos menores de cidadãos italianos obtenham a cidadania de forma automática, basta seguir alguns passos.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Como solicitar cidadania italiana para filho menor de idade?

Para solicitar a cidadania italiana para filho menor, o genitor italiano deve estar inscrito no cadastro A.I.R.E (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero) do consulado competente da região de sua residência. Além disso, você deve manter seu AIRE atualizado para garantir a cidadania italiana de seu filho menor de idade e não arcar com multas onerosas. Este registro é essencial para manter os dados pessoais dos cidadãos italianos que residem fora da Itália atualizados e acessíveis.

Após verificar que seu cadastro está devidamente atualizado, encaminhe a certidão de nascimento do seu filho para ser traduzida por um tradutor juramentado e apostilada. Concluída essa etapa, envie a documentação ao consulado ou comune. 

Vale ressaltar que o processo precisa ser feito na mesma comune ou consulado em que a cidadania do genitor está registrada. Dependendo da complexidade dos documentos e da agilidade dos cartórios, o processo pode levar de 3 a 8 meses.

Mãe e filho pequeno conversando sobre a cidadania italiana para menor de idade

Filhos adotivos possuem direito à cidadania italiana?

Sim, filhos adotivos menores de idade têm direito ao reconhecimento da cidadania italiana, desde que a adoção tenha sido feita judicialmente. A lei italiana reconhece que filhos adotados legalmente antes dos 18 anos têm os mesmos direitos que filhos biológicos para obter a cidadania italiana. Portanto, os mesmos procedimentos e requisitos aplicáveis a filhos biológicos são válidos para filhos adotivos.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Quais são os dados necessários para solicitar cidadania italiana para menor?

Para solicitar a cidadania italiana para filhos menores, é essencial que alguns dados estejam atualizados e disponíveis:

  • Dados do Cadastro A.I.R.E: o genitor italiano deve ter seus dados atualizados no cadastro A.I.R.E, incluindo endereço e estado civil;
  • Certidões de nascimento: as certidões devem ser em formato INTEIRO TEOR, traduzidas e apostiladas;
  • Escritura declaratória de nascimento: se os pais não foram casados no civil antes do nascimento do filho, será necessária uma declaração providenciada em um Tabelionato de Notas, pois a paternidade/maternidade precisa ser reconhecida;
  • Formulários preenchidos: todos os formulários necessários devem ser preenchidos corretamente através do portal FAST IT e enviados junto com a documentação.

Como você pôde perceber, solicitar a cidadania italiana para filho menor de idade é um processo simples, mas que requer pequenos cuidados. Manter os dados atualizados no cadastro A.I.R.E e preparar todos os documentos necessários são passos essenciais para o sucesso do processo.

Se você precisa de ajuda para obter a cidadania italiana, a io.gringo está aqui para ajudar. Conheça nosso serviço especializado e assegure a cidadania italiana para seu filho com tranquilidade e segurança.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.