Corte Constitucional o futuro da cidadania italiana por descendência: Foto de uma igreja em frente os picos das Dolomitas
Ciao, querido leitor! Já marca aí na agenda: no dia 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália vai analisar se a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), sem limite de gerações e sem exigência de vínculos territoriais, culturais ou linguísticos com a Itália, está, de fato, de acordo com a Constituição do país.
Cidadania italiana via inconstitucional: Foto do Piazza Venezia vista a partir do Vittoriano.
Depois de todas as mudanças que o Decreto-Lei nº 36/2025 trouxe para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, você provavelmente está se perguntando: “E agora? Como vou conseguir reconhecer a minha?”, acertei?
Decreto 36/2025: Foto de um hotel histórico na Itália
Está à procura de uma análise concreta sobre o decreto mais polêmico do ano? Então você está no lugar certo! Afinal, falar do decreto-lei nº 36/2025 sem examinar os pontos mais controversos do seu texto seria ignorar o que está por trás de toda a repercussão. Mas, antes de tudo, vale recapitular o que aconteceu.
A melhor empresa de cidadania italiana: Foto da equipe da io.gringo
Falou cidadania italiana? Falou io.gringo! Somos a empresa que nasceu no coração do Vale do Paraíba, em Taubaté (SP), e hoje já estamos com o pé no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo,  e, claro, na cidade eterna: Roma. 
Decreto-Lei nº 36/2025 é aprovado e novas regras para a cidadania italiana: Foto da bandeira italiana
Ontem, dia 20 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o Decreto-Lei nº 36/2025, com 137 votos a favor e 83 contrários, tornando definitiva a proposta apresentada em março pela coalizão liderada por Giorgia Meloni e aprovada na última quinta-feira (15) pelo Senado. 
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana. A proposta, já aprovada pelo Senado no último dia 15, estabelece que apenas filhos e netos de italianos possam solicitar o reconhecimento.
cidadania italiana quem tem direito
Sumário

A cidadania italiana pode ser adquirida de diferentes maneiras, desde a descendência italiana até residir diretamente na Itália. E explorar esses caminhos oferece uma visão ampla não somente das leis italianas, mas também da história e da cultura do país europeu. 

Hoje, iremos descobrir um pouco mais sobre essa nacionalidade e tirar todas as suas dúvidas a respeito desse assunto. Vamos lá? 

O que é a cidadania italiana?

A cidadania italiana nada mais é do que um status legal que garante aos indivíduos os mesmos direitos e deveres que os cidadãos italianos nascidos na Itália. Isso abrange a oportunidade de viver, trabalhar e estudar no território italiano e em todos os países que compõem a União Europeia.

E embora o processo de cidadania italiana pareça ser complexo, especialmente para o requerente que busca o reconhecimento com base na descendência, muitos optam adquiri-la com o intuito de honrar e preservar a história e a identidade familiar, fortalecendo a conexão com a Itália e suas tradições culturais. 

Em outras situações, existem os que buscam novas oportunidades profissionais e pessoais, como os benefícios do livre trânsito e do direito de estabelecimento. E essas são as coisas que só a dupla nacionalidade proporciona ao ítalo-brasileiro.   

Quem tem direito a dupla cidadania italiana?

A cidadania italiana pode ser adquirida por diferentes vias, incluindo descendência, casamento com um cidadão italiano ou naturalização, residindo legalmente na Itália. Veja a diferença de cada uma delas: 

  1. Descendência: pessoas que possuem ascendência italiana são elegíveis para a cidadania italiana, mesmo que tenham nascido em outro país. 
  1. Casamento com cidadão italiano: cônjuges de cidadãos italianos podem solicitar a dupla nacionalidade após um período de casamento e cumprimento de certos requisitos, como a proficiência nível B1 do idioma italiano.
  1. Naturalização: estrangeiros que moram na Itália por um período específico podem pedir a naturalização italiana, desde que cumpram certos critérios, como ter conhecimento da língua italiana e residir no país a mais de 5 anos. 
  1. Adoção: crianças adotadas por cidadãos italianos conseguem obter a cidadania italiana por meio do processo de adoção. 

É válido ressaltar que cada caso pode ter requisitos específicos e procedimentos diferentes. 

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Qual o limite de geração ou idade que têm direito à cidadania italiana?

Não existe limite de geração ou idade para quem possua o direito à cidadania italiana. Segundo a legislação italiana, qualquer pessoa que seja descendente de italiano pode adquirir a dupla nacionalidade, independentemente do número de gerações. 

Além disso, não há limite de idade para solicitá-la. Tanto menores quanto maiores de idade podem iniciar o processo. 

Ademais, a idade dos seus filhos pode influenciar o processo. Para o menor de 18 anos, a transmissão da cidadania italiana ocorre de maneira automática. E para os maiores de idade, este privilégio não se aplica a ele. Portanto, será necessário iniciar um novo processo. 

Saiba mais sobre esse recurso em nosso artigo que fala mais sobre a cidadania italiana para filho menor de idade.

É fácil conseguir cidadania italiana?

Conseguir a cidadania italiana é considerado relativamente fácil, principalmente devido ao grande número de imigrantes italianos ao redor do mundo e à regra do jus sanguinis, que permite a transmissão da cidadania sem limite de gerações. Desde que a linhagem italiana seja comprovada e não haja renúncia prévia à cidadania por parte do antepassado, descendentes podem solicitar o reconhecimento de forma direta.

O que pode impedir o processo de cidadania italiana?

Existem alguns fatores que podem impedir o processo de cidadania italiana. Confira aqui os principais motivos:

  1. Falta de Certidões: a falta de qualquer certidão pode impedir ou até mesmo atrasar o

reconhecimento da cidadania. É essencial ter todas as certidões de nascimento, casamento e óbito dos ascendentes, desde o italiano até o requerente.

  1. Erros nas Certidões: erros de ortografia, nomes e datas nas certidões devem ser corrigidos. Inconsistências nos dados podem gerar dúvidas sobre a descendência e levar à rejeição do pedido.
  1. Naturalização Brasileira do Italiano: se o ascendente italiano se naturalizou brasileiro antes do nascimento do filho, isso pode impedir o reconhecimento da nacionalidade italiana.
  1. Documentos Irregulares ou Incompletos: os dados que apresentam irregularidades graves ou que não confirmam a descendência podem levar à negação do processo.

Como saber se você é descendente de italiano?

Descobrir se você é um descendente italiano pode ser uma jornada incrível de exploração da sua história familiar! 

Para isso, comece montando sua árvore genealógica por meio da análise de documentos como certidões de nascimento e casamento. Converse também com alguns parentes a fim de obter mais informações sobre suas origens. 

Recursos online como sites de genealogia e redes sociais podem ser uma ferramenta útil para localizar dados adicionais e conectar-se com membros familiares distantes. 

Se ao final da sua busca for confirmada a sua ascendência italiana, você pode considerar dar entrada ao seu processo de cidadania, obedecendo às exigências estabelecidas pelas autoridades italianas e buscando auxílio especializado conforme for preciso.

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Qual a diferença entre nacionalidade e cidadania?

Os conceitos de nacionalidade e cidadania são relacionados, porém possuem significados distintos: 

  • Nacionalidade: é uma condição jurídica de pertencer a um determinado país. A nacionalidade geralmente é adquirida no momento do nascimento ou por meio do direito de sangue. Ela estabelece os direitos e obrigações básicas que uma pessoa tem dentro dessa nação. 
  • Cidadania: refere-se a um conceito que inclui os privilégios e deveres que uma pessoa tem como membro de uma comunidade política específica. A cidadania não se limita apenas ao vínculo jurídico com um país, envolve também o compromisso com os valores e responsabilidades cívicas desse país. 

No geral, a nacionalidade refere-se à condição legal de pertencer a um país específico, enquanto a cidadania engloba os direitos decorrentes desse pertencimento, como participação na vida democrática e conformidade com as leis do país.

Existe alguma região da Itália que não dá direito a cidadania?

Sim. A região formada pelas províncias de Trento e Bolzano não concedem o direito à cidadania italiana. 

Até 2010, os descendentes dessas províncias podiam solicitar a dupla nacionalidade devido a uma concessão na lei, por consequência à anexação dessas regiões à Itália em 1920. Antes disso, pertenciam ao império Austro-Húngaro e só depois de 1920, todos os residentes dessas províncias foram considerados italianos. 

Atualmente, não é possível solicitar reconhecimento de cidadania para descendentes dessas regiões, e não há planos do governo para reintroduzir essa possibilidade.

É possível tirar a cidadania apenas pelo sobrenome?

Apenas o sobrenome não garante o direito à cidadania italiana. Como citamos anteriormente, ela é concedida com base em critérios de descendência (jus sanguinis), união civil com um cidadão italiano, residência ou naturalização diretamente na Itália.  

Tendo isso em vista, concluímos que: o sobrenome pode ser um indicativo, mas não é suficiente por si só para garantir o seu reconhecimento. É necessário demonstrar uma ligação direta com um antepassado italiano através de um processo de documentação que comprove a linhagem.  

Como saber se um parente já tem a cidadania italiana?

Para descobrir se um parente já possui cidadania italiana, você pode seguir alguns passos simples:

  1. Perguntar para o membro da família: o jeito mais fácil é perguntar diretamente ao parente se ele possui cidadania. Eles forneceram informações sobre o processo pelo qual obtiveram o reconhecimento da dupla cidadania.
  1. Procurar por documentos: caso não seja possível perguntar, procure por documentos relacionados à cidadania italiana entre os pertences do familiar. Atente-se a: passaporte italiano, certidão de cidadania ou correspondência oficial de autoridades italianas.
  1. Analisar registros públicos: em algumas situações, é possível realizar uma consulta em registros públicos de cidadania italiana, disponíveis em consulados ou em sistemas online, dependendo da jurisdição. 

Salientamos que é de extrema importância solicitar a autorização ou até mesmo a cooperação do seu parente ao analisar seus dados, especialmente se você estiver consultando registros confidenciais ou pessoais.

Como tirar a cidadania italiana?

Se você estiver enfrentando dificuldades para obter informações ou dar entrada no seu processo, conte com uma ajuda especializada. A io.gringo te ajuda no seu procedimento de cidadania italiana, desde a pesquisa do seu dante causa até a consquista do seu passaporte vermelhinho.  

Conheça os serviços da io.gringo e surpreenda-se com como podemos te ajudar a conquistar a tão sonhada cidadania italiana.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.