Conheça o portal FAST IT: uma plataforma gratuita essencial para cidadãos italianos no exterior verificar sua situação cadastral e atualizar suas informações.
Inicialmente, vamos ao seu significado: o portal FAST IT é uma plataforma online que o cidadão italiano no exterior pode utilizá-la gratuitamente para checar a própria situação cadastral. Bem como a alteração do endereço.
Descubra como a dupla nacionalidade italiana vai além de um passaporte, conectando você a um legado cultural e oportunidades únicas na Europa
Adquirir a nacionalidade italiana representa muitos mais do que tirar um novo passaporte. É abrir as portas para um legado cultural, mergulhar em uma história antiga e conectar-se a uma das civilizações mais influentes do planeta.
Confira como contratar um advogado especializado em cidadania italiana. Orientação passo a passo e suporte jurídico garantido.
Ao embarcar na jornada da cidadania italiana, muitas pessoas encontram-se no desejo ou necessidade de seguir a via judicial de obtenção. Perante a essa questão, a contratação de um advogado para cidadania italiana especializado torna-se uma opção recomendável e, muitas vezes, essencial.
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Descubra como escolher a melhor empresa para tirar a cidadania italiana com nosso guia prático e confiável. Informe-se agora!
Para aqueles que buscam obter a cidadania italiana, o processo tende a ser complexo e detalhado, envolvendo muitas etapas que precisam ser executadas com precisão para evitar futuros atrasos e complicações. 
Descubra as características distintas de quem tem descendência italiana: arte, música e um forte senso de identidade cultural. Leia mais aqui!
As características de uma pessoa com descendência italiana são enraizadas na rica cultura da Itália, um país conhecido por seu forte senso de identidade. 
cidadania italiana quem tem direito
Sumário

A cidadania italiana pode ser adquirida de diferentes maneiras, desde a descendência italiana até residir diretamente na Itália. E explorar esses caminhos oferece uma visão ampla não somente das leis italianas, mas também da história e da cultura do país europeu. 

Hoje, iremos descobrir um pouco mais sobre essa nacionalidade e tirar todas as suas dúvidas a respeito desse assunto. Vamos lá? 

O que é a cidadania italiana?

A cidadania italiana nada mais é do que um status legal que garante aos indivíduos os mesmos direitos e deveres que os cidadãos italianos nascidos na Itália. Isso abrange a oportunidade de viver, trabalhar e estudar no território italiano e em todos os países que compõem a União Europeia.

E embora o processo de cidadania italiana pareça ser complexo, especialmente para o requerente que busca o reconhecimento com base na descendência, muitos optam adquiri-la com o intuito de honrar e preservar a história e a identidade familiar, fortalecendo a conexão com a Itália e suas tradições culturais. 

Em outras situações, existem os que buscam novas oportunidades profissionais e pessoais, como os benefícios do livre trânsito e do direito de estabelecimento. E essas são as coisas que só a dupla nacionalidade proporciona ao ítalo-brasileiro.   

Quem tem direito a dupla cidadania italiana?

A cidadania italiana pode ser adquirida por diferentes vias, incluindo descendência, casamento com um cidadão italiano ou naturalização, residindo legalmente na Itália. Veja a diferença de cada uma delas: 

  1. Descendência: pessoas que possuem ascendência italiana são elegíveis para a cidadania italiana, mesmo que tenham nascido em outro país. 
  1. Casamento com cidadão italiano: cônjuges de cidadãos italianos podem solicitar a dupla nacionalidade após um período de casamento e cumprimento de certos requisitos, como a proficiência nível B1 do idioma italiano.
  1. Naturalização: estrangeiros que moram na Itália por um período específico podem pedir a naturalização italiana, desde que cumpram certos critérios, como ter conhecimento da língua italiana e residir no país a mais de 5 anos. 
  1. Adoção: crianças adotadas por cidadãos italianos conseguem obter a cidadania italiana por meio do processo de adoção. 

É válido ressaltar que cada caso pode ter requisitos específicos e procedimentos diferentes. 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Qual o limite de geração ou idade que têm direito à cidadania italiana?

Não existe limite de geração ou idade para quem possua o direito à cidadania italiana. Segundo a legislação italiana, qualquer pessoa que seja descendente de italiano pode adquirir a dupla nacionalidade, independentemente do número de gerações. 

Além disso, não há limite de idade para solicitá-la. Tanto menores quanto maiores de idade podem iniciar o processo. 

Ademais, a idade dos seus filhos pode influenciar o processo. Para o menor de 18 anos, a transmissão da cidadania italiana ocorre de maneira automática. E para os maiores de idade, este privilégio não se aplica a ele. Portanto, será necessário iniciar um novo processo. 

Saiba mais sobre esse recurso em nosso artigo que fala mais sobre a cidadania italiana para filho menor de idade.

O que pode impedir o processo de cidadania italiana?

Existem alguns fatores que podem impedir o processo de cidadania italiana. Confira aqui os principais motivos:

  1. Falta de Certidões: a falta de qualquer certidão pode impedir ou até mesmo atrasar o

reconhecimento da cidadania. É essencial ter todas as certidões de nascimento, casamento e óbito dos ascendentes, desde o italiano até o requerente.

  1. Erros nas Certidões: erros de ortografia, nomes e datas nas certidões devem ser corrigidos. Inconsistências nos dados podem gerar dúvidas sobre a descendência e levar à rejeição do pedido.
  1. Naturalização Brasileira do Italiano: se o ascendente italiano se naturalizou brasileiro antes do nascimento do filho, isso pode impedir o reconhecimento da nacionalidade italiana.
  1. Documentos Irregulares ou Incompletos: os dados que apresentam irregularidades graves ou que não confirmam a descendência podem levar à negação do processo.

Como saber se você é descendente de italiano?

Descobrir se você é um descendente italiano pode ser uma jornada incrível de exploração da sua história familiar! 

Para isso, comece montando sua árvore genealógica por meio da análise de documentos como certidões de nascimento e casamento. Converse também com alguns parentes a fim de obter mais informações sobre suas origens. 

Recursos online como sites de genealogia e redes sociais podem ser uma ferramenta útil para localizar dados adicionais e conectar-se com membros familiares distantes. 

Se ao final da sua busca for confirmada a sua ascendência italiana, você pode considerar dar entrada ao seu processo de cidadania, obedecendo às exigências estabelecidas pelas autoridades italianas e buscando auxílio especializado conforme for preciso.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Qual a diferença entre nacionalidade e cidadania?

Os conceitos de nacionalidade e cidadania são relacionados, porém possuem significados distintos: 

  • Nacionalidade: é uma condição jurídica de pertencer a um determinado país. A nacionalidade geralmente é adquirida no momento do nascimento ou por meio do direito de sangue. Ela estabelece os direitos e obrigações básicas que uma pessoa tem dentro dessa nação. 
  • Cidadania: refere-se a um conceito que inclui os privilégios e deveres que uma pessoa tem como membro de uma comunidade política específica. A cidadania não se limita apenas ao vínculo jurídico com um país, envolve também o compromisso com os valores e responsabilidades cívicas desse país. 

No geral, a nacionalidade refere-se à condição legal de pertencer a um país específico, enquanto a cidadania engloba os direitos decorrentes desse pertencimento, como participação na vida democrática e conformidade com as leis do país.

Existe alguma região da Itália que não dá direito a cidadania?

Sim. A região formada pelas províncias de Trento e Bolzano não concedem o direito à cidadania italiana. 

Até 2010, os descendentes dessas províncias podiam solicitar a dupla nacionalidade devido a uma concessão na lei, por consequência à anexação dessas regiões à Itália em 1920. Antes disso, pertenciam ao império Austro-Húngaro e só depois de 1920, todos os residentes dessas províncias foram considerados italianos. 

Atualmente, não é possível solicitar reconhecimento de cidadania para descendentes dessas regiões, e não há planos do governo para reintroduzir essa possibilidade.

É possível tirar a cidadania apenas pelo sobrenome?

Apenas o sobrenome não garante o direito à cidadania italiana. Como citamos anteriormente, ela é concedida com base em critérios de descendência (jus sanguinis), união civil com um cidadão italiano, residência ou naturalização diretamente na Itália.  

Tendo isso em vista, concluímos que: o sobrenome pode ser um indicativo, mas não é suficiente por si só para garantir o seu reconhecimento. É necessário demonstrar uma ligação direta com um antepassado italiano através de um processo de documentação que comprove a linhagem.  

Como saber se um parente já tem a cidadania italiana?

Para descobrir se um parente já possui cidadania italiana, você pode seguir alguns passos simples:

  1. Perguntar para o membro da família: o jeito mais fácil é perguntar diretamente ao parente se ele possui cidadania. Eles forneceram informações sobre o processo pelo qual obtiveram o reconhecimento da dupla cidadania.
  1. Procurar por documentos: caso não seja possível perguntar, procure por documentos relacionados à cidadania italiana entre os pertences do familiar. Atente-se a: passaporte italiano, certidão de cidadania ou correspondência oficial de autoridades italianas.
  1. Analisar registros públicos: em algumas situações, é possível realizar uma consulta em registros públicos de cidadania italiana, disponíveis em consulados ou em sistemas online, dependendo da jurisdição. 

Salientamos que é de extrema importância solicitar a autorização ou até mesmo a cooperação do seu parente ao analisar seus dados, especialmente se você estiver consultando registros confidenciais ou pessoais.

Como tirar a cidadania italiana?

Se você estiver enfrentando dificuldades para obter informações ou dar entrada no seu processo, conte com uma ajuda especializada. A io.gringo te ajuda no seu procedimento de cidadania italiana, desde a pesquisa do seu dante causa até a consquista do seu passaporte vermelhinho.  

Conheça os serviços da io.gringo e surpreenda-se com como podemos te ajudar a conquistar a tão sonhada cidadania italiana.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.