Como saber minha descendência pelo sobrenome? Confira 3 ferramentas

Corte Constitucional o futuro da cidadania italiana por descendência: Foto de uma igreja em frente os picos das Dolomitas
Ciao, querido leitor! Já marca aí na agenda: no dia 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália vai analisar se a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), sem limite de gerações e sem exigência de vínculos territoriais, culturais ou linguísticos com a Itália, está, de fato, de acordo com a Constituição do país.
Cidadania italiana via inconstitucional: Foto do Piazza Venezia vista a partir do Vittoriano.
Depois de todas as mudanças que o Decreto-Lei nº 36/2025 trouxe para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, você provavelmente está se perguntando: “E agora? Como vou conseguir reconhecer a minha?”, acertei?
Decreto 36/2025: Foto de um hotel histórico na Itália
Está à procura de uma análise concreta sobre o decreto mais polêmico do ano? Então você está no lugar certo! Afinal, falar do decreto-lei nº 36/2025 sem examinar os pontos mais controversos do seu texto seria ignorar o que está por trás de toda a repercussão. Mas, antes de tudo, vale recapitular o que aconteceu.
A melhor empresa de cidadania italiana: Foto da equipe da io.gringo
Falou cidadania italiana? Falou io.gringo! Somos a empresa que nasceu no coração do Vale do Paraíba, em Taubaté (SP), e hoje já estamos com o pé no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo,  e, claro, na cidade eterna: Roma. 
Decreto-Lei nº 36/2025 é aprovado e novas regras para a cidadania italiana: Foto da bandeira italiana
Ontem, dia 20 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o Decreto-Lei nº 36/2025, com 137 votos a favor e 83 contrários, tornando definitiva a proposta apresentada em março pela coalizão liderada por Giorgia Meloni e aprovada na última quinta-feira (15) pelo Senado. 
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana. A proposta, já aprovada pelo Senado no último dia 15, estabelece que apenas filhos e netos de italianos possam solicitar o reconhecimento.
como-saber-minha-descendencia-pelo-sobrenome
Sumário

Você sabia que sobrenomes italianos famosos no Brasil como Rossi, Ferrari, Esposito e Bianchi podem ser pistas chaves para descobrir seu direito a cidadania italiana? Se você sempre teve curiosidade para saber de onde veio sua família, está no lugar certo! 

Hoje, mostraremos algumas ferramentas online que vão facilitar a sua busca e te auxilar a montar sua árvore genealógica de uma maneira prática e clara. Vamos lá? 

Como saber se tenho descendência italiana?

Uma ótima maneira de começar essa jornada é descobrir de onde vem o seu sobrenome italiano. Muitos deles têm histórias por trás e podem te dar dicas sobre a região de onde sua família veio. Sites de genealogia, incluindo as ferramentas que iremos citar neste conteúdo, são excelentes para isso.

Outra opção é visitar bibliotecas locais e arquivos públicos, onde você pode encontrar registros civis, como certidões de nascimento e casamento, podendo fornecer pistas sobre seus antepassados italianos. 

Porém, se você desejar ir mais a fundo, considere fazer um teste de DNA. Vários serviços oferecem essa alternativa e podem ajudar a confirmar sua ligação com a Itália.

O meu sobrenome garante a cidadania italiana?

Não necessariamente. A cidadania italiana é concedida com base em critérios específicos, como a descendência de cidadãos italianos, o casamento com um italiano ou a naturalização após um período de residência legal na Itália. 

O sobrenome, por si só, pode indicar uma possível ascendência italiana, mas não é o suficiente para garantir a dupla cidadania. Para isso, o requerente deve apresentar documentos que comprovem sua ligação com a nacionalidade italiana.

Conheça algumas ferramentas para identificar sua descendência italiana

Esses sites oferecem acesso a registros históricos e permitem a criação de árvores genealógicas digitais, facilitando a busca por documentos importantes, como certidões de nascimento e casamento, que são indispensáveis para o processo de cidadania italiana. São elas: 

FamilySearch

O FamilySearch é um site gratuito, patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nessa ferramenta, você terá um amplo acesso a arquivos de registros genealógicos, que vão desde certidões de nascimento até cartões de alistamento militar.

Além disso, é possível ter acesso a mais de um bilhão de imagens digitais, assim como índices de registros de todo o mundo. Por exemplo: 

  • Registros governamentais; 
  • Registros eclesiásticos de nascimento; 
  • Inventários; 
  • Registros de casamento; 
  • Registros de óbitos.
     

My Heritage 

O site My Heritage foi criado em 2005, e desde então, proporciona um serviço grátis na construção de árvores genealógicas. Entre os diversos serviços disponíveis estão: acesso a 9 bilhões de registros históricos globais e compartilhamento e visualização de fotos, com o intuito de gerar conexão com árvores já registradas. 

Emigrazione Veneta

A Emigrazione Veneta oferece um compilado de informações dos imigrantes italianos que, desde o século 19 até o início do século 20, deslocaram-se para o Brasil. A ferramenta surgiu em 2001, seguindo um cunho histórico que disponibiliza um serviço de recuperação de certidões em toda Itália. 

Como montar uma árvore genealógica?

Normalmente, quando iniciamos a construção da nossa árvore genealógica, não conhecemos muito bem nossos antepassados, e é por aí que nossa jornada começa! Conversar com parentes mais próximos é um ponto importante para encontrar o seu Dante Causa, que se refere ao ancestral italiano que pode possibilitar o reconhecimento da sua cidadania.

Você pode encontrá-lo coletando informações de familiares, como pais, tios, irmãos e primos. Vale ressaltar que a cidadania não tem limite de gerações. 

Durante a coleta de dados, é preciso comprovar sua descendência por meio de documentos em formato inteiro teor, que registrem o laço sanguíneo de cada um de seus membros familiares. Confira abaixo:

  • Certidão de nascimento; 
  • Certidão de casamento; 
  • Certidão de óbito. 
     

Esses documentos permitirão que um especialista em lei italiana analise os dados e informe se você realmente possui o direito ao reconhecimento da cidadania italiana.

Veja mais como obter sua cidadania italiana.

Confie na io.gringo para seu processo de cidadania italiana

Na io.gringo, voce terá todo o suporte e orientação para tornar seu sonho de cidadania italiana uma realidade. Aqui, garantimos um atendimento capacitado, que te acompanha em todas as etapas do seu processo. 

Conheça as vantagens da dupla cidadania italiana.

Além de sermos experts em cidadania, apresentamos uma variedade de serviços complementares, essenciais para o processo da dupla nacionalidade, simplificando sua jornada e garantindo todos os aspectos legais. Confira algumas de nossas funções: 

  • Pesquisa genealógica
  • Pesquisa de documentação
  • Retificação administrativa e judicial
  • Apostilamento de documentos
  • Tradução juramentada
  • Registro Civil
  • Atualização do AIRE
     

Quer saber mais sobre a io? Entre em contato conosco hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas a respeito da nossa empresa. Construa seu futuro com a io.gringo!

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.