Confira como contratar um advogado especializado em cidadania italiana. Orientação passo a passo e suporte jurídico garantido.
Ao embarcar na jornada da cidadania italiana, muitas pessoas encontram-se no desejo ou necessidade de seguir a via judicial de obtenção. Perante a essa questão, a contratação de um advogado para cidadania italiana especializado torna-se uma opção recomendável e, muitas vezes, essencial.
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Guia essencial de termos para cidadania italiana: do Estratto di Nascita à Agenzia delle Entrate. Domine o glossário e simplifique o procedimento burocrático!
Descubra como escolher a melhor empresa para tirar a cidadania italiana com nosso guia prático e confiável. Informe-se agora!
Para aqueles que buscam obter a cidadania italiana, o processo tende a ser complexo e detalhado, envolvendo muitas etapas que precisam ser executadas com precisão para evitar futuros atrasos e complicações. 
Descubra as características distintas de quem tem descendência italiana: arte, música e um forte senso de identidade cultural. Leia mais aqui!
As características de uma pessoa com descendência italiana são enraizadas na rica cultura da Itália, um país conhecido por seu forte senso de identidade. 
A atriz, Any Gabrielly, iniciou seu processo de cidadania italiana com a io.gringo juntamente com mãe e sua meia-irmã. Veja mais neste conteúdo!
A atriz e cantora, Any Gabrielly, deu início ao seu processo de reconhecimento da cidadania italiana através da nossa empresa, io.gringo, aos 21 anos de idade.
bandeira do consulado italiano
Encontrar um Consulado Italiano e compreender seu funcionamento é essencial para aqueles que buscam reconhecer sua cidadania italiana, visto que, os consulados desempenham funções como: a emissão do seu passaporte italiano e os procedimentos relacionados à cidadania. 
Foto do Coliseu representando um dos destinos que uma pessoa com sobrenome pode visitar
Sumário

Descobrir a origem do seu sobrenome não é apenas uma questão de genealogia, mas sim um mergulho na história da imigração italiana durante a colonização do Brasil.  

Com milhões de descendentes espalhados pelo território brasileiro, a cidadania italiana tornou-se uma conexão com suas raízes ancestrais, ressaltando a diversidade e a influência da imigração em diferentes países. 

Tendo isso em mente, este conteúdo tem o intuito de esclarecer a história que tem por trás da origem dos cognomes italianos no Brasil. Além de apresentar os mais comuns para ajudá-lo a identificar em seu registro.

Confira!

Imigração italiana no Brasil

A imigração italiana para o Brasil é um marco significativo na história dos dois países. Durante os séculos XIX e XX, ocorreu o maior fluxo de imigrantes italianos em direção ao país brasileiro.  

Nesse período, mais de 3,5 milhões de estrangeiros, incluindo os cidadãos italianos, migraram para cá em busca de melhores condições de vida; oportunidades de trabalho; e para escapar dos conflitos que assolavam a Europa. 

Contudo, esse movimento transformou o nosso país em uma das maiores colônias de descendentes italianos fora da Itália, com aproximadamente 25 milhões de ítalo-brasileiros presentes atualmente na nação brasileira. 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Sobrenomes em italiano

Os imigrantes italianos se estabeleceram em comunidades específicas, concentrando-se em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. Nessas regiões, os sobrenomes foram transmitidos de geração em geração, muitas vezes mantendo vínculos com suas origens. 

E além da formação de comunidades distintas, a junção de italianos e brasileiros através de casamentos serviu para a disseminação de sobrenomes italianos pelo Brasil. Mesmo em situações em que as mulheres italianas se casavam e adotavam o sobrenome do marido, havia a transmissão para seus filhos.   

Ademais, alguns termos foram adaptados ou modificados ao longo do tempo para se ajustarem à língua portuguesa ou por consequência a erros de registro. 

Sobrenomes italianos mais comuns no Brasil

Antes de explorarmos os sobrenomes italianos mais comuns, é válido notar que os países possuem sobrenomes mais frequentes entre a população, como o cognome Pereira, por exemplo.

Em outra perspectiva, existem também sobrenomes considerados como raros, que às vezes são vistos como “diferentes” justamente por não serem tão comuns. 

Neste momento, nada mais justo que apresentarmos os sobrenomes mais populares. Veja abaixo: 

  1. Rossi;
  2. Russo;
  3. Ferrari;
  4. Esposito;
  5. Bianchi;
  6. Romano;
  7. Colombo;
  8. Ricci;
  9. Marino;
  10. Greco;
  • Bruno;
  • Gallo;
  • Conti;
  • De Luca;
  • Mancini;
  • Costa;
  • Giordano;
  • Rizzo;
  • Lombardi;
  • Moretti.

E dentre outros. 

É possível tirar a cidadania italiana pelo sobrenome?

O sobrenome por si só não garante o direito à cidadania italiana. Ela é determinada por critérios específicos, como a descendência de cidadãos italianos, casamento com um italiano ou por naturalização após residência legal na Itália por um determinado tempo. 

Possuir um nome italiano pode ser um indício de uma possível ascendência italiana, porém não é o suficiente para garantir a dupla cidadania. Para isso, o requerente deve apresentar documentos que comprovem sua ligação com a nacionalidade europeia. 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Tenho um sobrenome italiano e agora? 

Como citamos acima, o sobrenome pode ser um indicativo de ascendência, mas não é o suficiente. Portanto, iremos mostrar os passos que você deve seguir para comprovar sua linhagem italiana (caso haja): 

  1. Montar sua árvore genealógica: comece com a montagem da sua árvore genealógica para identificar o ascendente italiano. Fale com familiares mais velhos para coletar todas as informações sobre nomes, datas e locais de nascimento, casamento e óbito. 
  1. Junte os documentos: reúna as certidões de nascimento, casamento e, se houver, a de óbito de todos os ascendentes da sua linhagem até o seu antepassado italiano.
  1. Analise e corrija os erros: verifique se existem erros de datas, nomes e locais nas certidões. Caso houver, será preciso realizar a retificação dos documentos. 
  1. Tradução e Apostilamento: faça a tradução das documentações para o italiano e apostile-os conforme solicitado pela legislação italiana.
  1. Escolha a via do processo: verifique qual a via do processo é a mais adequada para você, podendo ser: via administrativa consular, via judicial ou via administrativa residencial. 

Na dúvida dos processos de cidadania italiana ou vias de obtenção você pode verificar nosso passo-a-passo sobre como tirar a cidadania italiana.

Após a montagem da sua pasta e a escolha da sua via, você pode dar entrada no seu processo de reconhecimento da cidadania italiana! E se você ainda possui alguma dúvida em relação ao sobrenome italiano ou sobre o processo, a io.gringo está aqui para ajudar! 

Nossa equipe cuida de cada caso, desde a pesquisa genealógica até a submissão dos documentos necessários. 

Deixe a burocracia com a gente e concentre-se apenas nas vantagens que a dupla nacionalidade trará. Entre em contato conosco agora mesmo e construa seu futuro com a io!

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.