O depoimento de João Silva, um aposentado que redescobriu sua paixão pela gastronomia, é mais uma das histórias de cidadania italiana emocionantes que temos orgulho de compartilhar. A io.gringo ajudou João e toda a sua família a realizarem o sonho de conquistar o passaporte italiano, uma aquisição que veio à tona através de sua descendência italiana.
“Vejo a gastronomia como um hobby. Fiz cursos e me preparei. Hoje, junto com a minha família, preparo macarronada, risoto ou lasanha, e tomamos um bom vinho. É onde nos reunimos”, conta. João obteve sua dupla cidadania através da io.gringo e, emocionado, revela: “Com a certidão, até descobri minha irmã gêmea!”.
A chave dessa descoberta foi o bisavô de João, que nasceu na Itália e imigrou para o Brasil, permitindo que ele e seus familiares conseguissem a cidadania italiana. “Por meio da io.gringo, nós chegamos à árvore genealógica da família e conseguimos todas as certidões necessárias. Ela que procurou ver tudo isso, todos os nomes, os avós, enfim. Hoje, eu me considero um italiano. Definitivamente, estou mais forte.”, afirma o aposentado.
A sobrinha de João, Marcela Emboava, compartilha seu ponto de vista: “Se você possui a cidadania italiana, você tem a oportunidade de ir pra Europa e ter outras experiências. A cidadania é como falar uma língua diferente”, comenta Marcela.
Em outra perspectiva, Luisa Elaine, mãe de Marcela, também reflete sobre a importância desse status para seus filhos. “Se algo não der certo com eles no Brasil, é poder ir pra Europa e construir a vida deles lá.” Além disso, ela destaca que ao buscar a certidão do bisavô no município de Caçapava (SP), Luisa se sentiu especial ao perceber o quanto essa herança italiana faz parte de sua identidade.
“Quando fui buscar a certidão dele, eu me senti especial. A io.gringo fez a pesquisa de documentação e meu único trabalho foi pegar a certidão do meu bisavô”.
E não foram apenas eles que aproveitaram a chance de se tornarem cidadãos italianos! Há também Mariana Emboava, outra sobrinha de João, que expressa sua alegria com a dupla cidadania: “No processo acabou incluindo uma sobrinha que eu tenho, tornando essa experiência incrível para ela. Então, eu e ela estamos muito felizes em estar com esse título de cidadã italiana.”
A história da família de João, unida pela cultura italiana e pela nova cidadania, exemplifica como a busca pela dupla cidadania pode fortalecer os laços familiares. Afinal, a gastronomia, bem como ele destaca, é um dos pilares que mantém a família unida, onde cada refeição se torna uma celebração.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.