Apaixonado por gastronomia: conheça o João e sua jornada com a cidadania italiana!

Conheça a proposta A.C.2369: Foto da comune de Tagliacozzo na Itália
A cidadania italiana sempre foi um tema que mobiliza muitos descendentes de italianos interessados em formalizar esse vínculo com a Itália. Com isso, nos últimos anos, o número de pedidos cresceu tanto que resultou em uma sobrecarga nos consulados e longas filas de espera. Para lidar com essa situação, o governo italiano tem buscado reformular todo o processo, e uma das propostas nesse contexto é a A.C.2369.
Posicionamento da io.gringo diante da nova lei da cidadania italiana: Foto do Castelo Sant'Angelo em Roma
A io.gringo nasceu com o propósito de apoiar brasileiros na busca pelas suas origens italianas, oferecendo uma assessoria completa, responsável e transparente no processo de reconhecimento da cidadania. Ao longo dos últimos anos, já acompanhamos mais de 7 mil famílias, sempre com foco na qualidade do atendimento, no cuidado com cada história e no compromisso com a verdade.
Corte Constitucional da Itália analisa limites do direito à cidadania italiana: Foto da prefeitura de Aosta
Na última terça-feira, 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália realizou uma audiência para analisar a constitucionalidade da transmissão da cidadania italiana por ius sanguinis (direito de sangue), sem limite de gerações, como previsto no artigo 1º da Lei nº 91/1992.
Corte Constitucional o futuro da cidadania italiana por descendência: Foto de uma igreja em frente os picos das Dolomitas
Ciao, querido leitor! Já marca aí na agenda: no dia 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália vai analisar se a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), sem limite de gerações e sem exigência de vínculos territoriais, culturais ou linguísticos com a Itália, está, de fato, de acordo com a Constituição do país.
Cidadania italiana via inconstitucional: Foto do Piazza Venezia vista a partir do Vittoriano.
Depois de todas as mudanças que o Decreto-Lei nº 36/2025 trouxe para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, você provavelmente está se perguntando: “E agora? Como vou conseguir reconhecer a minha?”, acertei?
Decreto 36/2025: Foto de um hotel histórico na Itália
Está à procura de uma análise concreta sobre o decreto mais polêmico do ano? Então você está no lugar certo! Afinal, falar do decreto-lei nº 36/2025 sem examinar os pontos mais controversos do seu texto seria ignorar o que está por trás de toda a repercussão. Mas, antes de tudo, vale recapitular o que aconteceu.
Foto de João recontando sua jornada com a cidadania italiana
Sumário

O depoimento de João Silva, um aposentado que redescobriu sua paixão pela gastronomia, é mais uma das histórias de cidadania italiana emocionantes que temos orgulho de compartilhar. A io.gringo ajudou João e toda a sua família a realizarem o sonho de conquistar o passaporte italiano, uma aquisição que veio à tona através de sua descendência italiana.

“Vejo a gastronomia como um hobby. Fiz cursos e me preparei. Hoje, junto com a minha família, preparo macarronada, risoto ou lasanha, e tomamos um bom vinho. É onde nos reunimos”, conta. João obteve sua dupla cidadania através da io.gringo e, emocionado, revela: “Com a certidão, até descobri minha irmã gêmea!”.

A chave dessa descoberta foi o bisavô de João, que nasceu na Itália e imigrou para o Brasil, permitindo que ele e seus familiares conseguissem a cidadania italiana. “Por meio da io.gringo, nós chegamos à árvore genealógica da família e conseguimos todas as certidões necessárias. Ela que procurou ver tudo isso, todos os nomes, os avós, enfim. Hoje, eu me considero um italiano. Definitivamente, estou mais forte.”, afirma o aposentado.

A sobrinha de João, Marcela Emboava, compartilha seu ponto de vista: “Se você possui a cidadania italiana, você tem a oportunidade de ir pra Europa e ter outras experiências. A cidadania é como falar uma língua diferente”, comenta Marcela.

Em outra perspectiva, Luisa Elaine, mãe de Marcela, também reflete sobre a importância desse status para seus filhos. “Se algo não der certo com eles no Brasil, é poder ir pra Europa e construir a vida deles lá.” Além disso, ela destaca que ao buscar a certidão do bisavô no município de Caçapava (SP), Luisa se sentiu especial ao perceber o quanto essa herança italiana faz parte de sua identidade.

“Quando fui buscar a certidão dele, eu me senti especial. A io.gringo fez a pesquisa de documentação e meu único trabalho foi pegar a certidão do meu bisavô”.

E não foram apenas eles que aproveitaram a chance de se tornarem cidadãos italianos! Há também Mariana Emboava, outra sobrinha de João, que expressa sua alegria com a dupla cidadania: “No processo acabou incluindo uma sobrinha que eu tenho, tornando essa experiência incrível para ela. Então, eu e ela estamos muito felizes em estar com esse título de cidadã italiana.”

A história da família de João, unida pela cultura italiana e pela nova cidadania, exemplifica como a busca pela dupla cidadania pode fortalecer os laços familiares. Afinal, a gastronomia, bem como ele destaca, é um dos pilares que mantém a família unida, onde cada refeição se torna uma celebração.

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.