Se você é cidadão italiano, tem uma vantagem ao viajar pela Europa graças ao Espaço Schengen. Esse acordo permite que os indivíduos de países participantes, como a Itália, circulem livremente entre 26 países sem a necessidade de visto ou controle de fronteiras internas.
Você pode, assim, viajar, trabalhar, estudar e morar em outros países da zona Schengen com a facilidade de um passaporte ou, em alguns casos, até mesmo com um RG. E, se tiver interesse em saber mais sobre como aproveitar essa liberdade, acompanhe a seguir todos os detalhes desse processo.
O que é Espaço Schengen?
O Espaço Schengen surgiu em 1985 como um acordo entre cinco países da União Europeia – França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo – e, ao longo dos anos, se expandiu para se tornar a maior área de livre circulação de pessoas do planeta.
O nome Schengen vem de uma pequena vila no Luxemburgo, localizada na fronteira com a Alemanha e a França, onde foram assinados o Acordo de Schengen, em 1985, e a Convenção de Schengen, em 1990.
Ademais, a gestão da política de imigração dentro desse espaço é coordenada pelo Sistema Europeu de Informação de Fronteiras (FRONTEX). As autoridades de imigração dos países participantes colaboram para garantir a proteção das fronteiras externas, assegurando a circulação de pessoas de forma segura e controlada.
Objetivo do tratado
Um dos principais objetivos do Espaço Schengen é promover a livre circulação de indivíduos e bens dentro da Europa, sem comprometer a segurança e a proteção das fronteiras externas.
Além disso, ele fortalece a cooperação entre as autoridades policiais e de segurança dos países membros, permitindo uma ação conjunta mais eficaz.
Quais países fazem parte do Espaço Schengen?
A Itália é parte do Tratado de Schengen, o que significa que qualquer cidadão italiano, incluindo os ítalos-brasileiros, tem o direito de aproveitar os benefícios da livre circulação dentro do Espaço Schengen. Isso permite viajar, trabalhar, estudar e residir em outros países membros sem a necessidade de visto.
Além da Itália, outros países que integram o tratado são:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Suécia
- Suíça
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
Posso entrar no espaço Schengen sem a cidadania?
Existem duas situações distintas. Confira abaixo as condições de cada uma:
Brasileiro sem cidadania italiana:
Se você não tem cidadania, terá que seguir as regras para turistas no Espaço Schengen, que são:
- Passaporte válido: o passaporte deve ter pelo menos 3 meses de validade após a data da sua viagem de retorno. Por exemplo, se você for ficar 10 dias na Itália, o passaporte deve ser válido por 3 meses e 10 dias. Se for ficar os 90 dias máximos permitidos, a validade mínima deve ser de 6 meses.
- Seguro viagem: o seguro é uma exigência para a entrada no espaço europeu. Outrossim, ele pode ser importante em casos de emergência médica. Se não apresentar a apólice, pode ser barrado na imigração.
- Comprovante de hospedagem ou carta-convite: você precisará apresentar um comprovante de hospedagem, como a reserva de um hotel ou uma carta-convite de alguém que o receba em sua casa. Se for um amigo ou parente que mora legalmente na Europa, ele deve redigir a carta e enviar uma cópia de seu documento de identidade e endereço.
- Comprovação de condições financeiras: a imigração também verifica se você tem meios financeiros suficientes para cobrir sua estadia. É exigido um mínimo de 65€ por dia de viagem, por pessoa.
- Passagem de retorno: é obrigatório ter uma passagem de retorno comprada para garantir que você não ultrapasse o limite de 90 dias de permanência. No check-in a companhia aérea verificará se você tem a passagem de volta. Sem ela, você pode ser impedido de embarcar.
Brasileiros com a dupla cidadania
Para este caso, basta ter o passaporte italiano em mãos, sua mala pronta, passagem de ida e o desejo de explorar tudo o que a Europa tem a oferecer.
Cidadãos italianos não precisam se preocupar com nenhum dos documentos exigidos para turistas, como passagens de volta, seguro viagem, comprovação de hospedagem ou condições financeiras. Ser cidadão italiano é ser cidadão europeu, o que garante a livre circulação dentro do Espaço Schengen, sem limitações.
No processo de imigração, basta escanear o passaporte em um terminal automático. É uma passagem rápida e direta, se, perguntas e burocracia adicional, semelhante ao simples ato de passar o bilhete único na catraca do metrô.
Vantagens da cidadania italiana
Confira abaixo alguns benefícios que a dupla cidadania proporciona:
Mais facilidade ao viajar
Ela abre as portas para um mundo de viagens sem complicações. Imagine explorar os becos pitorescos de Florença ou passear pelas ruas históricas de Veneza sem se preocupar com vistos ou restrições de tempo.
Com um passaporte italiano ao seu alcance, você desfrutará de uma experiência de viagem sem entraves, permitindo que você se concentre totalmente em absorver a cultura, a história e as delícias gastronômicas da Itália e de toda a Europa.
Sabia que é possível entrar nos EUA legalmente sem visto?
Estudar em países europeus sem visto
Para aqueles que aspiram a ampliar seus horizontes acadêmicos, a dupla cidadania italiana oferece uma vantagem significativa. Com a possibilidade de estudar em países europeus sem a necessidade de visto, os estudantes têm acesso direto a algumas das melhores instituições de ensino do mundo.
Seja você interessado em história da arte em Florença, engenharia em Berlim ou literatura em Paris, a cidadania italiana elimina barreiras burocráticas, permitindo que você siga seus sonhos acadêmicos com facilidade.
Morar e trabalhar em qualquer país da União Europeia
A liberdade de morar e trabalhar em qualquer país da União Europeia é talvez uma das vantagens mais emocionantes da dupla cidadania italiana.
Com um passaporte italiano em mãos, você se torna um cidadão europeu, com acesso irrestrito ao mercado de trabalho de 27 países membros.
Diversidade cultural
Com cada cidadania vem uma conexão única com uma cultura, história e idioma diferentes.
Obter mais de uma cidadania possibilita que você mergulhe em uma variedade de experiências culturais, expandindo sua compreensão do mundo e enriquecendo sua vida de maneiras inimagináveis.
Herança familiar
Para muitos, ter múltiplas cidadanias é uma maneira de honrar suas raízes familiares e preservar sua herança. É um meio de manter viva a história e os valores transmitidos de geração em geração.
As vantagens discutidas mostram claramente porque tantas pessoas buscam essa conexão com suas raízes italianas – seja pelo desejo pessoal de reconexão cultural ou pelas portas que se abrem ao ter acesso à dupla cidadania.
Vale destacar que, embora o processo de cidadania italiana possa ser complexo, com as informações certas e orientação adequada, transformar esse sonho em realidade é totalmente possível.
Se você está considerando dar esse passo importante para si ou para sua família, agora é o momento ideal para agir.
Fale conosco através do site da io.gringo e tenha todo o apoio necessário para conquistar a tão desejada cidadania italiana. Lembre-se, na io.gringo, o sonho é seu e todo o trabalho é nosso!
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.