Não. A cidadania italiana não é concedida com base no nome da família, mas sim em uma série de critérios legais que envolvem a comprovação da ascendência italiana. Portanto, se o seu sobrenome for italiano, isso pode ser um indicativo de uma possível origem italiana, mas um sobrenome italiano não significa que você seja automaticamente elegível para a cidadania.
Tendo isso em vista, este conteúdo tem como objetivo explicar como funciona esse processo, além de mostrar o que você precisa fazer para verificar se realmente tem direito à cidadania, independentemente de ter ou não um sobrenome italiano. Vamos lá?
É possível obter a cidadania italiana apenas com o sobrenome italiano?
Como citamos anteriormente, não, e com as novas regras estabelecidas pelo Decreto-Lei nº 36/2025 legislação reforçou a necessidade de comprovação documental da descendência direta, limitando ainda mais o direito a filhos e netos de italianos.
Embora um sobrenome italiano possa indicar uma possível origem, ele não constitui prova válida de cidadania. O processo continua baseado no princípio do jus sanguinis (direito de sangue), mas agora também exige comprovação de vínculo direto com um pai ou avô italiano, por meio de certidões e registros civis adequados.
Portanto, para obter a cidadania italiana, você precisa:
- Verificar sua elegibilidade: Atualmente, o reconhecimento por descendência está restrito a filhos e netos de italianos;
- Construir sua árvore genealógica: Caso sua reivindicação seja por descendência, realizar uma pesquisa genealógica é uma ótima opção para rastrear sua linhagem italiana. Na io., ajudamos você a encontrar e validar os registros de nascimento, casamento e óbito do seu antepassado e da sua linha de descendência;
- Organize os documentos: Reúna documentos, incluindo certidões de nascimento, casamento, e, em alguns casos, de óbito. Esses documentos podem ser solicitados em diferentes órgãos governamentais;
- Tradução e apostilamento: Todos os documentos devem ser traduzidos para o italiano e apostilados, garantindo sua validade no processo de cidadania;
- Apresentação e análise do pedido: Os consulados italianos no Brasil suspenderam temporariamente novos agendamentos para processos de reconhecimento de cidadania por descendência, conforme as mudanças trazidas pelo Decreto. Diante dessa suspensão, muitos interessados têm optado pela via judicial na Itália, que continua sendo uma forma legítima de buscar o reconhecimento da cidadania.
Por que alguns descendentes de italianos não possuem sobrenome italiano?
A perda do sobrenome italiano pode acontecer por várias razões. Entre elas, destacam-se:
Influências culturais
Ao longo das gerações, é natural que as famílias adotem sobrenomes de diferentes origens, seja por casamento, migrações ou pela busca de uma maior integração à cultura local.
Modificações de sobrenome
Em algumas situações, os sobrenomes podem ser alterados devido a fatores práticos ou sociais, como exigências de autoridades, ajustes linguísticos ou para evitar estigmatização e discriminação.
Perda de registros e conexões familiares
Durante períodos de migração ou instabilidade política, é normal que documentos e registros de famílias se percam ou sejam registrados de maneira equivocada, o que tende gerar uma desconexão entre a herança italiana e o sobrenome atual.
Casamentos
Quando um dos pais não possui ascendência italiana, e essa cultura tem um papel mais proeminente na formação da identidade familiar, é possível que o sobrenome não reflita a origem italiana da família.
Adoção e alteração de sobrenomes
Em casos de adoção, a criança muitas vezes assume o sobrenome da família adotiva, independentemente de sua origem ética ou familiar, o que pode resultar em uma mudança no sobrenome ao longo das gerações.
Por que muitos brasileiros têm sobrenome italiano?
A presença de sobrenomes italianos está diretamente relacionada à grande imigração italiana para o Brasil, um marco muito importante na história dos dois países.
Durante os séculos XIX e XX, o Brasil recebeu mais de 3,5 milhões de estrangeiros, incluindo cidadãos italianos, que migraram para cá em busca de melhores condições de vida, oportunidades de trabalho e para escapar dos conflitos que assolavam a Europa.
Esse movimento transformou o nosso país em uma das maiores colônias de descendentes italianos fora da Itália, com aproximadamente 25 milhões de ítalo-brasileiros atualmente na nação brasileira. Com isso, muitos desses imigrantes transmitiram seus sobrenomes às gerações seguintes, explicando a grande quantidade de brasileiros com sobrenomes italianos.
Como saber se tenho um antepassado italiano?
Normalmente, quando começamos a construir nossa árvore genealógica, não sabemos muito sobre nossos antepassados, e é justamente por aí que nossa jornada começa! Conversar com parentes mais próximos é um ponto importante para encontrar o seu “Dante Causa”, termo que se refere ao ancestral italiano que pode possibilitar o reconhecimento da sua cidadania.
Durante a coleta de dados, é preciso comprovar sua descendência por meio de documentos em formato inteiro teor, que registrem o laço sanguíneo dos membros familiares. Confira abaixo:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito.
Esses documentos permitirão que um especialista em lei italiana analise os dados e informe se você realmente possui o direito ao reconhecimento da cidadania italiana.
Cidadania italiana é na io.gringo
Se você está se perguntando como conseguir a cidadania italiana pelo sobrenome, a io.gringo está aqui para ajudar. Nossa equipe cuida de cada etapa do processo, desde a pesquisa genealógica até a preparação e submissão dos documentos necessários. Deixe a burocracia conosco e concentre-se apenas nos benefícios que sua nova cidadania trará.