Obter a dupla cidadania tem se tornado um grande desafio para os cidadãos do Paraná e de Santa Catarina. Isso acontece porque o consulado italiano de Curitiba, responsável pelo atendimento desses estados, enfrenta longas filas e uma vasta demanda, o que dificulta o processo de agendamento para muitos requerentes.
Essa situação faz com que muitas pessoas cogitem outras alternativas, como a via judicial, que regularmente resulta em processos mais rápidos em comparação com o método tradicional consular.
Veja sobre:
E se você é uma dessas pessoas, acompanhe neste conteúdo o motivo pelo qual há tantos empecilhos para usufruir os serviços consulares, além de dicas para evitar atrasos e burocracias durante o processo.
Quais os serviços de um consulado italiano?
Assim como o consulado de Curitiba, as demais representações diplomáticas oferecem uma variedade de serviços tanto para cidadãos italianos quanto para estrangeiros. Entre eles, estão:
- Emissão de passaporte;
- Atualização do AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero);
- Processos de cidadania italiana, incluindo casamento e filhos menores;
- Emissão de vistos;
- Emissão de certidões e procurações;
- Assistência em questões relacionas à permanência no exterior e à comunicação com o país de origem.
Lembrando que esses serviços podem variar de acordo com o consulado e a jurisdição, por isso é válido verificar diretamente com a representação italiana da sua região para obter mais informações.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
Entenda como funciona o processo no consulado italiano de Curitiba
A crescente demanda pelos serviços relacionados à cidadania italiana tem contribuído para a lentidão dos trâmites consulares.
No Consulado de Curitiba, por exemplo, a situação é ainda mais complicada; há apenas um funcionário para mais de 8 mil inscritos no registro consular, a maior proporção entre as representações italianas no Brasil, que são: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Além disso, o prazo legal de dois anos para a conclusão do processo, em muitos casos, não é cumprido pela dificuldade de agendamento nos consulados. No entanto, este cenário nem sempre foi assim. Anos atrás, era possível aguardar na famosa fila consular por até 10 anos; hoje, essa opção foi extinta, tornando o procedimento ainda mais difícil.
O sistema prenot@mi
Com isso em mente, o sistema online prenot@mi foi criado para facilitar o agendamento nos consulados italianos. Porém, ele tem apresentado prazos muitos longos, com uma espera média superior a 17 meses, dependendo da quantidade de vagas disponibilizadas mensalmente pelos consulados.
Veja a seguir algumas informações fornecidas pelo Consulado Italiano em Curitiba que mostram a lentidão dos processos em atividades do primeiro trimestre de 2024:
- Passaportes emitidos: 3.219
- Práticas de AIRE (Registo de Cidadãos Italianos no Exterior): 6.688
- Processos de estado civil: 1.591
- Cidadãos trentinos liberados: 274
- Reconhecimento de cidadania jure sanguinis: 1.323
A cidadania italiana pela Via judicial é uma opção
Para aqueles que enfrentam dificuldades com o sistema online, a via judicial apresenta-se como uma opção viável para obter a cidadania italiana. Nesse processo, os advogados atuam na Itália com uma procuração, representando o requerente e apresentando os documentos necessários nos tribunais italianos.
A via judicial é concluída em cerca de dois anos, enquanto o processo consular pode levar até dez anos, especialmente em Curitiba, onde a falta de agendamento deixam muitos individuos sem alternativas.
E apesar do processo ser conduzido no país europeu, não é preciso deslocar-se até lá, pois toda a representação é feita por um advogado autorizado, que garante que todos os requisitos legais sejam atendidos e que a documentação esteja correta.
Diante disso, podemos chegar à conclusão de que o processo judicial não apenas oferece uma solução para os empecilhos apresentados, mas também ressalta a necessidade urgente de possibilidades mais eficientes.
Saiba mais sobre a via judicial em nosso conteúdo exclusivo.
Dados de contato
Consulado Italiano de Curitiba (PR)
- Endereço: Av. Vicente Machado, 2100 – Curitiba – PR, CEP: 80420-011
- Telefone: (41) 3883-1750
- E-mail: con.curitiba@cert.esteri.it
- Jurisdição: Paraná e Santa Catarina
- Horário de atendimento: segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras das 08h30 à 12h45.
Dicas para contornar essa situação
Apesar de soar complicado, existem várias estratégias e dicas que podem ajudar a facilitar o processo no consulado italiano de Curitiba. Veja cincos delas a seguir:
- Monitore regularmente a ferramenta de agendamento: verifique regularmente o site do consulado ou o sistema prenot@mi para conferir a disponibilidade de novas vagas. Dica extra: configure as notificações para ser informado assim que novas oportunidades surgirem.
- Reúna a documentação com antecedência: junte todos os documentos necessários com antecedência, incluindo certidão de nascimento, casamento e óbito, garantido que você esteja preparado para o agendamento assim que surgir uma vaga. Conselho extra: entre em contato com o consulado e verifique os documentos precisos.
- Procure assistência profissional: considere assessoria de empresas especializadas, como a io.gringo, que podem oferecer orientação e agilidade no processo por meio de outras vias, como o processo judicial.
- Escolha a via judicial: leve em conta a via judicial caso o sistema de agendamento se mostrar inacessível. Ela pode oferecer uma solução mais segura e grandes taxas de sucesso em casos de cidadania.
Conheça a io.gringo!
A io.gringo faz toda a diferença no processo de cidadania italiana via judicial. Nós cuidamos de tudo para você, desde a coleta e análise de documentos até a representação legal na Itália.
Apresentamos uma variedade de serviços complementares, essenciais para o processo da dupla nacionalidade, garantindo todos os aspectos legais. Confira algumas de nossas funções:
- Pesquisa genealógica;
- Pesquisa de documentação;
- Retificação administrativa e judicial;
- Tradução juramentada;
- Apostilamento de documentos;
- Entrada e acompanhamento do processo;
- Atualização do AIRE;
Por Isabella Bilard
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.