Confira as leis que definem até que grau de parentesco tem direito a cidadania italiana

Cidadania italiana e brasileira: Foto da catedral de Milão
Ter uma nacionalidade já é bom, mas ter duas é melhor ainda, principalmente se você é brasileiro e sonha em obter a cidadania italiana. A combinação das identidades brasileira e italiana é um match perfeito que enriquece a experiência cultural e abre portas em diversos aspectos da vida. Ao ser cidadão italiano, você ganha acesso a benefícios como o direito de viver, trabalhar e estudar em qualquer país da UE. Ao mesmo tempo, a cidadania brasileira oferece uma rica cultura brasileira e uma sociedade diversificada.
Como descobrir cidadania italiana: Foto da comuna italiana de Bellano
Se você já imaginou viver na Itália ou aproveitar os benefícios que ela oferece, você está no lugar certo. Neste guia, vamos mostrar se você tem direito à cidadania europeia em apenas cinco passos. Desde a linhagem familiar até os possíveis impedimentos para esse processo. Gostou? Então entenda como descobrir a cidadania italiana e dê o primeiro passo rumo a uma nova etapa da sua vida! Vamos lá?
Benefícios da cidadania italiana: foto do monumento a Vítor Emanuel II da Itália
Chegou o dia de falarmos somente dos melhores benefícios da cidadania italiana! E enfatizamos que não são apenas um que ela oferece, mas inúmeras vantagens para quem a adquire. Quer um spoiler? Além do direito de morar e trabalhar em qualquer país da UE, a cidadania abre portas para uma experiência diversificada, que vai muito além da mera questão territorial. Neste texto, vamos explorar esses benefícios e muitos outros! Prepare-se para descobrir como essa identidade pode enriquecer sua trajetória pessoal e profissional!
Homem calculando suas finanças depois de adquirir cidadania italiana
Se você já sonhou em viver e trabalhar na Europa, essa pode ser a resposta que procura. A razão? A cidadania italiana é uma ferramenta que pode transformar sua vida de maneira extraordinária, tanto nas finanças quanto na carreira profissional. Visto isso, neste texto, vamos aprofundar como a cidadania pode ser um aliado indispensável em sua vida financeira e pessoal, apresentando as vantagens que vão além da nacionalidade. Preparados? Vamos lá!
Mudanças na cidadania italiana: Foto da entrada de um prédio na Villa del Balbianello
Outubro chegou, trazendo possíveis mudanças criteriosas tanto para o processo ius sanguinis (cidadania italiana por descendência) quanto para a introdução do ius scholae (cidadania por meio do ciclo educacional). Isso ocorre porque o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, apresentou no último sábado (5), em Milão, um projeto de lei para alterar as regras de concessão de cidadania italiana.
Cidadania Europeia: Foto do coliseu em Roma
Obter a cidadania italiana é um ótimo investimentos pois, além das vantagens de poder morar, estudar e trabalhar em países da União Europeia, ela oferece um elo com um patrimônio gastronômico e linguístico que atravessa gerações. Diante disso, já pensou como seria explorar uma nova perspectiva sobre o mundo e abrir portas para um futuro repleto de novas oportunidades? A obtenção da cidadania europeia, sem dúvidas, é a melhor opção!
Descubra as leis que determinam até que grau de parentesco é possível obter a cidadania italiana.
Sumário

Entre milhões de descendentes italianos no Brasil, não é possível que você não seja um deles. Pois, ao contrário do que muitos pensam, não existe limite de geração para adquirir o reconhecimento da cidadania italiana. Portanto, independentemente do grau de parentesco, podendo ser tataravô, bisavô italiano(a) em diante, esse direito se aplica à você.

Contudo, a legislação italiana estabelece alguns requisitos para adquiri-lo. Por exemplo: ter descendência europeia, casar com cidadão italiano ou até mesmo morar na Itália. 

E, por esse motivo, iremos te mostrar as leis que definem todas as situações citadas anteriormente, afim de apresentar à você, leitor, os mínimos detalhes sobre a cidadania europeia. Vamos lá? 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Quem pode obter a cidadania italiana?

Inicialmente, nada mais justo que mostrar quem tem direito à cidadania italiana, não é mesmo? Pois bem, todo indivíduo descendente de italianos pode adquirir a cidadania, de acordo com a Lei Italiana de Descendência

Mas agora você deve estar se perguntando, como faço isso? Que lei é essa que garante o reconhecimento? Não se preocupe! Vamos lhe mostrar ao decorrer deste conteúdo. 

Agora, chegou o momento de entendermos as diferentes formas de adquirir a cidadania italiana, incluindo descendência, casamento com um cidadão italiano ou naturalização. Veja a seguir a diferença de cada uma delas: 

  1. Descendência: pessoas que possuem ascendência italiana são elegíveis para a cidadania italiana, mesmo que tenham nascido em outro país. 
  1. Matrimônio com cidadão italiano: cônjuges de cidadãos italianos podem solicitar a dupla nacionalidade após um período de casamento e cumprimento de certos requisitos, como a proficiência nível B1 do idioma italiano.
  1. Naturalização: estrangeiros que moram na Itália por um período específico podem pedir a naturalização italiana, desde que cumpram certos critérios, como ter conhecimento da língua italiana e residir no país a mais de 5 anos. 
  1. Adoção: crianças adotadas por cidadãos italianos conseguem obter a cidadania italiana por meio do processo de adoção. 

Importante: cada caso pode ter requisitos específicos e procedimentos diferentes. 

Princípio do Jus Sanguinis

Já ouviu falar desse termo? Caso não tenha, saiba que o “jus sanguinis” mais conhecido como “direito de sangue”, é um príncipio que indica que a nacionalidade de uma pessoa é definida pela nacionalidade dos seus pais ou ascendentes. 

Ademais, em algumas regiões, basta ter um dos familiares com determinada nacionalidade para que a criança também seja considerada cidadã deste país. Na Itália, por exemplo, este príncipio é adotado como um dos critérios para obter a cidadania italiana. 

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Lei nº 91 de 1992 

Além do princípio jus sanguinis, a lei italiana nº 91 de 05 de fevereiro de 1992, estabelece que os descendentes de italianos têm o direito de adquirir a dupla cidadania por descendência, sem limite de gerações. 

Neste cenário, a Itália se destaca como o único país que oferece essa possibilidade, diferentemente de muitos outros que restringem a aquisição da cidadania a um número limitado de gerações. 

Existe limite de geração para reconhecer a cidadania italiana?

Como observamos até aqui, não existe limite de gerações para a nacionalidade italiana. Portanto, se você for de filho a tataraneto de italiano, ou de gerações posteriores, pode buscar o reconhecimento da sua cidadania tranquilamente.

Portanto, se te perguntarem “até que grau de parentesco consegue a cidadania italiana?” sua resposta será simples e clara: “qualquer grau. Basta ter um ascendente italiano”.

Outro detalhe importante para se atentar, é que se o ascendente que transmite a cidadania se naturalizou brasileiro ao imigrar para o Brasil, essa cidadania não pode ser transmitida adiante. Isso ocorre porque, naquele momento, o italiano se tornou brasileiro.

Mas não se apavore! Se essa situação se aplica a você, saiba que é possível reverter essa condição. Porém, se o filho do italiano nasceu após a naturalização brasileira, não há outra alternativa.

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Qual a importância de contar com uma assessoria de cidadania? 

Embora não haja limite de gerações e o processo pareça simples, a busca por documentos e o trâmite burocrático para obter a cidadania italiana tornam o processo extremamente cansativo. 

Por outro lado, com a ajuda de uma empresa especializada em cidadania, como a io.gringo, o que era complicado, torna-se mais simples do que você imagina! 

Nossa equipe se encarrega de todo o processo, desde pesquisa genealógica até emissão do passaporte, permitindo que você planeje seu futuro, enquanto nós cuidamos da burocracia. 

Entre em contato conosco agora mesmo e descubra os inúmeros beneficios que a io.gringo oferece à você e toda sua família rumo a conquista da dupla cidadania!

Por Isabella Bilard

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.