Respondendo de maneira direta: a Constituição Federal permite que brasileiros tenham dupla ou múltiplas nacionalidades, tanto pelo reconhecimento de nacionalidade originária por lei de outro país quanto pela naturalização. Diante disso, neste conteúdo, vamos explorar o conceito de múltipla cidadania e as vantagens que essa possibilidade pode proporcionar.
Foto da bandeira da Itália pendurada em frente a um estabelecimento em Roma
Verde, branco e vermelho, essas são as três cores que compõem a famosa bandeira da Itália. São elas que transmitem sua identidade cultural para o restante do mundo. Mas você já se perguntou qual é a sua história? Neste post, iremos te contar como a bandeira italiana surgiu, juntamente com o significado de cada cor e sua importância para o país europeu. Acompanhe!
Foto de massa de macarrão e temperos utilizados no preparo de comida italiana
Você já parou para pensar de onde vem aquele tiramisù dos sonhos ou o risotto que derrete na boca? A culinária italiana é uma verdadeira festa de sabores, repleta de tradições regionais que nos fazem querer viajar por cada cantinho da Itália! Cada região tem seus ingredientes locais, desde os tomates da Sicília até o parmigiano reggiano (queijo parmesão) da Emília-Romanha, tudo isso trazendo um toque especial aos pratos. E o melhor? No país, um bom prato é feito com poucos ingredientes, mas escolhidos com carinho.
Foto de uma pessoa tradicionalmente fantasiada durante o carnaval em Veneza
Se você é uma pessoa que gosta de festas culturais, vale a pena conhecer o tradicional carnaval de Veneza. O motivo? Além das máscaras e fantasias, o carnaval em Veneza é uma celebração que iniciou no século XI, permitindo que pessoas de diferentes classes sociais se misturassem livremente. Além disso, as máscaras se tornaram símbolos de mistério e anonimato, possibilitando que as pessoas vivessem momentos de alegria e liberdade sem medo de julgamento. Quer saber mais sobre um dos festivais mais conhecidos do mundo? Continue a leitura!
Notas de euro sobre uma mesa, representando o aumento de taxas na cidadania italiana
Ciao, querido leitor! Começamos o dia com uma notícia quentinha saindo do forno! O governo italiano apresentou nesta quarta-feira (23) uma nova proposta de lei que estabelece uma taxa de 600 euros (por requerente!) para o reconhecimento da cidadania italiana por meio da via judicial. Mas calma, não se apavore! O protejo, assinado pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, ainda não foi aprovado e essa taxa se aplicaria apenas aos processos judiciais. 
Mulheres italianas: Foto da estátua de bronze de Anita Garibaldi no Janículo, em Roma.
A história das mulheres italianas, assim como a de todas as nacionalidades, é repleta de força e inspiração. Desde os primórdios da civilização italiana até os dias de hoje, elas sempre estiveram na linha de frente, conquistando espaço e desafiando limitações. Diante disso, neste texto vamos dar uma olhada nessa trajetória inspiradora, repleta de desafios e vitórias, e celebrar as conquistas que continuam a impactar a sociedade italiana. Acompanhe!
Descubra as vantagens da cidadania europeia: viva, trabalhe e estude em 27 países da UE, com acesso a saúde de qualidade e a realização dos seus sonhos europeus.
Sumário

Ter a cidadania europeia não se limita apenas em possuir um passaporte vermelhinho. Significa usufruir de uma gama de oportunidades: a liberdade de viver, trabalhar e estudar em qualquer um dos 27 países da União Europeia. Além disso, proporciona o acesso a um ótimo sistema de saúde e a liberdade de conhecer aquele país europeu que você sempre sonhou! 

Contudo, cada região tem seus requisitos e processos para conceder a cidadania, tornando de extrema importância compreender as especificações de cada país ao buscar esse status privilegiado. Por esse motivo, nós, da io.gringo, iremos te mostrar tudo sobre a cidadania europeia.  

Acompanhe! 

O que é cidadania europeia? 

Resumidamente, ela é um documento que assegura os direitos e deveres de um cidadão europeu ao indivíduo que adquiriu a nacionalidade. Ademais, este status não substitui a cidadania nacional, apenas acrescenta, oferecendo benefícios que se estendem pela nação europeia.

Uma situação muito clara de cidadania europeia é a italiana. Os cidadãos italianos desfrutam dos direitos garantidos pela Constituição italiana, tendo também, a possibilidade de construir um belo futuro em qualquer outro país membro da UE. 

Além da Itália, outros países também concedem a nacionalidade aos seus respectivos cidadãos. Um cidadão alemão, por exemplo, pode morar na França sem a necessidade de emitir um visto ou solicitar uma permissão especial de residência. Assim, instala-se um senso de cooperação dentro da União Europeia. 

Como descubro se tenho direito a cidadania europeia?

Você terá direito a cidadania europeia perante as seguintes circunstâncias: nascidos na União Europeia, cônjuges de cidadãos europeus e descentes de europeus. No entanto, além desses, o processo pode envolver outros critérios, dependendo do país específico dentro na UE. 

No caso da descendência europeia, você pode descobrir a nacionalidade dos seus antepassados através desses passos: 

  • Iniciar uma pesquisa genealógica, buscando por documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito que confirmem a descendência europeia dos seus antepassados.
  • Construir a árvore genealógica da sua família por meio de conversas com parentes, amigos e outras fontes próximas, para reunir os documentos necessários.
  • Utilizar plataformas especializadas, como o FamilySearch, para procurar dados sobre imigrantes que chegaram ao Brasil, facilitando a pesquisa genealógica.

Como tirar a cidadania europeia? 

Após encontrar seu antepassado italiano seguindo os passos citados acima, reúna os documentos que comprovem sua conexão com o cidadão, sendo: certidões de nascimento, casamento, batismo, óbito e outros documentos que demonstrem a linhagem familiar. 

Contudo, é preciso consultar as autoridades consulares ou embaixadas do país em questão para obter informações atualizadas sobre os requisitos da cidadania e os passos de solicitação. Lembrando que, cada região da UE tem suas próprias regras e procedimentos, então, faz-se necessário estar bem informado sobre o procedimento. 

Se quiser saber como tirar a cidadania italiana, temos um artigo especial para você.

Quais as vantagens do passaporte europeu?

Veja algumas das inúmeras vantagens que o passaporte europeu proporciona: 

  • Circulação na União Europeia: com o passaporte, você pode viver, trabalhar, estudar e viajar livremente em qualquer um dos países membros da União Europeia.
  • Facilidade de estudo: você consegue estudar em universidades de qualquer país da UE com as mesmas condições e taxas de matrícula aplicáveis aos cidadãos locais.
  • Facilidade de residência: como cidadão italiano, você pode morar em qualquer país da UE sem a necessidade de visto de residência.
  • Direitos de proteção consular: o italiano pode contar com a assistência das embaixadas e consulados italianos em situações de necessidade

Em quais países posso utilizar minha cidadania? 

Fique tranquilo! Você pode usar sua cidadania europeia em todos os países que compõe a União Europeia, sendo eles:  

  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Bulgária;
  • Chipre;
  • Croácia;
  • Dinamarca;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Hungria;
  • Irlanda;
  • Itália;
  • Letônia;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Países Baixos (Holanda);
  • Polônia;
  • Portugal;
  • República Tcheca;
  • Romênia;
  • Suécia. 

Qual é a cidadania europeia mais solicitada pelos brasileiros?

A cidadania europeia mais requisitada pelos brasileiros é a italiana. E isso se deve pelo fato de que muitos brasileiros possuem ascendência italiana decorrente à imigração italiana para o Brasil durante os séculos XIX e XX. 

Além do mais, o país italiano carrega muitas leis que permitem a transmissão da nacionalidade por várias gerações, garantindo o pleno direito à cidadania para descendentes de italianos. 

Por que tirar a cidadania italiana?

Não é atoa que a cidadania italiana é uma das nacionalidades mais buscadas pela população brasileira. Ela abrange vários benefícios para o cidadão que adquire e aqui estão algumas delas: 

  1. Facilitação de viagens: ter um passaporte italiano permite viajar livremente pela União Europeia e outros países que possuem acordos de livre circulação com a Itália, sem a necessidade de visto.
  1. Oportunidades profissionais: cidadãos italianos têm acesso facilitado a oportunidades de trabalho e estudo dentro da UE, podendo aproveitar programas profissionais que não estão disponíveis para estrangeiros.
  1. Herança italiana: muitas pessoas buscam a cidadania como forma de honrar suas raízes familiares e culturais, especialmente se têm ascendência italiana.
  1. Segurança e Estabilidade: obter uma segunda cidadania oferece uma rede de segurança em termos de direitos e estabilidade política, caso o país de origem apresente instabilidade.

Como podemos observar, tirar a cidadania italiana pode abrir várias portas significativas para o futuro pessoal e profissional de cada um.

Cidadania europeia é com a io.gringo! 

Se você sonha em conquistar sua tão sonhada cidadania italiana ou portuguesa, não exite em falar conosco! Somos uma empresa especializada em cidadania europeia, garantindo um atendimento único, transparente e totalmente humanizado! 

A io.gringo está aqui para te ajudar em todo o processo, desde a obtenção da dupla cidadania italiana até a emissão do seu passaporte vermelhinho.

Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas a respeito desse assunto!

Comece sua jornada para a Cidadania Italiana​

Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.