Corte Constitucional o futuro da cidadania italiana por descendência: Foto de uma igreja em frente os picos das Dolomitas
Ciao, querido leitor! Já marca aí na agenda: no dia 24 de junho, a Corte Constitucional da Itália vai analisar se a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue (iure sanguinis), sem limite de gerações e sem exigência de vínculos territoriais, culturais ou linguísticos com a Itália, está, de fato, de acordo com a Constituição do país.
Cidadania italiana via inconstitucional: Foto do Piazza Venezia vista a partir do Vittoriano.
Depois de todas as mudanças que o Decreto-Lei nº 36/2025 trouxe para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, você provavelmente está se perguntando: “E agora? Como vou conseguir reconhecer a minha?”, acertei?
Decreto 36/2025: Foto de um hotel histórico na Itália
Está à procura de uma análise concreta sobre o decreto mais polêmico do ano? Então você está no lugar certo! Afinal, falar do decreto-lei nº 36/2025 sem examinar os pontos mais controversos do seu texto seria ignorar o que está por trás de toda a repercussão. Mas, antes de tudo, vale recapitular o que aconteceu.
A melhor empresa de cidadania italiana: Foto da equipe da io.gringo
Falou cidadania italiana? Falou io.gringo! Somos a empresa que nasceu no coração do Vale do Paraíba, em Taubaté (SP), e hoje já estamos com o pé no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo,  e, claro, na cidade eterna: Roma. 
Decreto-Lei nº 36/2025 é aprovado e novas regras para a cidadania italiana: Foto da bandeira italiana
Ontem, dia 20 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o Decreto-Lei nº 36/2025, com 137 votos a favor e 83 contrários, tornando definitiva a proposta apresentada em março pela coalizão liderada por Giorgia Meloni e aprovada na última quinta-feira (15) pelo Senado. 
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana
A Câmara dos Deputados da Itália iniciou nesta terça-feira, 20 de maio, a discussão sobre o decreto-lei que limita o direito à cidadania italiana. A proposta, já aprovada pelo Senado no último dia 15, estabelece que apenas filhos e netos de italianos possam solicitar o reconhecimento.
Foto de Helena sentada em uma poltrona retratando sua experiência com a cidadania italiana
Sumário

A io.gringo não poupa esforços para realizar o sonho de todas as famílias que desejam adquirir a cidadania italiana, e a família Tibucheski é uma delas. No centro dessa história está Helena, uma médica que encontrou na io.gringo a empresa ideal para concretizar o seu desejo, e toda a sua família. 

A trajetória desta família começou há 15 anos com Maria Cristina, mãe de Helena. Determinada a garantir a dupla cidadania para seus entes queridos, Maria Cristina enfrentou um longo e burocrático processo. 

“Eu comecei a procurar e pesquisar por minha conta e estávamos tentando o procedimento pela via administrativa no consulado daqui do Brasil”, lembra a mãe de Helena. “Eu procurava a documentação sozinha, indo atrás de tio, tia, avô, e fotos antigas guardadas; tudo que pudesse me dar pistas sobre a historia do meu trisavô, que veio da Itália pra cá”

Apesar de todo o esforço, Maria Cristina enfrentou um obstáculo quando não conseguiu localizar o documento de casamento do trisavô, que era fundamental para o consulado. Ela explicou que, ao chegar sua vez na fila do consulado, a falta deste documento tornou impossível a continuidade do processo.   

Diante dessa situação, um amigo da família Tibuchesk sugeriu iniciar o processo de cidadania por via judicial, mesmo sem a documentação completa em mãos. Com essa nova possibilidade, a família avançou na busca pela cidadania italiana.  

A inserção da io.gringo neste caso foi um ponto de virada. Helena compartilha sua experiência com a nossa empresa. “Como sou médica, tenho pouco tempo para me preocupar com documentação e as etapas do processo, então eu só segui as instruções que eles passavam. Eles mandavam ‘faça isso’, eu fazia e dava tudo certo. Além disso, sempre tiveram muito carinho com minha família. Sou muito grata a essa empresa”, afirma a médica.  

Para Henrique, irmão de Helena e também médico, a cidadania italiana oferece grandes oportunidades para sua carreira profissional. Ele acredita que a dupla cidadania será muito útil, pois pretende exercer a medicina em diferentes lugares, não apenas na Europa.  

E não podemos deixar de fora a tia de Henrique, Maria Paula, que teve um papel significativo nesta trajetória. Com uma experiência em relação às cidadania europeias, ela auxiliou a moldar a visão da família. “Meu marido tem cidadania portuguesa, então eu sei como é ter uma cidadania europeia e os benefícios que ela traz”, enfatiza Maria Paula.  

Ademais, a história do trisavô de Helena, nascido em 1843 e descrito como um talentoso pianista, tornou-se a chave principal para o procedimento. Graças a ele, a família Tibucheski conseguiu garantir o direito á cidadania italiana (lembrando que não há limite de geração para garantir a cidadania). 

Essa conexão com o passado abriu portas para muitas oportunidades educacionais e profissionais para todos os participantes do processo, ajudando a preservar e ampliar o legado europeu. 

A experiência de Helena e de seus parentes é um testemunho do impacto que uma assistência dedicada e uma abordagem personalizada podem ter na vida de seus clientes. Com a io.gringo, a família não apenas conquistou a cidadania italiana, mas também reescreveu seu futuro. 

Não deixe para amanhã o que você pode comecar hoje! Assim como eles, sua família pode adquirir a dupla cidadania. Basta entrar em contato conosco agora mesmo e conversar com um de nossos atendentes. 

Conheça a história da nossa empresa e seja autêntico, tal qual io. 

Por Isabella Bilard

Receba atualizações sobre a cidadania italiana

Desde 28 de março de 2025 não estamos recebendo novos clientes.

Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.

O orçamento é rápido, grátis e sem compromisso algum. Em até 24h retornaremos com mais detalhes.

Sua jornada para a Cidadania Italiana

Desde 28 de março 2025 não estamos recebendo novos clientes.Porém você pode receber atualizações da cidadania italiana direto no seu e-mail.