Você sonha em visitar a Itália, tem ascendência italiana e não perde uma oportunidade de aproveitar descontos em pacote de viagem? Então é hora de conhecer o projeto “Turismo de Raízes”! Essa iniciativa do governo italiano visa reconectar os ítalos-descendentes ao país de origem de suas famílias, permitindo explorar vilarejos e destinos pouco conhecidos.
Além disso, com essa campanha, você pode desfrutar de tarifas reduzidas em hospedagens, restaurantes e passagens aéreas, com descontos de até 10% pela companhia ITA Airways.
Nunca foi tão vantajoso ter ascendência italiana, não é mesmo? Continue lendo para descobrir mais!
Como participar?
Para participar, é muito simples: basta se cadastrar na plataforma Italea e fornecer algumas informações sobre seu antepassado italiano. Quanto mais dados o requerente tiver sobre seu ascendente, mais pontos poderá acumular no Italae Card, aumentando suas chances de adquirir descontos na Itália.
Ao se cadastrar no site, o indivíduo também deve indicar a data da viagem e o propósito da visita — seja turismo, cultura, gastronomia ou pesquisa genealógica. Após concluir a inscrição, o descendente poderá emitir seu Italea Card, que oferece acesso a uma variedade de benefícios, como:
- Descontos em hospedagens: aproveite tarifas especiais em hotéis parceiros do programa.
- Benefícios em vinícolas e restaurantes: desfrute de descontos exclusivos em vinícolas e estabelecimentos gastronômicos.
- Redução de até 10% em passagens aéreas: economize em suas viagens com até 10% de desconto nas passagens da ITA Airways.
É preciso ter cidadania italiana para participar?
Não é necessário ter a cidadania para participar do programa “Turismo de Raízes”, pois o foco está em ítalos-descendentes, ou seja, pessoas que têm ancestrais italianos, independentemente da geração.
Contudo, o descendente deve ter em mãos algumas informações sobre seu antepassado, como a região de origem, por exemplo. Portanto, se você possui raízes italianas, pode se inscrever e aproveitar os benefícios oferecidos.
O Italea Card ajuda a tirar a cidadania?
Infelizmente o programa não oferece suporte para descendentes que desejam iniciar o processo de reconhecimento da cidadania italiana. Seu foco é proporcionar uma viagem imersiva, permitindo que os visitantes redescubram suas raízes italianas e fortaleçam o comércio italiano.
Por outro lado, se você tem interesse em descobrir se possui ancestralidade italiana, veja as dicas abaixo.
Como saber se sou descendente de italiano?
Em decorrência a imigração italiana no Brasil entre o final do século XIX e o início do século XX, o país abriga uma das maiores colônias de italianos fora da Itália, com aproximadamente 30 milhões de ítalo-brasileiros. Diante desse cenário, é muito provável que você tenha ascendência italiana e nem saiba!
Agora, você deve estar se perguntando: como descobrir? Existem várias maneiras de identificar sua ancestralidade. Para ajudá-lo nessa busca, separamos quatro dicas infalíveis:
- Converse com familiares: entreviste os parentes mais velhos da família. Eles podem fornecer nomes, datas e histórias que podem ser essenciais para construir sua árvore genealógica.
- Reúna os documentos: procure por certidões de nascimento, casamento e óbito (caso haja) nos cartórios, igrejas e arquivos de imigração. Esses documentos contêm dados valiosos sobre a origem italiana dos seus antepassados.
- Utilize plataformas online: use sites de genealogia como FamilySearch, MyHeritage e Ancestry para encontrar registros e dados em comum.
- Emita as certidões: emita a sua certidão de nascimento no formato inteiro teor. Nela constam as informações detalhadas, como a dos seus pais e avós.
Percebeu como não é tão complicado descobrir se você tem descendência italiana? Seguindo essas dicas, temos certeza de que você conseguirá encontrar informações valiosas!
Sou descendente de italiano e agora?
Se você descobriu que é descendente de italianos, parabéns! Isso abre a possibilidade de aproveitar os benefícios do Italae Card e iniciar seu processo de reconhecimento da cidadania italiana.
Para dar entrada no seu procedimento é muito fácil, comece reunindo certidões de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados (pelos mais recentes até o seu dante causa). Em seguida, escolha a via em que você quer seguir o seu procedimento sendo: via consular, via judicial ou via residencial.
Após isso, verifique todas as certidões em busca de erros de grafia e corrija esses erros antes da tradução e do apostilamento conforme a Convenção de Haia. Organize os documentos necessários, protocolando a documentação completa e aguarde a análise e deferimento do processo.
Se quiser saber mais, você pode ler nosso artigo completo sobre como tirar a cidadania italiana.
Seguindo essas etapas, seu sonho de tornar-se um ítalo-brasileiro pode ser realidade! Caso contrário, se surgir pedras no caminho, não hesite em procurar uma ajuda especializada. A io.gringo está aqui para te ajudar! Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas a respeito da cidadania italiana.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.