A empresa internacional, Henley Passport Index, publicou seu ranking anual dos passaportes mais poderosos do mundo em 2024, proporcionando uma visão geral sobre os países com maior influência global.
De acordo com o levantamento, a Itália ocupa o 2º lugar entre os passaportes mais poderosos, empatada com a França, Alemanha, Japão e Espanha.
Com entrada facilitada em 192 destinos, a Itália só fica atrás de Singapura, cujo passaporte garante acesso a 195 países sem a necessidade de visto.
Por que o passaporte italiano está em 2º lugar?
Sua fama não é à toa, o passaporte italiano garante benefícios e privilégios ao seu portador, incluindo oportunidades de trabalho, estudo, lazer e uma melhor qualidade de vida.
Além disso, ele facilita a passagem pela imigração na Europa, isentando a necessidade de visto. Quer saber mais? Veja abaixo cinco motivos pelos quais torna o documento italiano muito benéfico:
- Acordos e Relações Diplomáticas: a Itália, como membro da União Europeia, tira proveito dos acordos de mobilidade dentro da região. Isso quer dizer que os cidadãos italianos podem viajar para todos os países da UE, sem restrição, além de diversos destinos ao redor do mundo.
- Segurança: entre os 10 países mais seguros do planeta, 5 pertencem à UE e permite entrada sem empecilhos com um passaporte italiano. Ademais, você e sua família podem viver nesses países, assegurando uma vida confortável e segura.
- Intercâmbios: o intercâmbio oferece uma ótima chance para os indivíduos que querem aprender o idioma e descobrir novas culturas. O estudante estará imerso na realidade do país anfitrião, conhecendo suas tradições e ampliando seu horizonte de valores e perspectivas.
- Qualidade de vida: a Europa abriga os países que se destacam nos principais rankings, como Índice de Desenvolvimento Humano, Segurança e PIB, entre outros indicadores que beneficiam uma melhor qualidade de vida para sua população.
- Sistema de saúde: se um cidadão vive fora do país e retorna temporariamente à Itália, ele tem direito à assistência médica gratuita fornecida pelo Serviço Nacional de Saúde (SSN). Em outras palavras, ao visitar a Itália, você está amparado pelo sistema público de saúde como cidadão italiano.
Em quantos países posso entrar com o passaporte italiano?
No geral, é possível entrar em mais de 190 países, sem a necessidade de visto. Esta grande aceitação destaca a robustez e força do passaporte italiano em termos de mobilidade internacional.
Para destinos específicos, como EUA ou Japão, você pode entrar sem visto para estadias de curto prazo, embora seja preciso obter uma autorização de viagem, como o ESTA, antes da partida. Contudo, outros países como o Canadá e a Austrália, exigem uma autorização simples, enquando a Suiça, por exemplo, permite a entrada sem visto para estadias de até 90 dias.
Porém, as exigências de entrada podem variar com o tempo e consistem de fatores como o propósito da viagem e a duração da estadia. Já para viagens mais longas ou destinos específicos, é necessário verificar as exigências recentes e quaisquer documentos adicionais antes de planejar sua viagem.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.
Passaportes mais poderosos do mundo
Veja com exclusividade a classificação dos 34 países que ocupam os 10 primeiros lugares no ranking e a quantidade de destinos que esses países proporcionam:
1. Singapura: 195
2. França: 192
2. Alemanha: 192
2. Itália: 192
2. Japão: 192
2. Espanha: 192
3. Áustria: 191
3. Finlândia: 191
3. Irlanda: 191
3. Luxemburgo: 191
3. Países Baixos: 191
3. Coreia do Sul: 191
3. Suécia: 191
4. Bélgica: 190
4. Dinamarca: 190
4. Nova Zelândia: 190
4. Noruega: 190
4. Suíça: 190
4. Reino Unido: 190
5. Austrália: 189
5. Portugal: 189
6. Grécia: 188
6. Polônia: 188
7. Canadá: 187
7. República Tcheca: 187
7. Hungria: 187
7. Malta: 187
8. Estados Unidos: 186
9. Estônia: 185
9. Lituânia: 185
9. Emirados Árabes Unidos: 185
10. Islândia: 184
10. Letônia: 184
10. Eslováquia: 184
10. Eslovênia: 184
Tem vontade de conhecer cada região da União Europeia? Veja a seguir como a io.gringo te ajuda em todas as etapas do seu passaporte italiano.
Tire seu passaporte italiano com a io!
Nossa empresa tem ajudado centenas de pessoas a alcançar o tão sonhado passaporte italiano e usufruir de todos os inúmeros benefícios que ele proporciona. Com uma equipe experiente e um processo simplificado, estamos aqui para guiar cada passo, transformando seu sonho em realidade.
Se você ainda não tem a cidadania italiana e procura ter o tão sonhado vermelhinho, veja abaixo como funciona nosso atendimento:
Avaliação inicial
Primeiramente, fazemos uma avaliação inicial detalhada. Nesta fase, nossa equipe de especialistas verifica sua elegibilidade para o documento italiano, revisando sua cidadania e status legal.
Lembre-se: para solicitar o passaporte, é preciso possuir a cidadania italiana e que suas informações no AIRE estejam devidamente atualizadas.
Preparação de documentos
Após o primeiro passo, avançamos para a fase de preparação de documentos. Neste estágio, ajudamos você na coleta de todos os documentos solicitados. Nossa equipe assegura que todos os dados estejam corretos, completos e, se necessário, traduzidos.
Submissão e processamento
Nos encarregamos de submeter os documentos às autoridades competentes. Isso envolve acompanhar e ajudar no preenchimento e envio dos formulários para a emissão do passaporte italiano.
Contudo, não esqueça de realizar o agendamento no consulado de sua jurisdição através do sistema Prenot@Mi.
Acompanhamento do começo ao fim
Uma vez que seus documentos sejam aprovados e seu passaporte pronto para ser emitido, a io.gringo auxilia na organização para que você possa receber o documento, seja por meio da retirada no local indicado ou através de envio seguro.
Nossa assistência continua até que você tenha o passaporte italiano em mãos e esteja plenamente satisfeito com todo o processo.
Aproveite a assistência especializada para garantir seu passaporte para um futuro sem fronteiras.