Ei, você! Está procurando o significado do termo “dante causa”? Se a sua respostar for sim, você está no lugar certo!
Dante causa é aquele antepassado italiano que te dá o direito de solicitar a cidadania italiana. Já o antenato é qualquer um dos seus antepassados, sem nenhuma restrição.
Continue a leitura e saiba mais sobre esses termos!
O que é Dante Causa?
Se você possui ascendência italiana, a primeira etapa para obter a cidadania é investigar sua árvore genealógica, e é neste momento que o “dante causa” entra em cena. Esse termo refere-se ao ancestral italiano que garante o seu reconhecimento, traduzindo-se como “aquele que dá o direito”.
Leia com atenção: o dante causa é de extrema importância para o reconhecimento da cidadania italiana, pois, sem ele, não há como dar início ao pedido. É válido notar que, mesmo sendo descendentes de italianos, pode-se não ter um dante causa, especialmente se houver o processo de naturalização em algum momento da linha familiar.
Como saber se tenho um dante causa?
Coletar informações é uma excelente forma de identificá-lo em sua linhagem. É aconselhável buscar esses dados junto a familiares e verificar documentos antigos. Quanto mais informações você reunir, melhor será, e o envolvimento de toda família pode ser muito útil nessa investigação.
Mas, afinal, o que deve ser reunido? As informações mais relevantes incluem o local de nascimento, nome e sobrenomes corretos, data de nascimento e detalhes sobre os pais.
Veja alguns de nossos guias:
- Quais são as características de uma pessoa com descendência italiana?
- Árvore genealógica para cidadania italiana: como montar a minha?
- Como saber se tenho direito à cidadania italiana?
- Como saber minha descendência pelo sobrenome? Confira 3 ferramentas.
O que é Antenato?
Antenato é qualquer ancestral em linha direta, como pai, mãe, avô e bisavô. Essa palavra, de origem italiana, significa “antepassado” e abrange todos os que vieram antes de você.
Como citamos anteriormente, nem todo antepassado italiano pode ser considerado um Dante Causa. Ademais, sempre haverá apenas um, enquanto os antepassados são sempre múltiplos.
Em síntese, podemos dizer que todos os seus antepassados, independentemente de terem nascido no Brasil ou no Paraguai, por exemplo, são seus “antenati”. No entanto, para o processo de cidadania italiana, apenas as pessoas que nasceram na Itália são considerados “dante causa”.
Existe limite de geração para tirar a cidadania italiana?
A quantidade de gerações que podem solicitar a cidadania italiana agora passou a ter um limite. Com a aprovação do Decreto-Lei nº 36/2025, o direito à cidadania por descendência é garantido apenas para filhos e netos de cidadãos italianos.
Ou seja, gerações mais distantes, como bisnetos e trinetos, não estão mais contempladas, independentemente da possibilidade de comprovação da linhagem. A nova legislação rompe com a tradição anterior, que permitia a transmissão da cidadania de forma indefinida, desde que cada elo genealógico fosse devidamente comprovado.
Essa mudança marca um dos pontos mais relevantes na legislação da cidadania italiana, restringindo o acesso apenas às gerações mais próximas, como forma de reforçar o vínculo efetivo com a Itália.
Além disso, os consulados italianos suspenderam os atendimentos para novos processos, o que significa que atualmente a única via possível para quem ainda tem direito é o processo judicial na Itália.
Por que obter a cidadania italiana? Confira as vantagens
Adquirir a cidadania italiana oferece uma série de vantagens, tais como:
Morar na União Europeia
Tendo a cidadania italiana, você terá o direito de morar, trabalhar e estudar em qualquer país membro da União Europeia, sem a necessidade de visto ou permissão de residência.
Ter oportunidades acadêmicas e profissionais na Europa
Outra vantagem é que você terá acesso a uma ampla gama de oportunidades acadêmicas, como bolsas de estudo e programas de intercâmbio, além de poder buscar emprego em qualquer país da União Europeia.
Adquirir isenção de visto consular para alguns países
Mais um benefício importante é que você estará isento da necessidade de visto para entrar nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão, facilitando suas viagens a esses destinos.
Sabia que é possível entrar nos EUA legalmente sem visto?
Possuir fácil acesso a países europeus
Por fim, como cidadão italiano, você terá acesso facilitado a todos os países membros da União Europeia, podendo viajar para esses destinos sem restrições e aproveitando a liberdade de movimento que a cidadania europeia proporciona.
Portanto, agora que você já sabe que não existe limitação quanto ao número de gerações para exercer o direito de se tornar um cidadão italiano, inicie seu pedido conosco e tenha todo o suporte necessário para ir em busca do seu sonho.
A possibilidade de reivindicar sua identidade italiana é mais do que um direito: é uma janela aberta para o mundo, prometendo laços mais profundos com suas raízes e acesso a novos horizontes.
Entre em contato com a io.gringo e dê o primeiro passo rumo à emissão da sua cidadania italiana!